Estratégias de Inbound Marketing: conheça as estratégias de sucesso da Nike, Starbucks e mais!
Você sabia que 60% dos consumidores apresentam uma visão mais positiva após consumirem conteúdo de uma marca? (IMedia Connection). Ou que 70% das empresas brasileiras utilizam Marketing de Conteúdo? (Rock Content). E que o marketing de conteúdo gera 4 vezes mais visitas ao site e 5 vezes mais leads para o negócio? (Content Trends). Pois é! Todos esses dados reúnem um estudo que engloba essas métricas e ideias: o Inbound Marketing.
O Inbound Marketing tem como principais funções atrair, converter, fechar e encantar, e as empresas que o aplicam em seu negócio tem muito a ganhar! Leia este blog preparado pela Raised e saiba tudo sobre Inbound Marketing!
O que é Inbound Marketing?
Você concorda que é muito chato receber informações de empresas vendendo descaradamente o seu produto? Não é melhor receber conteúdos úteis que poderão nos ajudar em algum momento? Essa é a base do Inbound Marketing.
Além de produzir conteúdo de qualidade, o Inbound tem como princípio atrair leads qualificados e gerar valor para o usuário. É como diria Philip Kotler, o famoso pai do marketing: “Marketing é a arte de criar valor genuíno aos clientes”.
É por isso que essa metodologia é tão positiva no conceito dos empreendedores. Ela atrai o público através de um bom conteúdo e fideliza clientes mostrando que o seu negócio é a escolha certa, tudo através da qualidade.
Como funciona o Inbound Marketing?
As estratégias de Inbound Marketing permitem atrair um público, convencer ele da compra e fazer com que ele seja um grande fã da sua marca, até mesmo divulgando ela posteriormente.
Muitos especialistas no assunto costumam dizer que Inbound Marketing se trata de entregar o conteúdo certo, na hora certa e no lugar certo, e com isso, atingir bons resultados.
Para fazer com que as estratégias de Inbound Marketing deem certo, é preciso adaptá-las ao funil de vendas, atraindo o consumidor e o inserindo em um funil de vendas.
Estratégias de Inbound Marketing: conheça todas!
Dentro das quatro etapas de Inbound Marketing, existem estratégias utilizadas especificamente para cada objetivo.
Etapas do Inbound Marketing: Atrair
Em um primeiro momento, para dar início a uma estratégia, todas as pessoas estão disponíveis para serem atingidas pelas estratégias de Inbound Marketing. A partir disso, realiza-se a segmentação, que analisa quais dessas pessoas são mais suscetíveis a converterem no seu determinado produto ou serviço.
Neste momento, somos apresentados a persona, que representa o personagem fictício ideal da sua marca, responsável por realizar compras na sua empresa.
Só é possível produzir um conteúdo único se você saber quem é a persona da sua marca, de acordo com seus desejos, necessidades e buscas no Google. É muito importante que essa persona receba conteúdos únicos e exclusivos para ser atingida.
Estratégias de Inbound Marketing na etapa de atração
Para atingir este público, existem ferramentas que são utilizadas nas estratégias de Inbound Marketing que facilitam o processo de se criar uma comunicação assertiva. Confira as principais estratégias de Inbound Marketing na etapa de atração:
- Blog
Base das estratégias de Inbound Marketing, o Blog é uma ferramenta responsável por resolver as dores do cliente e mostrar que o seu negócio é a solução para os problemas dele.
O Blog é encontrado pela sua persona de maneira orgânica, isso é, de forma espontânea por um usuário que está procurando pelo tema do seu blog e encontra o seu site. Nesta etapa, é muito importante trabalhar os gatilhos de convencimento e uma boa call to action para seu produto ou serviço.
- Site
O site é o seu portfólio. É como se ele fosse o currículo da sua empresa. Em um bom site você encontra informações sobre, produtos ou serviços, diferenciais, contato e atendimento.
