Anúncio publicitário: o que é e como ajuda a impulsionar seu negócio?

Anúncio publicitário: tudo o que você precisa saber

Você, sem dúvidas, já deu de cara com um anúncio publicitário. Eles estão presentes em nossa vida e são facilmente encontrados nas ruas, shoppings, redes sociais e em alguns sites também. 

Eles são tão comuns que muitas vezes passam despercebidos e em outras, marcam nossas vidas. Como os lindos mascotes da Parmalat ou os famosos Pôneis Malditos, que marcaram uma geração! 

Mas você sabe o porquê os anúncios são tão importantes e como eles podem contribuir para sua estratégia de marketing? Então vem comigo que eu vou te explicar tudo isso e muito mais nesse conteúdo!

Antes de começar, vamos falar sobre campanha publicitária?

A campanha publicitária é o que dá vida ao anúncio, por isso é tão importante falar sobre ela! Podemos definir uma campanha como a estratégia desenvolvida para promover um produto, serviço e, até mesmo, uma marca por meio de diferentes canais de comunicação. 

Seu intuito é alcançar e encantar um público-alvo específico para despertar o interesse, gerar desejo e, por fim, levar à ação do consumidor, seja a compra de um produto, a contratação de um serviço ou a adesão a determinada ideia. 

Podemos dizer então que a campanha publicitária é como unir planejamento, estratégia e criatividade, que servem de base para a preparação do anúncio e de outras peças que serão veiculadas para atingir esse objetivo, sejam elas online ou offline. 

Para que ela saia do papel e conquiste os resultados esperados é preciso investir no conceito criativo, elemento fundamental para as campanhas. Ele que dá aquele toque especial e transforma a campanha em algo memorável, diferenciando-a de outras, com um KV específico, mote e outras coisas que a destaquem. 

O conceito criativo é a essência de um anúncio. Ele pode se expressar por meio de diferentes elementos, como um slogan marcante, uma história envolvente, personagens cativantes, imagens impactantes ou um tom de voz único. 

Para chegar a esse resultado, os profissionais de publicidade, comunicação e marketing realizam uma pesquisa detalhada sobre o que será anunciado, qual é o público-alvo, qual o objetivo dessa campanha, como a marca se apresenta no mercado e, também sobre como a concorrência atua. Essa análise ajuda a criar um diagnóstico estratégico e personalizado, para identificar as oportunidades e definir qual será a melhor abordagem para adotar na campanha.

Então, não esqueça! Uma campanha publicitária bem-sucedida combina um conceito criativo forte com uma estratégia de comunicação integrada e aqui na Agência Raised fazemos tudo isso!

O que é anúncio publicitário? 

O anúncio publicitário nada mais é do que uma maneira que as empresas usam para promover seus produtos, serviços, ideias ou até mesmo, a própria marca para um público-alvo específico, de forma persuasiva. 

O termo vem do latim: “annuntius”, que significa algo como “que anuncia”. 

Ou seja, é uma peça criada e veiculada com a intenção de inspirar o comportamento das pessoas, despertando o interesse e estimulando uma ação que a marca deseja, como a compra de um produto ou a adesão a um serviço, por exemplo.

O que torna esse tipo de anúncio tão comum é que eles podem ser veiculados em diferentes meios de comunicação, como televisão, rádio, outdoors, jornais, revistas, internet, através de posts nas redes sociais, chamadas em sites, e as mais variadas formas de mídia. 

Além disso, eles são elaborados para transmitir a mensagem da maneira mais atrativa e persuasiva possível! Para que isso aconteça e os resultando sejam realmente positivos é preciso contar com um time de profissionais de marketing e comunicação, que traçam e executam todas as estratégias e técnicas de comunicação para alcançar os objetivos da marca. 

Como os anúncios publicitários são divididos?

