Você ainda tem dúvidas sobre o que é o GA4? Não se preocupe! É muito comum não entender de primeira o que é essa ferramenta, ou todo o potencial que ela oferece para as estratégias de marketing.
Nesse conteúdo, separei algumas das principais coisas que você precisa saber sobre ela. Continue acompanhando até o final!
O que é GA4? E para que serve a ferramenta do Google?
O GA4, ou Google Analytics 4, nada mais é do a nova versão da ferramenta de análise mais famosa utilizada pela área de marketing. Essa atualização é considerada uma evolução significativa.
Isso porque ela oferece recursos avançados de análise, privacidade aprimorada dos dados dos usuários e uma abordagem mais integrada e centrada no usuário. Com ela, você tem acesso a uma variedade de recursos que permitem acompanhar métricas importantes, como número de visitantes, origem do tráfego, tempo gasto no site, taxas de conversão e muito mais.
Com esses dados, você pode tomar decisões informadas com insights mais profundos e úteis sobre o comportamento dos usuários em diferentes plataformas, te ajudando a entender melhor seus clientes e aprimorar suas estratégias de marketing e negócios.
Quais as principais mudanças o GA4 traz?
Como você viu, o GA4 marca uma nova era para a plataforma de análise de dados do Google, com uma abordagem mais inteligente, integrada e focada no usuário. E para que isso aconteça, foram necessárias algumas mudanças. São elas:
Análise multiplataforma
O GA4 proporciona uma visão completa do ciclo de vida do cliente, independentemente dos canais utilizados pela sua empresa nas estratégias de marketing. Ao integrar os dados de sites e aplicativos, o GA4 se destaca como uma ferramenta multiplataforma, permitindo análises mais aprofundadas sobre o comportamento do usuário e o desempenho dos canais.
Integração com Google Ads
Outra mudança é a integração mais profunda com o Google Ads. Ela permite uma análise mais detalhada do desempenho das campanhas. Isso inclui informações sobre geração de tráfego e conversões, caminhos percorridos pelos usuários até a compra e pontos de abandono no funil de conversão, entre outros.
Machine Learning
Essa nova versão do Analytics utiliza tecnologias de machine learning, em bom português: aprendizado de máquina, para modelar os dados de forma mais eficiente. Isso não apenas mantém a segurança dos dados e a privacidade dos usuários, mas também oferece insights preditivos.
Por exemplo, a ferramenta pode antecipar o aumento da demanda por um produto, permitindo que as empresas se preparem para atender às necessidades dos clientes. Além disso, é possível criar públicos preditivos e exportá-los para campanhas no Google Ads, tornando o GA4 uma ferramenta ainda mais poderosa que o Universal Analytics.
Maior privacidade dos dados
Enquanto o Universal Analytics já oferece alguma proteção aos dados dos usuários, o GA4 aprimora essa segurança com mais controles de privacidade. Ele não depende mais de cookies para coletar dados, utilizando em vez disso a modelagem de dados por meio do machine learning.
Além disso, o GA4 não armazena mais endereços IP, o que garante maior privacidade aos usuários. A ferramenta também oferece recursos para as empresas seguirem as regulamentações, como a LGPD, permitindo a obtenção fácil do consentimento dos usuários e a remoção de informações pessoais do banco de dados quando solicitado.
Modelo de análise baseado em eventos
No GA4, o modelo de dados é baseado em eventos, ao contrário do modelo baseado em hits do Universal Analytics. Isso significa que cada interação do usuário no site, como cliques, rolagens e downloads, é tratada como um evento separado. Alguns eventos são coletados automaticamente, enquanto outros mais específicos precisam ser configurados na propriedade do Google Analytics.
Novas métricas
O GA4 também trouxe novas métricas para compreender de forma mais assertiva a jornada dos usuários. São elas:
- Sessões engajadas: que permite a contagem de sessões que duram mais de 10 segundos com o site ou app aberto em primeiro plano. Nesse caso, elas não são contadas se o usuário sair antes disso, mas também não serão consideradas rejeições.
- Sessões engajadas por usuário: é a média de sessões em que cada usuário se envolve. Elas são calculadas dividindo o número total de sessões pelo número total de usuários.
- Tempo médio de engajamento: como o próprio nome sugere, ela mede o tempo que o aplicativo ou site fica em primeiro plano no navegador, ou celular do usuário.
- Taxa de Engajamento: é a porcentagem de sessões que interagem. Seu cálculo divide as sessões com interação pelo total de sessões. Dessa forma, a interação é definida como sessões com mais de 10 segundos com o site ou app aberto em primeiro plano.
Qual a principal diferença entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4?
A mudança mais significativa entre as duas versões do Google está no modelo da coleta de dados. No Universal Analytics, tudo é organizado em torno de sessões, que consistem em vários tipos de hits, em outras palavras, são os dados registrados em cada interação com o site.
A maioria dos dados é enviada na forma de hits de visualização de página e eventos, com algumas transações de comércio eletrônico enviadas como hits de transação.