Uma das teclas em que nós da Raised sempre batemos é na questão de navegabilidade e usabilidade. É muito importante que o público-alvo não encontre problemas na navegação do site, como páginas lentas, ruído na comunicação e outros problemas.
- Redes sociais
As queridinhas das nossas estratégias. Podemos listar muitos benefícios de apostar em conteúdo digital para as redes sociais: eles podem viralizar, mostrar para uma persona o seu produto pela primeira vez, os benefícios, entre outros.
Nas redes sociais, você pode responder seus clientes rapidamente, conversar com eles e apresentar o seu produto ou serviço de forma que ele se convença a comprá-lo.
- SEO
Search Engine Optimization, ou “otimização para mecanismos de busca” no bom e velho português. O SEO é uma estratégia que faz com que os usuários encontrem o site da sua empresa mais facilmente, quando pesquisarem por algum termo no Google, por exemplo.
Se você tiver bons números de SEO em seu site, seu cliente poderá achar seu negócio ao realizar uma pesquisa relacionada na internet e assim, conhecer sua empresa e possivelmente se tornar um consumidor fiel.
Etapas do Inbound Marketing: Converter
A segunda fase do funil de vendas das estratégias de Inbound Marketing se chama conversão. Nela, o principal objetivo é converter os visitantes em leads (potenciais clientes).
Agora, os visitantes ganham nome, e-mail e contato. Lembre-se: na etapa de atração, a sua possível persona se interessou pelo seu conteúdo. Agora, é hora de gerar valor para que ela encontre em seu trabalho uma solução.
Nunca ofereça seu produto na etapa de conversão! Ainda não é o momento. Foque em conquistar seu e-mail ou telefone, por exemplo.
Estratégias de Inbound Marketing na etapa de conversão
As estratégias nesta etapa podem incluir as CTA’s, Landing Page e formulário de captação.
- Call To Action
Você conhece elas, mas talvez não reconheça pelo nome. As chamadas para ação normalmente são botões disponíveis em sites, landing pages e outras estratégias de Inbound Marketing, e tem como principal objetivo convencer o lead a fazer uma ação e converter. Colocamos muitas call to action em posts, convidando o leitor para o site ou para o e-book, por exemplo.
Uma boa call to action fará com que o leitor forneça seus dados e assim, você possa dar início a sua estratégia de convencimento.
- Landing Page
A Landing Page se parece com um site, mas possui menos elementos e é mais voltada para o objetivo final de sua criação, como o download de um e-book. É importante destacar que a CTA deve fazer parte da Landing Page para concluir a estratégia de conversão.
Foque em conteúdos que resolvam a dor do seu cliente e assim, você ganhará um novo lead!
- Formulário de captação
Por fim, o formulário é o local em que os leads fornecerão seus dados. No primeiro contato, o ideal é pedir as informações mais básicas para você dar início a sua estratégia de fechamento.
Até porque, passar muitas informações é cansativo, e pode provocar questões no seu lead, como “vale a pena?”, e aí uma das suas estratégias de Inbound Marketing estará acabada!
A função do formulário de captação é coletar dados para a próxima fase.
Etapas do Inbound Marketing: fechamento
Esta é uma das etapas mais difíceis e importantes dentro do fluxo das estratégias de Inbound Marketing. Em outras palavras, agora é a hora de vender o seu produto ou serviço.
Vender se baseia em confiança. O cliente precisa se interessar, verificar benefícios, preços e custos e concluir o pedido. E no Inbound Marketing, esta etapa é feita através do conteúdo de valor, é claro.
Estratégias de Inbound Marketing na etapa de fechamento
Então, como transformar leads quentes em consumidores de verdade, que irão comprar da sua empresa e até mesmo se fidelizarem a ela? Através de algumas ferramentas conhecidas por você.