Podemos dividir os anúncios publicitários em diferentes tipos e categorias. Sendo as principais delas: 

  • Anúncio verbal: são aqueles se baseiam apenas em frases curtas e muito impactantes para chamar a atenção. É o mais comum em meios onde o público dedica tempo à leitura, como jornais e revistas, mesmo que online.
  • Anúncio não-verbal: essa categoria utiliza exclusivamente as imagens para transmitir suas mensagens. É o formato mais utilizado nos dias de hoje, sendo frequentemente encontrado em locais onde as pessoas têm pouco tempo para ler os textos, como estações de metrô e outdoors.
  • Anúncio misto: como o próprio nome sugere, os anúncios mistos são aqueles combinam texto e imagens, a ideia é criar um impacto ainda maior nas pessoas. Também são amplamente utilizados e podem ser encontrados tanto em veículos de mídia tradicionais como em plataformas digitais.

Podemos ainda classificar os anúncios como orais e visuais, onde os anúncios orais são aqueles veiculados na TV, rádio e podcasts, enquanto os anúncios visuais são aqueles presentes em jornais, revistas e na internet, entre outros meios.

Essas classificações auxiliam na compreensão dos diferentes formatos de anúncios publicitários e permitem que as marcas escolham as estratégias mais adequadas para atingir seu público-alvo de forma eficaz.

Quais os tipos de anúncios publicitários que você precisa conhecer?

No mercado publicitário o que não faltam são opções de anúncio para você investir em suas campanhas e atrair cada vez mais clientes. Abaixo, separei quais são eles e porque valem a pena!

Olha só:

Impressos

Começando pelos mais tradicionais, sabe quando você está no carro e olha pro lado e vê uma imagem bem grande ou quando está andando na rua e te entregam um panfleto te convidando para conhecer um novo produto ou lugar? 

Pois bem, esse é um exemplo de anúncio impresso. Eles são aqueles veiculados em mídias físicas, como jornais, revistas, panfletos e outdoors. 

Televisão

Outro tipo de anúncio bem comum e com grande alcance! Se você é uma daquelas pessoas que acha que a tradicional TV brasileira perdeu força e que talvez não valha a pena investir nesse canal, tenho uma notícia: você está enganado!

A TV ainda continua sendo o meio de comunicação mais eficiente. Prova disso é que, a televisão ainda é considerada a maior opção para anunciar no Brasil. Segundo dados do Cenp-Meios em 2022, foram investidos cerca de 41,7% em anúncios na TV aberta e 6,3% na TV por assinatura. 

E mesmo sendo um meio de comunicação em massa, a boa e velha televisão oferece opções de segmentação, afinal, é possível escolher canais e horários específicos para veicular seus anúncios, te ajudando a alcançar um público-alvo mais específico e relevante para o seu negócio.

Um bom exemplo é uma propaganda do Banco Santander, que foi ao ar no intervalo do BBB, em 2022. A ideia era apresentar o serviço de parcelamento do Pix. Para isso, juntou um time de personalidades que de alguma forma se relacionavam com os participantes da temporada e brincou com essas relações. Clica aqui e confere o resultado!

Ah, vale ressaltar ainda o alto poder de retenção dos anúncios que vão para a TV. Como os anúncios são exibidos durante os intervalos comerciais, eles acabam se repetindo e essa exposição repetida a chamada aumenta a probabilidade de lembrança da marca e, consequentemente, de conversão em vendas!

Rádio

Os anúncios de rádio, apesar de não possuírem tanta força hoje em dia, ainda são uma boa escolha, principalmente para quem quer fazer aqueles anúncios mais locais, como divulgar seus produtos e serviços na cidade. 

A vantagem desse tipo de anúncio é que eles dependem apenas do áudio para transmitir a mensagem, ou seja, não necessita de recursos visuais e muito investimento. Mas, é importante trabalhar bem no roteiro para chamar a atenção dos ouvintes! 

Como eles não estão vendo o produto ou serviço, o texto precisa ser bem escrito e seguir um storytelling bem atrativo.  

Online

Esse tipo de anúncio você com certeza conhece! Os anúncios online são aqueles veiculados em sites, blogs, redes sociais, mecanismos de busca e aplicativos. Sabe quando você está navegando e de repente aparece uma imagem com um link “saiba mais” te chamando para conhecer um produto ou serviço?

Pois bem! Esses são os anúncios online. Isso acontece porque eles são altamente segmentáveis e, ainda permitem interação com o seu público-alvo. 

