O que é Identidade Visual e por que ela é tão importante para uma marca?

Dizem que “a primeira impressão é a que fica”, e eu te mostro o porquê esse ditado é verídico, principalmente dentro de uma identidade visual. Quando você pensa nas cores amarelo e vermelho, qual a primeira coisa que vem a sua mente? E nas cores vermelho e branco? E se eu citar uma maçã neste contexto, o que você lembra?

Se você pensou em Mc Donald’s, Coca-Cola e Apple respectivamente, então essa é a prova de que uma marca bem construída pode grudar na mente do público.

Quer descobrir o que é uma identidade visual bem feita, e como ela pode ajudar na estratégia do seu negócio? Continue a leitura, vou te contar tudo sobre o assunto!

Mas afinal, o que é uma identidade visual?

Para entender melhor sua importância, é preciso saber o conceito. A Identidade Visual é um conjunto de elementos visuais e gráficos, como imagens, símbolos, tipografia, logos e cores que apresentam uma marca para o público. 

Agora um exemplo prático: imagine que você tem um amigo que está sempre com o mesmo boné, e todo mundo comenta “esse boné é a marca registrada do Fulano”, e toda vez que você vê esse boné na rua, automaticamente se lembra dele. Esse acessório faz parte da identidade visual do seu amigo, por exemplo.

Alina Wheeler, especialista em gestão de marca, fez a seguinte definição: “A identidade visual é tangível e faz um apelo para os sentidos. Você pode vê-la, tocá-la, agarrá-la, ouvi-la, observá-la se mover. A identidade da marca alimenta o reconhecimento, amplia a diferenciação e torna grandes ideias e significados mais acessíveis”.

Então resumindo, o objetivo de uma identidade visual é passar a essência da marca para o público. Além disso, ela é capaz de ativar emoções, gerar conexão com o consumidor e fazê-lo reconhecer uma marca em qualquer lugar, influenciando também em sua decisão de compra.

Logo, Identidade Visual, Marca e Branding: qual a diferença?

Muitas pessoas podem confundir o conceito de marca, identidade visual e branding, que apesar de terem pontos em comum, são coisas diferentes. Mas então o que é cada um?

  • Logotipo

Um logotipo é basicamente o símbolo ou imagem que representa uma empresa, marca ou produto. É como uma assinatura visual que identifica algo específico. Eles são projetados para serem memoráveis e distinguíveis, ajudando as pessoas a reconhecerem e se lembrarem da empresa ou marca.

  •  Identidade Visual

Como já vimos antes, a identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que apresentam uma marca para o público. A criação de uma identidade visual não envolve somente o setor de design, mas também precisa da colaboração de um time completo, começando com o atendimento, que deve criar um briefing bem detalhado, passando pelo planejamento, que irá realizar uma pesquisa aprofundada e validará as informações do briefing, até chegar nos times de criação, onde redação e design trabalham juntos. Todos precisam estar em sincronia para criar propostas bem alinhadas para que a marca tenha uma personalidade e visual marcante, afim de gerar interesse nos consumidores. 

  • Marca

A marca, segundo o Sebrae, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços. Em outras palavras, podemos dizer que a marca é uma representação figurada e intangível de um produto ou serviço.

Agora pense na marca Nike. O famoso swoosh (aquele “check” estilizado) é mais do que apenas um símbolo – ele representa as ideias relacionadas a esportes, determinação e sucesso. Essas associações emocionais são o que tornam a marca Nike tão forte e reconhecida em todo o mundo.

Então, quando um logotipo consegue evocar sentimentos, valores e significados que conectam emocionalmente com seu público-alvo, ele se transforma em uma marca que vai além da simples identificação visual, se tornando uma poderosa ferramenta de fidelização de clientes.

É comum que confundam marca e logomarca, sendo que logomarca é um termo errado utilizado para se referir ao logotipo, que é utilizado no contexto do design.

  • Branding

O Branding se refere à parte estratégica e da gestão de marca, envolvendo as ações que irão definir a personalidade do negócio e sua reputação no mercado, seus valores e qual essência ela quer passar para o público, tanto no aspecto emocional, quanto no visual. 

Um bom branding depende também das ações internas, como por exemplo: ações de endomarketing, produção de conteúdo, materiais de apoio e a cultura da empresa. O branding começa de dentro pra fora, ele vai além do design. É estratégico e contempla diversas áreas da comunicação e do marketing, depende também do quanto você conhece sua empresa, e de sua autenticidade e transparência, tanto com o público, quanto com a sua equipe interna.

O que faz parte de uma Identidade Visual?

Agora vamos dar uma olhada nos elementos que compõem a identidade visual:

Logotipo

O logotipo, ou logo, é um produto gráfico feito por um designer, que pode ser definido como a imagem da marca. É a forma de representação do nome de uma empresa com um tipo de letra ou um símbolo característico. Ótimos exemplos de logos de sucesso são o da Coca-Cola, Volkswagen, Mastercard, Nubank, Mc Donald’s e Apple.

