GA4: entenda as mudanças na ferramenta e como ela pode te ajudar nas estratégias de marketing

Você ainda tem dúvidas sobre o que é o GA4? Não se preocupe! É muito comum não entender de primeira o que é essa ferramenta, ou todo o potencial que ela oferece para as estratégias de marketing. 

Nesse conteúdo, separei algumas das principais coisas que você precisa saber sobre ela. Continue acompanhando até o final!

O que é GA4? E para que serve a ferramenta do Google?

O GA4, ou Google Analytics 4, nada mais é do a nova versão da ferramenta de análise mais famosa utilizada pela área de marketing. Essa atualização é considerada uma evolução significativa.

Isso porque ela oferece recursos avançados de análise, privacidade aprimorada dos dados dos usuários e uma abordagem mais integrada e centrada no usuário. Com ela, você tem acesso a uma variedade de recursos que permitem acompanhar métricas importantes, como número de visitantes, origem do tráfego, tempo gasto no site, taxas de conversão e muito mais. 

Com esses dados, você pode tomar decisões informadas com insights mais profundos e úteis sobre o comportamento dos usuários em diferentes plataformas, te ajudando a entender melhor seus clientes e aprimorar suas estratégias de marketing e negócios.

Quais as principais mudanças o GA4 traz?

Como você viu, o GA4 marca uma nova era para a plataforma de análise de dados do Google, com uma abordagem mais inteligente, integrada e focada no usuário. E para que isso aconteça, foram necessárias algumas mudanças. São elas:

Análise multiplataforma

O GA4 proporciona uma visão completa do ciclo de vida do cliente, independentemente dos canais utilizados pela sua empresa nas estratégias de marketing. Ao integrar os dados de sites e aplicativos, o GA4 se destaca como uma ferramenta multiplataforma, permitindo análises mais aprofundadas sobre o comportamento do usuário e o desempenho dos canais.

Integração com Google Ads

Outra mudança é a integração mais profunda com o Google Ads. Ela permite uma análise mais detalhada do desempenho das campanhas. Isso inclui informações sobre geração de tráfego e conversões, caminhos percorridos pelos usuários até a compra e pontos de abandono no funil de conversão, entre outros.

Machine Learning 

Essa nova versão do Analytics utiliza tecnologias de machine learning, em bom português: aprendizado de máquina, para modelar os dados de forma mais eficiente. Isso não apenas mantém a segurança dos dados e a privacidade dos usuários, mas também oferece insights preditivos. 

Por exemplo, a ferramenta pode antecipar o aumento da demanda por um produto, permitindo que as empresas se preparem para atender às necessidades dos clientes. Além disso, é possível criar públicos preditivos e exportá-los para campanhas no Google Ads, tornando o GA4 uma ferramenta ainda mais poderosa que o Universal Analytics.

Maior privacidade dos dados

Enquanto o Universal Analytics já oferece alguma proteção aos dados dos usuários, o GA4 aprimora essa segurança com mais controles de privacidade. Ele não depende mais de cookies para coletar dados, utilizando em vez disso a modelagem de dados por meio do machine learning. 

Além disso, o GA4 não armazena mais endereços IP, o que garante maior privacidade aos usuários. A ferramenta também oferece recursos para as empresas seguirem as regulamentações, como a LGPD, permitindo a obtenção fácil do consentimento dos usuários e a remoção de informações pessoais do banco de dados quando solicitado.

Modelo de análise baseado em eventos

No GA4, o modelo de dados é baseado em eventos, ao contrário do modelo baseado em hits do Universal Analytics. Isso significa que cada interação do usuário no site, como cliques, rolagens e downloads, é tratada como um evento separado. Alguns eventos são coletados automaticamente, enquanto outros mais específicos precisam ser configurados na propriedade do Google Analytics.

Novas métricas

O GA4 também trouxe novas métricas para compreender de forma mais assertiva a jornada dos usuários. São elas:  

  • Sessões engajadas: que permite a contagem de sessões que duram mais de 10 segundos com o site ou app aberto em primeiro plano. Nesse caso, elas não são contadas se o usuário sair antes disso, mas também não serão consideradas rejeições.
  • Sessões engajadas por usuário: é a média de sessões em que cada usuário se envolve. Elas são calculadas dividindo o número total de sessões pelo número total de usuários.
  • Tempo médio de engajamento: como o próprio nome sugere, ela mede o tempo que o aplicativo ou site fica em primeiro plano no navegador, ou celular do usuário. 
  • Taxa de Engajamento: é a porcentagem de sessões que interagem. Seu cálculo divide as sessões com interação pelo total de sessões. Dessa forma, a interação é definida como sessões com mais de 10 segundos com o site ou app aberto em primeiro plano.

Qual a principal diferença entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4?

A mudança mais significativa entre as duas versões do Google está no modelo da coleta de dados. No Universal Analytics, tudo é organizado em torno de sessões, que consistem em vários tipos de hits, em outras palavras, são os dados registrados em cada interação com o site. 

A maioria dos dados é enviada na forma de hits de visualização de página e eventos, com algumas transações de comércio eletrônico enviadas como hits de transação. 

Já no GA4, todos os dados seguem o modelo do Firebase na forma de eventos. Ou seja, cada evento é determinado por um parâmetro especifico, complementado por parâmetros adicionais para descrever o evento.

