A gente sabe que a comunicação faz total diferença, certo? E é aí que entra o copywriting! Por isso eu não poderia deixar de preparar um conteúdo do jeitinho Raised, para falar um pouco sobre essa estratégia que se consolidou rapidamente dentro do marketing!
E se você está lendo este post, provavelmente já sabe a importância desta técnica em uma estratégia de marketing persuasivo. Mas, se você ainda é uma dessas almas inocentes que não sabe o que é copywriting, não se preocupe, estou aqui para ajudá-lo a entender.
Neste conteúdo completo, descubra os segredos do copy e como usá-lo para motivar seus clientes a agirem. Vamos lá!
Só para recapitular, o que é copywriting mesmo?
Sabe quando você conhece a palavra, mas não sabe bem explicar o que ela significa? Bem, se você já se perguntou o que diabos é essa coisa chamada copywriting, você veio ao lugar certo!
Resumidamente e sem muita enrolação, saber o que é copywriting é fácil, o que tende a ser mais complicado é sua aplicação. Isso porque essa técnica é a arte (ou ciência, quem sabe?) de escrever textos persuasivos que levam as pessoas a agirem de acordo com seus desejos.
Falando assim, parece um pouco extremo, não? Mas a realidade é que consumimos copywritings o tempo todo por meio de embalagens de produtos, propagandas nos diferentes veículos, entre outras ambientes nos quais essa comunicação se manifesta.
E isso acontece sem que possamos perceber, afinal um bom copywriter consegue transformar linhas e parágrafos em poderosas ferramentas de persuasão, sendo um aliado importante para a sua marca!
E por que é importante investir em copywriting para uma boa comunicação?
Agora, você pode estar se perguntando por que aplicar esta técnica em seu negócio é algo relevante. Bem, o copywriting é crucial para qualquer tipo de comunicação eficaz, sendo como um pilar para uma ação eficiente que busca o encantamento do cliente.
Afinal, é por meio de boas copys que as marcas conseguem se conectar com seu público-alvo de maneira significativa e persuasiva. Com uma copy bem elaborada, você pode conquistar corações, mentes e até mesmo carteiras.
Sim, o poder das palavras pode te levar a abrir sua carteira e comprar coisas que você nem sabia que queria (como aquele incrível kit de facas suíças para cortar batatas de forma revolucionária).
Mesmo que você não precise deles, mas vai saber, né?
Como o copywriting influencia diretamente o marketing
Quer saber como o copywriting influencia o marketing? Bem, vou exemplificar para você. Sabe esses anúncios que aparecem no meio dos seus vídeos favoritos de gatinhos? Ou aquelas mensagens persuasivas nas páginas de venda dos produtos que você namora?
E quanto aos anúncios publicitários que enfeitam a Times Square? Imagina ter que criar uma boa frase que se destaque em meio ao mar de opções às quais as pessoas têm acesso?
Tudo isso é resultado de um bom copywriting. Essa técnica é a principal responsável por atrair, engajar e convencer as pessoas a realizar ações específicas, seja clicando em um anúncio, fazendo uma compra ou compartilhando conteúdo.
Ele é o combustível que faz o marketing funcionar. Sem uma copy eficaz, um produto incrível pode passar despercebido ou ser apenas mais um item na prateleira virtual (tente imaginar uma prateleira virtual, vai ser engraçado).
Mas agora que você já sabe o que é copywriting, que tal irmos mais a fundo para você começar a praticar?
Elementos-chave para um copywriting de sucesso
Para criar uma peça de copywriting persuasivo e eficaz, é importante dominar elementos-chave que irão atrair e envolver o seu público-alvo. Vamos dar uma olhada em alguns desses elementos cruciais.
Títulos poderosos
Todos nós sabemos que a primeira impressão é a que fica. Portanto, é essencial ter manchetes poderosas que chamem a atenção do leitor e o incentivem a continuar lendo.
Para isso, utilize palavras fortes, perguntas impactantes ou uma abordagem intrigante para fisgar o interesse do seu público.
Textos concisos e diretos
Ninguém tem tempo para ler parágrafos longos e complicados. O segredo aqui é manter o texto curto, direto e fácil de compreender. Utilize frases simples e evite jargões desnecessários. Lembre-se, menos é mais!
Call-to-actions cativantes
Uma peça de copywriting persuasiva precisa de um bom call-to-action (CTA). Seja claro e direto ao pedir que seu público realize uma ação, seja comprar um produto, inscrever-se em uma newsletter ou entrar em contato com você.
É importante se certificar de que seu CTA seja cativante e irresistível.
Histórias convincentes
Todos amamos uma boa história, certo? Utilize histórias convincentes para despertar emoções e estabelecer conexões com o seu público. Mostre como seu produto ou serviço pode resolver problemas reais e transformar vidas.
Mas não pense que a técnica se dá apenas com o uso de palavras escritas! O storytelling é a habilidade de contar histórias por meio de recursos visuais, despertando uma identificação indireta do tipo “eu já vi isso em algum lugar”!
