Marketing de Conteúdo: conheça do zero e aprenda a utilizar em seus negócios

Vai por mim, o marketing de conteúdo logo aparece indiretamente quando você entra no ramo da comunicação. A partir daí, é normal perceber que algumas das coisas que mais esnobava, são ferramentas que podem ser muito úteis para otimizar o seu tempo e acelerar os resultados! E eu não estou falando isso com o intuito de vender cursos de Marketing Digital, não.

Aqui quem fala é a Victória, mas na Raised e na vida me chamam de Vic. Sou estudante de jornalismo e aventureira no mundo do marketing e da publicidade. Olha eu aqui, trabalhando como redatora e produzindo conteúdos comerciais e  institucionais junto a equipe. A atividade de hoje? Explicar sobre marketing de conteúdo de forma “desenrolada”, afinal um bom conteúdo não precisa ser difícil!

E para que ninguém se perca, vamos aprender por tópicos para facilitar o seu entendimento (e o meu). Vamos lá?

O que é Marketing de Conteúdo?

A gente sabe que são infinitos os termos ligados ao Marketing, não é mesmo? Mas, e se eu te falar que no caso do marketing de conteúdo não é tão complicado assim? 

Isso porque o marketing de conteúdo é o Marketing geral que conhecemos, com o adicional de se ter a palavra “conteúdo”, fazendo alusão ao fato de que todo conteúdo pode ser utilizado como parte de uma estratégia de marketing. E se você duvida, busque na memória os formatos que você conhece como disseminadores de marcas. Muitos foram os formatos que vieram à sua mente, certo? Mas na lista abaixo a gente separou alguns:

  • Textos
  • Vídeos
  • E-Books
  • Postagens em Redes Sociais

Todos os formatos são utilizados de forma equilibrada e “natural”. Até porque, o marketing de conteúdo tem como objetivo divulgar um determinado produto ou serviço de maneira orgânica e espontânea. 

Por exemplo, vamos imaginar que você tenha uma empresa de borrachas escolares. No marketing de conteúdo o seu principal objetivo é falar sobre o seu produto, sem falar especificamente sobre eles. Ou seja, você terá que falar sobre os problemas que não ter uma borracha para apagar os erros ortográficos causa no aprendizado das crianças.

Dessa forma, você apresenta um problema ou contexto no qual o seu produto estará inserido como parte da solução de forma implícita. Entretanto, é comum que em postagens nas redes sociais, por exemplo, as empresas façam uma pequena chamada para o site onde os clientes interessados possam ter mais informações sobre os produtos e/ou serviços fornecidos.

Na dúvida, lembre de marketing de conteúdo como engajamento, mas um engajamento orgânico construído de forma natural, ou seja, sem que o conteúdo seja uma “venda” escancarada! O marketing de conteúdo é pensado e arquitetado visando o crescimento de sua rede de contatos, direcionando atenção tanto aos seus clientes quanto aos futuros clientes que você deseja obter.

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

Como falado anteriormente, a magia do marketing de conteúdo está na forma em que o público é conquistado espontaneamente. Mas como ocorre essa cativação do cliente por determinado produto, serviço e/ou marca?

Tudo começa no planejamento, assim como aqui na Raised! 

Sim, organizar todas as informações e objetivos que você tem é importante. Basta pensar da  seguinte maneira: uma casa não é construída sem uma boa fundação. Sem um projeto realizado por um arquiteto competente, sua casa pode até ser finalizada, mas você não terá nenhuma garantia de que a construção final irá te agradar.

Quando o assunto é marketing, não é diferente. Uma empresa pode ter uma imagem superficial de sucesso e, simultaneamente, não possuir perspectiva de crescimento futuro, por exemplo. 

Organização de prioridades e investimento em uma boa equipe é fundamental 

Ah, mas eu não quero gastar com marketing agora, Vic. O que eu faço nesses casos? 

Sabemos que é fácil falar “Ah, mas não é gasto. É investimento”. Mas isso é 100% real. Ao optar por ingressar na construção (ou reconstrução) da sua marca, é necessário se ter no radar um orçamento que será utilizado para investir em uma equipe que cuidará da publicidade digital dos seus negócios.

Elaboração de persona

Busque ter em mente uma “persona”, ou seja, o perfil de pessoa que você deseja atingir com o seu conteúdo. Esta parte é importante e não necessariamente significa que você precise atender apenas um perfil de pessoa. É comum as empresas criarem mais de uma persona que será utilizada a depender do estilo de postagem e/ou produto oferecido. 

  • Arquétipo

Assim como os indivíduos possuem traços de personalidade distintos entre si, como os INFP, INFJ, INTJ, entre outros, as marcas também possuem. Durante a elaboração da persona também ocorre o nascimento da personalidade da empresa, a isso damos o nome de “arquétipo”.

Mas o que são estes arquétipos? De forma resumida, os arquétipos são personalidades diferentes que cada empresa “herda” ao analisar sua forma de trabalhar e se expressar no mundo.  Para ilustrar, vamos pensar na Disney. O mercado da The Walt Disney Company é o de entretenimento majoritariamente voltado para a fantasia, certo? Além disso, ao visitar  a  Disney, o lema deles é o de que “ninguém sai insatisfeito da Disney”, afinal não é possível sentir-se insatisfeito com um mundo mágico. Por esse motivo, o arquétipo da Disney, é o MAGO.