Para ficar mais claro: no Google Analytics 4, o jeito como os dados são organizados é mais flexível. Isso significa que cada detalhe que é enviado pode ter um papel mais claro e importante. 

Por exemplo, no Universal Analytics, para entender o que uma ação de evento significa, você normalmente precisa da categoria de evento.  Mas no GA4, um detalhe como “tipo de lead” já é muito descritivo por si só, facilitando a análise e entendimento. 

Como configurar o GA4: passo a passo simples e prático

Agora que você está por dentro das principais mudanças do Google Analytics 4, vamos aprender como configurar sua conta no GA4 para aproveitar todas essas inovações:

  1. Acesse o site do Google Analytics e faça login com sua conta do Google. Se você não tiver uma conta, pode criar uma gratuitamente. 
  1. No painel de administração, clique em “Criar Propriedade” e escolha a opção do Google Analytics 4. Insira os detalhes da sua propriedade, como o nome do seu site ou aplicativo, e selecione as configurações adequadas para fuso-horário e moeda.
  2. Aceite os termos de serviço do Google Analytics para garantir conformidade com as regras de privacidade dos dados.
  1. Configure o fluxo de dados escolhendo entre “Web” ou “App”, dependendo de onde deseja coletar os dados das suas análises.
  1. Em seguida, adicione o nome do seu fluxo de dados e clique em criar para receber seu código de acompanhamento ou ID da tag.
  1. Com o código em mãos, adicione ele em seu site ou aplicativo para começar a rastrear as interações dos usuários.
  1. Confira se os dados estão sendo recebidos acessando os relatórios em tempo real dentro da plataforma GA4.
  1. Faça ajustes conforme necessário, definindo parâmetros adicionais e preferências para análise avançada.
  1. Por fim, explore a seção de eventos para configurar tagueamentos personalizados que monitoram comportamentos específicos dos usuários, caso seja necessário.

Ao seguir esses passos, você vai conseguir configurar o GA4 de forma simples e rápida!

Qual é a importância do GA4 para o marketing?

Que o GA4 desempenha um papel importante no marketing, você já sabe. Afinal, ele fornece uma variedade de recursos e integrações que ajudam a compreender melhor o comportamento dos usuários e aperfeiçoarem suas estratégias da área. 

Mas, quais são de fatos as vantagens que a ferramenta oferece?

O GA4 permite uma análise personalizada de eventos específicos definidos de acordo com a estratégia de marketing, fornecendo insights detalhados sobre as ações dos usuários no site ou aplicativo, incluindo o fluxo entre os eventos. 

Ao combinar dados de aplicativos e web em um único relatório, proporciona uma visão abrangente do comportamento do usuário em diferentes plataformas. Os relatórios também mais são intuitivos e oferecem visualizações claras sobre as etapas do funil de conversão, permitindo a identificação de gargalos e a tomada de medidas para melhorar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão.

Além disso, o GA4, como já citamos, oferece recursos de privacidade para gerenciar e controlar a coleta e uso de dados. Isso incluir notificações de consentimento, anonimização de IP, restrição de compartilhamento de dados, exclusão de dados e configuração de retenção personalizada.

E falando em marketing, qual é a importância do GA4 no marketing B2B?

Como sabemos, o marketing B2B desempenha um papel importante na cadeia de suprimentos e é um investimento essencial para expandir vendas e conquistar novos clientes. Nesse cenário, o GA4, surge como uma ferramenta extra para alcançar esses objetivos na competitividade desse tipo de atuação.

Com um foco centrado no consumidor, o Google Analytics 4 traz um impacto significativo para o setor. Uma das mudanças destacadas anteriormente é a introdução de análises preditivas, que permitem identificar clientes com potencial para gerar receita adicional para sua empresa. 

Isso representa uma vantagem única para o marketing B2B, já que permite direcionar esforços para leads mais promissores, aumentando as chances de conversão. Com a melhora na análise de eventos, o GA4 se torna ainda mais útil para mapear a jornada do cliente B2B. 

O motivo? Agora é possível segmentar todos os eventos de conversão, facilitando a construção de funis de vendas mais precisos e a identificação do estágio exato da jornada de compra em que cada cliente se encontra. Assim, fica mais simples definir estratégias ideais para nutrir leads e conduzi-los ao fechamento de negócios.

Por último, mas não menos importante!

O GA4 oferece recursos avançados para otimizar campanhas de tráfego pago. Com a integração com o Google Ads, é possível obter insights valiosos sobre o desempenho das suas campanhas, identificar os segmentos de público-alvo mais eficazes e ajustar as estratégias para maximizar o retorno sobre o investimento.

Ou seja, ele é o aliado perfeito. E para aproveitar o melhor que a ferramenta tem para oferecer, é essencial contar com um time especialista.

E de marketing B2B a gente entende!

A Raised é uma agência de marketing especializada em comunicação B2B. Sabemos das dificuldades que as empresas enfrentam na hora de traçar estratégias assertivas para esse tipo de público. 

Por isso, atuamos em diferentes frentes para atender às principais necessidades da sua empresa e impulsionar o sucesso dela. Criamos estratégias que realmente agregam valor à sua marca, quer saber como? Dá uma olhadinha nesses cases aqui. E não é só isso! Aqui vamos muito além do básico. Fazemos questão de estar presentes do planejamento, criação até a execução das estratégias. Marque uma conversa com a gente para entender tudo o que podemos fazer pelo seu negócio.

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