Benefícios claros e convincentes
Seu público quer saber quais são os benefícios que eles irão obter ao escolher o seu produto ou serviço. Certifique-se de destacar esses benefícios de maneira clara e convincente.
Mostre como sua oferta pode melhorar a vida do seu público e resolver seus problemas.
Provas sociais eficazes
Quem não gosta de se sentir parte de um grupo? Utilize provas sociais, como depoimentos, avaliações positivas de clientes e estudos de caso, para demonstrar a popularidade e confiabilidade do seu produto ou serviço.
Mostre ao seu público que eles não estão sozinhos e outras pessoas já tiveram sucesso com a sua oferta.
Ofertas irresistíveis
Por que seu público deveria escolher sua oferta em vez das outras disponíveis no mercado? Crie ofertas irresistíveis que se destaquem e agreguem valor ao seu produto ou serviço.
Pode ser um desconto especial, um bônus exclusivo ou qualquer outra coisa que torne sua oferta única e interessante. Lembre-se, ao escrever copy persuasivo, é importante conhecer o seu público-alvo, falar a língua deles e despertar emoções.
Com esses elementos-chave do copywriting é possível criar textos que cativem e envolvam o seu público, levando-os a tomar a ação desejada.
“Certo, mas como eu posso aplicar de forma prática?” você deve estar se perguntando. Por isso, trouxemos algumas dicas para você escrever com maestria e conseguir conquistar o seu objetivo. Lembrando, é claro, de adaptar da melhor maneira para o seu negócio, ok?
Dicas para escrever um copy persuasivo
Você já sabe que o copy é uma técnica incrível que pode aumentar a eficácia do seu marketing e fazer com que as pessoas simplesmente não consigam resistir à sua oferta. Mas como escrever um copy persuasivo que seja realmente eficaz? Confira algumas dicas!
- Tenha um bom planejamento estratégico em mente
A base de tudo é um bom planejamento e aqui na Raised a gente leva isso muito a sério, afinal é assim que se começa a criação de um conteúdo eficaz e consistente! Mas como ocorre o processo de planejamento estratégico?
Aqui na Raised nós valorizamos o seu sonho, e para que ele se torne real fazemos um projeto único baseado na sua perspectiva, mas também em todo um planejamento envolvendo gestão de conteúdo, performance e growth, branding e tecnologia analytics e BI!
- Visualize a persona para a qual o seu negócio está sendo direcionado
Para alguns pode ser difícil formular uma persona específica. Mas com a Raised você não precisa se preocupar! Nossa equipe especializada irá formular personas para seu negócio e elas poderão ser visualizadas em um planejamento estratégico bem estruturado.
- Conheça o seu produto ou serviço a fundo
Você precisa saber quais são os seus benefícios e como eles podem resolver os problemas e atender às necessidades do seu público-alvo. Afinal, como convencer alguém sobre o valor do seu produto se você mesmo não sabe do que está falando, certo?
- Entenda as necessidades e desejos do seu público-alvo
É importante saber o que eles estão procurando e como o seu produto pode ajudá-los a alcançar isso. Não adianta oferecer algo que não esteja de acordo com o que estão buscando.
- Use uma linguagem simples e direta, sem rodeios ou jargões complicados.
Ninguém tem tempo para decifrar mensagens criptografadas ou para pegar o dicionário a cada duas palavras. Seja claro e objetivo, como um manual de instruções do tipo “até uma criança de 5 anos consegue entender”.
- Destaque os benefícios
Mostre como ele pode transformar a vida das pessoas, como pode facilitar o dia a dia, como pode economizar tempo e dinheiro. Não se limite apenas a descrever as características técnicas, mas foque nos benefícios reais.
Afinal, quem precisa de mais uma funcionalidade que ninguém vai usar?
- Crie senso de urgência
Um dos maiores gatilhos do copywriting é a sensação de escassez. Ao criar ofertas por tempo limitado, é possível convencer de que aquele preço promocional é a última oportunidade do consumidor adquirir determinado produto ou serviço.
Dessa forma, você faz com que as pessoas sintam que precisam do seu produto AGORA. Use palavras como “oferta por tempo limitado”, “quantidade limitada” e “últimas unidades disponíveis”. Mas seja realista.
- Use dados concretos para comprovar a eficácia do seu produto
Nada melhor do que números para convencer os céticos, não é mesmo? E se esses números vierem acompanhados de um gráfico super colorido e chamativo, melhor ainda! Mexer com os olhos do seu público é uma ótima estratégia.
- Incorpore elementos visuais e emocionais
Use imagens atrativas, vídeos impactantes e até mesmo músicas envolventes para criar uma conexão emocional com o seu público. Quem sabe você até faz alguém dedicar uma música romântica ao seu produto, de tanto que se apaixonaram por ele!
E pronto! Agora, que você conhece algumas dicas poderosas para escrever um copywriting persuasivo de sucesso, que tal conhecer alguns exemplos desta técnica aplicada?