- E-mail Marketing
Você não gosta de receber e-mail marketing? Pois saiba que essa estratégia é muito valiosa ainda. Segundo a Rock Content, 92% dos brasileiros utilizam o e-mail diariamente. O e-mail é uma ferramenta de trabalho, de envio instantâneo de mensagens e compartilhamento de arquivos, imagens, entre outros.
Mas além disso, é no e-mail que a etapa de venda do seu produto ou serviço é concluída. Um bom e-mail marketing deve demonstrar os benefícios e convencer o leitor a realizar a ação que tanto esperamos. Sim, é difícil escrever um e-mail persuasivo, mas caso seja feito, funciona muito!
O e-mail marketing funciona também como ferramenta de relacionamento. Podem ser aplicadas diversas estratégias: conteúdo de relacionamento, conteúdo de convencimento, conteúdo de captação. Tudo dependerá da estratégia que você utilizará.
- Trilha de e-mail marketing
As trilhas de e-mail marketing são estratégias de Inbound Marketing que complementam as fases anteriores do funil de vendas. Por exemplo, o potencial lead faz download do e-book, depois de um tempo, o usuário receberá um e-mail com alguma dica e conteúdo de valor.
Depois de uma semana (exemplo), ele receberá outro e-mail com algum conteúdo, blog, e-book para utilizar em seu dia a dia. Por fim, no próximo e-mail, a sua empresa entrará em contato apresentando possibilidades de orçamentos e serviços, e assim, conclui-se o processo de automação de marketing.
Com esse fluxo, espera-se que o leitor possa ser convencido através de gatilhos mentais, benefícios e principalmente, conteúdo de valor!
Etapas do Inbound Marketing: encantamento
Conseguiu realizar seu objetivo? Conquistou um novo cliente? Isso é um bom sinal. Porém, a metodologia Inbound não termina aqui. A última etapa do funil de vendas se baseia em transformar o seu cliente em um fã da sua marca. Muito mais do que um consumidor, ele fará a divulgação do seu negócio, e aí, você terá muito mais sucesso!
Estratégias de Inbound Marketing na etapa de encantamento
As vezes, pode acontecer de um cliente comprar o seu produto ou serviço e só. Nada mais, nada menos. Por isso, o ideal é fidelizá-lo ao seu negócio. Sabe quais estratégias são boas para fidelizar um cliente?
- E-mail marketing, de novo!
Nesta etapa, você pode oferecer brindes, descontos, ofertas etc além do conteúdo de valor em si: como usar o produto, cuidados, novidades na loja, entre outros. É muito importante manter um relacionamento e sempre oferecer coisas novas a quem já comprou.
- Análise de resultado e pesquisa
Aqui, você irá analisar todos os resultados de SEO, blog, downloads de e-books, taxas de abertura de e-mails, etc, com o objetivo de verificar quais etapas deram certo ou não e como você pode melhorar nas próximas estratégias de Inbound Marketing. Além disso, é possível realizar pesquisas com os consumidores para avaliar atendimento, qualidade dos produtos e processo de vendas.
Exemplos de Inbound Marketing: conheça 4 cases de sucesso
Se você ainda tem dúvidas quanto a eficiência das estratégias de Inbound Marketing, que tal conhecer 4 grandes empresas que aplicaram elas e deram muito certo? Coca-Cola, Agendor, Starbucks e Nike. Você certamente conhece esses nomes, certo? Saiba agora quais são os cases de sucesso de cada uma!
- Coca-Cola
Você deve estar pensando: ah, mas assim é fácil, a Coca-Cola possui verba para investimentos. Nada disso! As principais estratégias de Inbound Marketing, como o blog, SEO e o e-mail marketing, podem atrair resultados de graça.
No case da Coca, o Coca-Cola Journey é um portal de conteúdo da marca que contém notícias, informações relevantes e dicas publicadas diariamente. Ele foi criado com o objetivo de atrair novos leads e converter clientes através de conteúdos que envolvem desde sustentabilidade até questões sociais.