O mais legal é que eles garantem que a segmentação seja muito mais precisa, já que são utilizados dados demográficos, de interesses e informações sobre o comportamento das pessoas online, o que acaba aumentando as taxas de conversão. 

Além disso, eles podem ser veiculados em diferentes formatos, como banners, vídeos, pop-ups e anúncios nativos, e oferecem métricas e análises mais detalhadas do desempenho da campanha.

O que caracteriza um anúncio publicitário?

Como o principal objetivo do anúncio é promover alguma coisa, ele acaba tendo umas características específicas que o diferenciam de outros tipos de conteúdo, entre elas podemos destacar:

Mensagem persuasiva

Para atrair cada vez mais clientes, uma das coisas que não pode faltar em um anúncio é a linguagem persuasiva, com chamadas e textos que contem com apelos emocionais e argumentos lógicos, destacando os benefícios e vantagens do produto ou serviço, além é claro das CTAs, conhecida como Call to Action, ou chamada para ação.

Criatividade

Quem não é visto, não é lembrado, certo? Por isso, os anúncios publicitários que mais se destacam são conhecidos por sua criatividade e originalidade! Isso porque eles utilizam elementos visuais, como imagens, cores, textos e um design super atraente, para chamar a atenção e criar impacto no público, fazendo com que o número de conversões aumentem.

Segmentação detalhada de público

Outro detalhe muito importante e que não pode ficar de lado na hora de planejar o seu anúncio publicitário é pensar bem para qual público-alvo ele será direcionado. Você pode atingir mais de um público de uma vez, não tem problema, mas quanto mais detalhada e específica for essa segmentação, melhores serão os seus resultados!

Além disso, ao segmentar a sua audiência, você acaba entendendo melhor sobre as características, interesses e necessidades deles, e com isso, pode adaptar a linguagem e abordagem para se conectar de forma mais assertiva com esse público.

Objetivo bem definido

Um anúncio, mesmo que tenha como objetivo principal promover a marca atrair novos clientes, pode ser utilizado de diferentes formas, seja para impulsionar as vendas, aumentar a visibilidade da marca ou, até mesmo, promover a imagem da empresa. 

Por isso, antes de colocar seu anúncio no ar é importante que você tenha em mente qual o seu objetivo com ele. As estratégias de marketing e comunicação serão as suas maiores aliadas nesse processo, principalmente se você traçá-las junto com a gente aqui da Raised!

Afinal, somos especialistas em planejamento estratégico de marketing.

Estrutura para montar um anúncio perfeito

Mesmo que não exista fórmula mágica para criar um anúncio publicitário, existem alguns elementos-chave que você pode levar em consideração na hora de planejar o seu criativo. Abaixo separei quais são elas, confira!

  • Título forte: se tem algo que não pode faltar de jeito nenhum no seu anúncio é um título impactante, é ele que chamar a atenção do seu público-alvo. Por isso, comece o seu criativo com um título bem cativante e que chame a atenção das pessoas, despertando o interesse delas. O ideal é que ele seja breve, claro e transmita a mensagem principal do anúncio.
  • Mais detalhes: é importante também investir na descrição do seu anúncio, principalmente se ele for para as mídias sociais. Não precisa de muito texto, mas uma legenda concisa e persuasiva, destacando a sua ideia principal. 
  • Apelo emocional: use técnicas de apelo emocional para criar uma conexão com o seu público. Tente evocar emoções positivas, como felicidade, segurança, satisfação ou até mesmo, pertencimento. O importante é despertar o interesse e a identificação deles.
  • CTA, chamada à ação: encerre o seu anúncio com uma chamada à ação clara e direta, incentivando o público a agir imediatamente. Além disso, use verbos no imperativo para transmitir senso de urgência e direcionar o público para a próxima etapa, seja ela comprar, se inscrever, visitar o site, entre outras ações.
  • Identidade de marca: por último, mas não menos importante! Garanta que incluiu os principais elementos visuais e verbais que reforcem a identidade da sua marca, como logotipo, cores, slogan ou jingle, no caso de anúncios na TV e rádio. Isso ajuda a criar reconhecimento e associação com a sua empresa.