Além de ser a imagem da marca, um logotipo desempenha um papel crucial na comunicação visual e na identidade de uma empresa. Ao criar um logotipo, os designers não apenas buscam criar uma representação visual, mas também mergulham em um processo semiótico. Isso envolve a compreensão dos símbolos, significados e associações culturais que podem estar ligados ao design e ao conceito da marca.

Ao explorar o inconsciente coletivo e os elementos culturais, os designers podem criar logotipos que vão além do simples reconhecimento visual. Eles buscam amarrar significados aos elementos do logotipo, de modo que ele possa captar a atenção do público-alvo e gerar reconhecimento instantâneo da marca.

Um logotipo bem projetado não apenas comunica o nome da empresa, mas também transmite sua personalidade, valores e missão de uma forma visualmente impactante. Ele se torna uma ferramenta poderosa de comunicação e diferenciação em um mercado cada vez mais competitivo, ajudando as empresas a se destacarem e a estabelecerem conexões emocionais com seu público.

Tipografia

A tipografia é o conjunto de fontes que o designer escolhe para compor a identidade de uma marca. Elas devem ter um equilíbrio visual e serem flexíveis para o uso em materiais digitais e impressos.

Alguns exemplos de tipografia são:

  • Serif: Caracterizadas por pequenos traços adicionados às extremidades das letras, as serifas. Elas transmitem uma sensação de formalidade e tradição, são indicadas para textos corridos pois facilitam a leitura. Exemplos incluem Times New Roman e Georgia.
  • Sans-serif: Ao contrário das serifadas, as fontes sans-serif não possuem as serifas, o que as torna mais limpas e modernas. Exemplos incluem Arial, Helvetica e Calibri.
  • Script: Essas fontes imitam a caligrafia manual, com letras que se conectam e têm um fluxo fluido, são conhecidas popularmente como “letra de mão”. Exemplos incluem Brush Script e Pacifico.
  • Monoespaçadas: Cada caractere tem a mesma largura, o que as torna ideais para codificação, como em editores de texto ou programação, onde a formatação precisa ser precisa e uniforme. Exemplos incluem Courier e Consolas.

Cores

Uma paleta de cores é essencial para qualquer marca, por isso é importante ter conhecimento sobre a Teoria das Cores. Isso pode te ajudar a entender  como cada cor pode impactar e transmitir uma mensagem para o consumidor.

As cores podem ser categorizadas de várias maneiras, mas uma das formas mais comuns é dividir o círculo cromático em três grupos principais: cores primárias, secundárias e terciárias.

  • Cores Primárias: São cores puras que não podem ser criadas pela mistura de outras cores. As cores primárias tradicionais são vermelho, azul e amarelo.
  • Cores Secundárias: São obtidas pela mistura equilibrada de duas cores primárias adjacentes no círculo cromático. As cores secundárias são verde (amarelo + azul), laranja (vermelho + amarelo) e violeta (vermelho + azul).
  • Cores Terciárias: São cores obtidas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária adjacente. Por exemplo, amarelo-limão (amarelo + verde), vermelho-laranja (vermelho + laranja) e azul-violeta (azul + violeta).

Quanto à combinação de cores, existem várias técnicas e teorias que podem ser usadas. Aqui estão algumas das mais comuns:

  • Cores Complementares: Cores que estão diretamente opostas no círculo cromático. Quando combinadas, elas criam um forte contraste. Por exemplo, vermelho e verde, azul e laranja, amarelo e violeta.
  • Cores Análogas: Cores que estão próximas umas das outras no círculo cromático. Elas geralmente se complementam bem e criam sensação de harmonia. Por exemplo, azul, azul-violeta e violeta.
  • Cores Triádicas: Três cores igualmente espaçadas no círculo cromático. Essas combinações geralmente resultam em esquemas de cores vibrantes e equilibrados. Por exemplo, vermelho, amarelo e azul.
  • Cores Compostas: Uma cor primária combinada com as duas cores secundárias que são feitas a partir das outras duas cores primárias. Essas combinações criam uma paleta de cores variada e interessante.

Formas

As formas também causam impacto no público, aqui estão alguns exemplos das mensagens que ela podem transmitir: 

  • Círculo: união, amizade, relacionamentos
  • Triângulo: inspiração, equilíbrio, suporte, poder
  • Quadrado: firmeza, estabilidade
  • Linhas Horizontais: tranquilidade, calma 
  • Linhas Verticais: superioridade

Onde a Identidade Visual pode ser aplicada?

A identidade visual se torna um meio de divulgação de uma marca, portanto ela pode ser aplicada em diferentes mídias on e off, ou seja, mídias online e mídias físicas/impressas. Aqui estão alguns exemplos:

Mídia on:

  • Site
  • Redes Sociais
  • Blogs
  • Banners
  • Email Marketing
  • Anúncios

Mídia off:

  • Produtos (rótulo e embalagem, e até mesmo no design do produto)
  • Panfletos
  • Cartões de visita
  • Materiais de escritório
  • Ações de pontos de vendas
  • Banner e totens nas ruas

Qual a importância da Identidade Visual para uma marca?