Já no GA4, todos os dados seguem o modelo do Firebase na forma de eventos. Ou seja, cada evento é determinado por um parâmetro especifico, complementado por parâmetros adicionais para descrever o evento.
Para ficar mais claro: no Google Analytics 4, o jeito como os dados são organizados é mais flexível. Isso significa que cada detalhe que é enviado pode ter um papel mais claro e importante.
Por exemplo, no Universal Analytics, para entender o que uma ação de evento significa, você normalmente precisa da categoria de evento. Mas no GA4, um detalhe como “tipo de lead” já é muito descritivo por si só, facilitando a análise e entendimento.
Como configurar o GA4: passo a passo simples e prático
Agora que você está por dentro das principais mudanças do Google Analytics 4, vamos aprender como configurar sua conta no GA4 para aproveitar todas essas inovações:
- Acesse o site do Google Analytics e faça login com sua conta do Google. Se você não tiver uma conta, pode criar uma gratuitamente.
- No painel de administração, clique em “Criar Propriedade” e escolha a opção do Google Analytics 4. Insira os detalhes da sua propriedade, como o nome do seu site ou aplicativo, e selecione as configurações adequadas para fuso-horário e moeda.
- Aceite os termos de serviço do Google Analytics para garantir conformidade com as regras de privacidade dos dados.
- Configure o fluxo de dados escolhendo entre “Web” ou “App”, dependendo de onde deseja coletar os dados das suas análises.
- Em seguida, adicione o nome do seu fluxo de dados e clique em criar para receber seu código de acompanhamento ou ID da tag.
- Com o código em mãos, adicione ele em seu site ou aplicativo para começar a rastrear as interações dos usuários.
- Confira se os dados estão sendo recebidos acessando os relatórios em tempo real dentro da plataforma GA4.
- Faça ajustes conforme necessário, definindo parâmetros adicionais e preferências para análise avançada.
- Por fim, explore a seção de eventos para configurar tagueamentos personalizados que monitoram comportamentos específicos dos usuários, caso seja necessário.
Ao seguir esses passos, você vai conseguir configurar o GA4 de forma simples e rápida!
Qual é a importância do GA4 para o marketing?
Que o GA4 desempenha um papel importante no marketing, você já sabe. Afinal, ele fornece uma variedade de recursos e integrações que ajudam a compreender melhor o comportamento dos usuários e aperfeiçoarem suas estratégias da área.
Mas, quais são de fatos as vantagens que a ferramenta oferece?
O GA4 permite uma análise personalizada de eventos específicos definidos de acordo com a estratégia de marketing, fornecendo insights detalhados sobre as ações dos usuários no site ou aplicativo, incluindo o fluxo entre os eventos.
Ao combinar dados de aplicativos e web em um único relatório, proporciona uma visão abrangente do comportamento do usuário em diferentes plataformas. Os relatórios também mais são intuitivos e oferecem visualizações claras sobre as etapas do funil de conversão, permitindo a identificação de gargalos e a tomada de medidas para melhorar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão.
Além disso, o GA4, como já citamos, oferece recursos de privacidade para gerenciar e controlar a coleta e uso de dados. Isso incluir notificações de consentimento, anonimização de IP, restrição de compartilhamento de dados, exclusão de dados e configuração de retenção personalizada.
E falando em marketing, qual é a importância do GA4 no marketing B2B?
Como sabemos, o marketing B2B desempenha um papel importante na cadeia de suprimentos e é um investimento essencial para expandir vendas e conquistar novos clientes. Nesse cenário, o GA4, surge como uma ferramenta extra para alcançar esses objetivos na competitividade desse tipo de atuação.
Com um foco centrado no consumidor, o Google Analytics 4 traz um impacto significativo para o setor. Uma das mudanças destacadas anteriormente é a introdução de análises preditivas, que permitem identificar clientes com potencial para gerar receita adicional para sua empresa.
Isso representa uma vantagem única para o marketing B2B, já que permite direcionar esforços para leads mais promissores, aumentando as chances de conversão. Com a melhora na análise de eventos, o GA4 se torna ainda mais útil para mapear a jornada do cliente B2B.
O motivo? Agora é possível segmentar todos os eventos de conversão, facilitando a construção de funis de vendas mais precisos e a identificação do estágio exato da jornada de compra em que cada cliente se encontra. Assim, fica mais simples definir estratégias ideais para nutrir leads e conduzi-los ao fechamento de negócios.
Por último, mas não menos importante!
O GA4 oferece recursos avançados para otimizar campanhas de tráfego pago. Com a integração com o Google Ads, é possível obter insights valiosos sobre o desempenho das suas campanhas, identificar os segmentos de público-alvo mais eficazes e ajustar as estratégias para maximizar o retorno sobre o investimento.
Ou seja, ele é o aliado perfeito. E para aproveitar o melhor que a ferramenta tem para oferecer, é essencial contar com um time especialista.
E de marketing B2B a gente entende!
A Raised é uma agência de marketing especializada em comunicação B2B. Sabemos das dificuldades que as empresas enfrentam na hora de traçar estratégias assertivas para esse tipo de público.
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