A partir disso, as estratégias são as que você já conhece: e-mail marketing de relacionamento ou convencimento e conteúdos virais e de valor nas redes sociais. Assim, a Coca-Cola é uma empresa preocupada em levar o melhor para seus clientes!
- Agendor
O Agendor é um software de CRM focado em oferecer melhores resultados a seus clientes. Esta empresa utiliza muito das estratégias de Inbound Marketing para atrair, nutrir e converter novos leads.
O Agendor costuma utilizar o blog para produção de conteúdo, SEO na otimização dos mecanismos de busca, estratégias de guest post (produção de conteúdo para outros canais para atrair novos clientes) e canal no youtube como fonte de informações. Observa-se, neste case, que o conteúdo domina as estratégias da Agendor!
- Starbucks
Quem nunca foi na Starbucks só pra ter o nome gravado no copinho de café? A empresa investe em produção de conteúdo humano, isto é, totalmente centralizado em pessoas.
A construção de personalidade criada pela Starbucks é tão forte, que o valor dos produtos e serviços da marca se tornou inatingível. E é claro que, esses processos foram feitos com a ajuda das estratégias de Inbound Marketing, com foco na produção de conteúdo para redes sociais.
Sem contar nas soluções oferecidas no “offiline” que ajudam a impactar esses conteúdos no “online”: espaço descontraído, wi-fi grátis, personalização. A Starbucks realmente sabe como fazer comunicação!
- Nike
Por último, mas não menos importante: Nike. Para você ter uma ideia, a Nike atua nas estratégias de Inbound Marketing em:
- Marketing com influencers;
- Redes sociais;
- Produção de conteúdo para blogs.
O case de sucesso “Make It Count” é um exemplo. Nele, não existe uma divulgação exata do produto ou alguma call to action de “compre já”. Ele apenas mostra o valor da marca, aplicando ela na narrativa.
Afinal, o Inbound Marketing funciona?
Segundo a Hubspot, pioneira no que conhecemos sobre Inbound Marketing, o custo de Inbound é 47% menor do que com Outbound Marketing, metodologia mais convencional. Isso porque muitas das estratégias de Inbound Marketing são totalmente baseadas em conteúdo, e para fazer um bom conteúdo de qualidade você precisa de foco, ter os objetivos bem definidos e escrever!
Como aplicar o Inbound Marketing no seu negócio
Você viu que o Inbound Marketing funciona em grandes empresas. Mas não se engane, ele deve ser aplicado em pequenos e médios negócios também! Para isso, você deve considerar estratégias de Inbound Marketing baseadas em:
- Personas;
- Funil de vendas;
- Objetivos de marketing;
- Produção de conteúdo;
- Análise dos resultados obtidos.
Além da criação das estratégias, você precisará contar com custos do fluxo de automação, que é a ferramenta utilizada para o envio de trilhas e e-mails marketing, além de ferramentas de redes sociais, cursos, entre outros. O Inbound Marketing da sua empresa deve ser planejado e executado por profissionais especialistas da área.
A importância do Inbound Marketing
O Inbound Marketing possui o diferencial de entender as necessidades, dores e objetivos da sua persona e oferecer o melhor através do conteúdo, valorizando a sua marca e demonstrando que a solução está nela.
Cada etapa possui foco para cada necessidade do potencial lead em cada fase, oferecendo o melhor para que ele possa ser mais do que um cliente, mas sim um fã da sua marca!
Para fazer com que as estratégias funcionem, você precisa contar com uma equipe especializada, que estuda as métricas, tendências e sabe as técnicas ideais para utilizar na construção do seu conteúdo.
A Raised possui um vasto repertório em conteúdo para estratégias de Inbound Marketing. Nós desenvolvemos trilhas de e-mail, blogs, e-books e outros conteúdos de valor para que sua marca possa se consolidar no mercado a partir das estratégias de Inbound Marketing. E então, vai nos acompanhar com um pouco de suco ou café? Acesse nosso portfólio já! https://agenciaraised.com.br/portfolio-com/