Uma identidade visual bem estruturada e com propósito definido pode gerar reconhecimento, atribuir valor, alavancar as vendas de uma empresa, atrair cada vez mais novos clientes e virar referência no mercado.

Basta ver os exemplos já citados neste texto. É impossível não lembrar do Nubank ao ver aquele tom de roxo característico deles. Isso é resultado de anos investido no desenvolvimento de uma identidade visual e um branding coerente e com propósito.

Outro exemplo muito simples: quando você vai ao supermercado e vê uma prateleira de produtos, qual é o primeiro a te chamar atenção? É aquele com o visual da embalagem mais bonito, certo? Ele pode nem ser o produto mais barato, mas você vai querer levá-lo para casa apenas por conta de sua originalidade. 

Além disso, no mundo digital em que vivemos, onde os consumidores são impactados com dezenas de marcas a todo momento, fazer a distinção com o uso da identidade visual é algo muito positivo e poderoso para as empresas, e fará com que o consumidor se lembre primeiramente da sua marca quando precisar comprar algo específico. 

Como ter uma identidade visual de sucesso

Separei 4 tópicos que podem ajudar na busca de uma identidade visual bem feita e que trarão ótimos resultados para sua empresa.

1 – Conheça seu público alvo

É importante saber para quem você quer vender seu produto ou serviço. Conhecer seu público te fará designar uma estratégia mais específica e direcionada para o desenvolvimento da identidade do seu negócio.

2 – Arquétipo da marca

Já reparou que ultimamente grandes empresas estão cada vez mais presentes nas redes sociais criando campanhas que “conversam” diretamente com o público? Isso tem tudo a ver com os arquétipos.

O arquétipo da marca refere-se a uma estratégia de branding que associa uma marca a um arquétipo universalmente reconhecido na psicologia humana. Os arquétipos são modelos ou padrões de comportamento, personalidade e características que são comuns em diferentes culturas e ao longo da história da humanidade.

Ao identificar e incorporar um arquétipo em sua estratégia de marca, uma empresa pode aproveitar associações universais para criar uma conexão emocional com seu público-alvo. Por exemplo, alguns arquétipos comuns incluem o Herói, o Sábio, o Amante, o Fora da Lei, o Criador, entre outros.

Se a sua marca é direcionada ao público jovem, por exemplo, você precisa adotar uma personalidade que combine com essa nova geração, tanto no aspecto da comunicação verbal, quanto na visual. Exemplos de arquétipos que combinam com essa descrição são o Fora da Lei e O Inocente.

As cores, os símbolos e a tipografia ajudam a definir uma personalidade para a sua marca, gerando mais empatia com os consumidores.

3 – Tenha uma paleta de cores bem definida

Como eu já disse milhões de vezes aqui, é de extrema importância ter uma paleta de cores bem definida, pois cada cor nos impacta de uma maneira diferente. E é preciso saber combiná-las para que a mensagem que você deseja transmitir com a sua marca seja passada corretamente.

4 – Crie um logotipo marcante

E por último, mas NEM DE LONGE o menos importante, crie um logotipo marcante, porque ele será – literalmente – a cara do seu negócio, é a alma da identidade visual.


O logo deve transmitir a sensação que sua marca quer passar a primeira vista, deve contar com uma ou mais tipografias que combinem entre si, uma paleta de cores equilibrada, um símbolo ou uma forma que faça sentido para o seu negócio e seus clientes, e o mais importante, deve ser certeiro para permanecer na cabeça dos consumidores. Caso contrário não gerará interesse, reconhecimento e pertencimento.


Ok, fiz uma identidade visual forte, que conversa com os valores e visão da minha marca, com elementos certeiros que ficarão grudados na cabeça do público… qual o próximo passo?

É hora de levar a sua identidade visual para os canais de comunicação que façam sentido com a estratégia da empresa. As redes sociais, por exemplo, vêm ganhando cada vez mais força na comunicação, e é o modo mais rápido e efetivo de se comunicar com o público. É importante que sua empresa marque presença e interaja com os clientes.

Além disso, os anúncios são extremamente importantes para dar visibilidade e atrair pessoas para a sua marca, em diversos veículos de comunicação.

Aqui na Raised, não só construímos uma identidade visual exclusiva e inovadora para sua marca, mas também elaboramos identidades para campanhas específicas. Além disso, oferecemos suporte na veiculação dessas campanhas nos principais meios de comunicação digital, como redes sociais, sites, blogs e email marketing, garantindo o sucesso de sua marca e o alcance dos resultados esperados.Quer criar uma identidade visual de sucesso, mas não sabe por onde começar? Entre em contato com a Raised, nós te ajudamos do início ao fim, é só clicar aqui.

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