Inclusive, dependendo do tipo de anúncio que você for fazer, também vale a pena incluir alguns depoimentos, avaliações, prêmios ou outras formas de prova social que demonstrem a credibilidade e a qualidade da sua marca. Além de ajudar a construir confiança do seu público-alvo, a prova social pode aumentar a persuasão do seu criativo.

Exemplos de anúncios publicitários que fizeram e fazem sucesso até hoje

Todos os dias somos impactados pelos anúncios publicitários, não tem um lugar em que eles não estejam presentes e, muitas vezes, quando nos damos conta já estamos cantando o jingle no nosso dia a dia. Eu separei alguns desses exemplos aqui embaixo e duvido que você não ficará com pelo menos um deles na cabeça!

Pôneis Malditos, pôneis malditos

“Pôneis malditos, pôneis malditos, vivem com a gente a atolar.” Um dos anúncios mais icônicos de todos os tempos foi o da Nissan. A ideia era mostrar que picapes de verdade têm cavalos no motor e não pôneis. 

O sucesso foi tanto que em apenas 72h de veiculação na TV e internet ele se destacou como um dos anúncios mais criativos e permanece até hoje em nossas cabeças. Você pode assistir ele completo aqui

Red Bull te dá asas

Outra marca que sempre se reinventa em seus anúncios, mas mantém a essência e a mensagem que deseja passar é a Red Bull. Ao longo dos anos inúmeros criativos foram criados com base em diferentes situações e em todas elas o energético surge como uma “solução”. Não é à toa que sempre ouvimos e vemos por aí que o “Red Bull te dá asas!”. 

Aqui você pode conferir os principais anúncios da marca e ver que, para transmitir a sua mensagem, não é preciso trocar sua essência. 

Mamíferos da Parmalat

Quem nunca quis um bichinho de pelúcia depois de assistir ao comercial da Parmalat? O sucesso foi tanto que a marca se tornou no líder no mercado após a veiculação! Mas esse não foi o único resultado positivo. Com tanto sucesso, a campanha durou de 1998 até 2000 e, durante esse tempo a Parmalat conseguiu:

  • Aumentar em 4900% seu faturamento em um ano;
  • Ter a maior troca de pelúcias em um único dia, foram 500 mil! Até hoje essa é considerada a maior troca de brindes promocionais do Brasil. 

O anúncio ainda teve outras duas versões, uma em 2007, que contou com a participação das mesmas crianças de 1998, só que agora adolescentes e o mais recente em 2015. Clica aqui para conferir a versão original e aqui a mais recente.

Dolly Guaraná

Outro clássico da televisão brasileira e que tem diversas versões são os anúncios publicitários da Dolly. Há anos a marca utiliza esse estilo de anúncio mais simples, para se destacar no mercado, com jingles marcantes e que se fixam na cabeça.

É impossível ver esse gif e não lembrar de alguma música do Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa ou Natal!

Fome de Méqui

Por fim, um dos anúncios mais geniais já criados! “Fome de Méqui” do Mc Donald’s. Quem nunca teve aquela vontade de comer algo totalmente específico? Pois bem, a marca soube explorar muito bem isso em seu anúncio veiculado em 2020. 

Para mostrar que essa é uma fome real e, que em muitas vezes apenas um Mac salva, a marca criou um comercial que simulava testes para comprovar que sim, a fome de Méqui existe! O resultado, inclusive, foi comprovado por um estudo neurocientífico.

Clica aqui para ver esse anúncio genial. 

Outros comerciais que você com certeza vai amar

Quer criar um criativo de sucesso e bem persuasivo como esses?

Fale com a gente! 

Aqui na Raised você conta com uma equipe especialista para desenvolver o seu anúncio. Estamos com você desde o planejamento, criação até a veiculação e resultados. 

Afinal, resultado não cai do céu e para atingir os objetivos do seu negócio é preciso mais do que apenas criar, é necessário inteligência, estratégia e muita expertise e isso a Agência Raised tem de sobra!

Quer saber mais? É só bater um papo com a gente clicando aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email