Exemplos de copywriting de sucesso
O copywriting demonstra que palavras têm o poder de persuadir e cativar. E para comprovar, separei alguns exemplos de anúncios com copys de sucesso, onde marcas como a Magazine Luiza, o Airbnb, a Coca-Cola, o Burger King, Bis e a Avon são os destaques de hoje.
Vamos começar com a Magazine Luiza. Os seus anúncios são carregados em simplicidade e inovação o que gera uma maior identificação com o público. Não se limitaram apenas a vender produtos, mas a ideia de que seu sonho está mais próximo do que imagina.
Neste anúncio, a Magazine Luiza (ou Magalu) se mostra como uma amiga. Ao escolher comprar seu novo celular nesta loja você se depara com uma oportunidade ÚNICA, evidenciada em “Qualquer celular usado vale um dinheirão na troca por um smartphone top!”
Agora, vamos arrumar as malas para uma viagem sem se preocupar com hospedagem. Como uma plataforma de aluguéis de imóveis para curtas e longas temporadas, o Airbnb ultrapassou os limites por sua dinamicidade na escolha.
Além disso, no anúncio em questão o Airbnb te incita à ação ao questionar “Por que um quarto se você pode ter uma casa inteira?” Dessa forma você não precisa abrir mão do conforto de seu lar ao viajar, porque sua casa está em qualquer lugar!
Já a Coca-Cola, é como uma fornecedora da felicidade. Neste comercial, a marca mostra a que veio, dando destaque às diferenças e enaltecendo o seu público. Com a frase final “Sua sede move a nossa” de forma simples, a identificação é conquistada.
Não se limitaram a vender refrigerantes, venderam um momento de pura felicidade em cada gole, com bebidas diversas que vão além do clássico refrigerante, alcançando todos os gostos.
O próximo passo é o Burger King que faz parte das marcas mais famosas de fast-food. Neste anúncio, eles optaram por algo que funciona: sua já estabelecida “rivalidade” com o Mc Donald’s.
A partir disso o Burguer King sabe como seduzir as nossas papilas gustativas enquanto nos fisga por meio de um ataque de comunicação inteligente, evidenciando o tamanho de seu hambúrguer enquanto cita a concorrência de forma inferior, indiretamente.
E quando falamos Bis, você já sabe a que chocolate estamos nos referindo. A marca escolheu um caminho criativo do copywriting, cultivando uma relação próxima com os clientes enquanto estimula a ideia de que é difícil resistir a um Bis..
Neste anúncio é possível entender de forma descomplicada o que o trocadilho “a-BIS-ti-nên-cia” quer dizer, ao passo em que amarra isso à uma vontade incontrolável de comer um Bis.
Por último, mas não menos importante a Avon, marca número 1 do Brasil, cultiva uma comunicação próxima com seu público, estimulando cada um a encontrar a verdadeira beleza que existe dentro de você;
Assim, neste anúncio enquanto você é transportado para o olhar marcante da modelo (resultado da utilização da máscara de cílios “Big & Define”) enquanto a marca reforça de que o seu olhar é o que te define. Então adquira a máscara de cílios e se destaque!
Descomplique o copywriting e venha para o lado Raised
Neste conteúdo você compreendeu melhor o que é copywriting e o quão crucial é saber aplicá-lo no mundo da comunicação persuasiva. Descobrimos que se trata de escrever textos convincentes que estimulem a tomar uma ação específica.
Em seguida, você entendeu que conhecer o seu público-alvo é a chave para desencadear o poder criativo do copy na sua forma mais gloriosa. E que um bom título é importante para te fazer sentir como em uma montanha-russa.
Exploramos os elementos-chave do copywriting, desde títulos poderosos até histórias convincentes, benefícios claros e provas sociais eficazes. Com todos esses elementos a seu dispor, você estará pronto para criar ofertas irresistíveis que farão com que seu público corra em sua direção como crianças em um sorvete grátis!
Agora, para terminar, algumas dicas práticas: conheça seu produto, entenda as necessidades do seu público, use uma linguagem simples e direta, destaque os benefícios, crie senso de urgência, utilize números e estatísticas e toque no coração dos leitores com elementos visuais e emocionais.
E, acima de tudo, divirta-se com o copywriting. Afinal, é uma atividade incrível que mistura lógica, criatividade e, claro, um toque de mágica.
Mas e agora? Como começar a aplicar copywriting em seus negócios de forma eficiente e constante? Eu te falo como!
Com a Raised você conta com uma agência com atuação 360º para integrar a prática copywriting nas diferentes frentes do marketing de conteúdo e inovar a forma com que seus clientes veem os seus produtos e/ou serviços.
Atuamos em 4 pilares principais de atuação: gestão de conteúdo (Social Media, Blog, Inbound Marketing), performance e growth (Facebook Ads, SEO, Google Ads), branding (Presença on e off, Endomarketing, Campanha) e tecnologia, analytics e BI (Site, Landing Pages e Integrações).
Agende uma reunião para te conhecermos melhor e entendermos o seu propósito. Assim, podemos te auxiliar na busca pelo melhor caminho para ser uma potência com a gente!