No total, são 12 arquétipos que categorizam as empresas e a sua irá obter o arquétipo que melhor defina a “cara” dos seus negócios, sua forma de vender, seus valores e suas metas.

  • Tom de voz

Para cada uma das personas existe um tom de voz específico, reverberando na forma com que você comunica sua marca aos outros. Sendo assim, a sua linguagem nas redes sociais deve condizer com a sua personalidade e com o que você deseja transmitir para o público.

Criação de conteúdo

Criada(s) a(s) persona(s), agora você pode começar a criar o conteúdo, que deverá estar alinhado ao planejamento inicialmente feito. Dessa forma, inicia-se o processo criativo do seu negócio, e é através dele que será construído o relacionamento com os seus clientes e os planos de expansão para os futuros clientes que você deseja agregar.

Para isso, é necessário redobrar a atenção em relação ao formato e aos pilares do seu plano de comunicação de marketing de conteúdo. Não sabe  ao certo o que são estes dois tópicos? Aqui na Raised eu aprendi algumas coisas e irei repassar.

  • Formato

O formato diz respeito à escolha de um veículo de comunicação que converse da melhor forma com a persona em questão. Por exemplo: caso seu desejo seja o de se comunicar com um público voltado mais para o campo profissional, o LinkedIn é uma opção melhor do que o Instagram e o TikTok. 

Ao passo que para se comunicar com um público mais heavy user das redes, os aplicativos citados anteriormente são bons candidatos para colocar em prática as estratégias do marketing de conteúdo, visando um formato mais moderno e dinâmico de conteúdo.

  • Pilares

Nesta etapa, você precisa reunir característica que tornam a sua empresa a melhor oferecendo o seu produto. Vejamos, é comum que alguns negócios se expandam muito rapidamente, como exemplo temos o setor alimentício. Ao abrir um restaurante, seja ele da gastronomia que for, já vão ter outros estabelecimentos competindo com você, certo?

Então o que o torna melhor? Qual é o diferencial em comer no seu restaurante? Por que eu deveria experimentar o seu prato se outros restaurantes possuem uma propaganda maior e uma imagem bastante consolidada? Ao responder os questionamentos, talvez você já entenda onde pretende chegar. 

Os quatro pilares do marketing de conteúdo são: institucional, promocional, educacional e UGC, sigla para se referir a qualquer conteúdo produzido pelo consumidor, que gere marketing gratuito para a empresa.

No caso da Raised, um de nossos pilares principais é a presença. Fazer-se presente e buscar se atualizar e se inserir no mercado de forma ativa e engajada faz a diferença no  crescimento e expansão de sua marca.  Afinal, não tem como conhecer algo que não é visto na mídia, algo que não busca trazer novidades, algo que não se move.

Distribuição

Em que ambiente a sua persona de interesse se encontra? É comum que pessoas mais velhas utilizem o e-mail de forma frequente, por exemplo, tornando o e-mail marketing uma boa forma de distribuição do conteúdo.

Se o seu intuito é atingir jovens usuários assíduos das redes sociais, seu investimento deve ser em reels, posts e stories com conteúdos mais descontraídos e dinâmicos. Tudo direcionado para um público que, na “era do TikTok”, se tornou mais visual e opta por conteúdos com menos texto.

A identificação dos seus pilares é peça-chave para que a visualização do  seu produto e/ou serviço em movimento se torne concreta. É atrelada a ela que se concretiza a arquitetura da informação. O que quero comunicar, como vou comunicar e através de quais meios eu conseguirei atingir os meus objetivos. 

Mensuração de Resultados

É através da análise de resultados que você observa quais ações e estratégias estão funcionando no marketing de conteúdo. Dessa forma você fica por dentro de onde investir mais tempo na produção.

Um método simplificado de experimentação de canais, cujo objetivo é identificar quais são os meios que mais estão dando resultados, quais merecem mais investimento e quais podem ser deixados em stand-by é o growth hacking marketing.

Através do growth é possível analisar a performance de sua empresa nos meios digitais, desenvolvendo estratégias para identificar os meios mais eficientes para expansão e alcance de resultados.

Por que o marketing de conteúdo é essencial atualmente?

Hoje somos bombardeados por todo o tipo de conteúdo, diariamente. Isso significa que o impacto de ser manter ativo é muito maior do que nos anos anteriores!

Sabe aquela famosa frase “quem não é visto não é lembrado”? O marketing de conteúdo atua no papel de relações-públicas, cuidando da sua imagem e assessorando as suas ações. Da mesma forma que aparecer muito nas redes sociais pode ser prejudicial para a imagem da sua empresa, não aparecer nada é um péssimo negócio!

Pensando nisso, através do planejamento – comentado anteriormente nos tópicos – você consegue “dosar” a sua participação no meio digital, sem desperdiçar o seu tempo em formatos que não agregam.

Marketing de conteúdo e a metodologia Inbound Marketing

Abordagens na rua, entregas invasivas de panfletos… Tudo isso faz parte das formas mais antigas de fazer marketing de determinadas marcas e produtos.

Mas a gente sabe que na era da tecnologia, quem não se adapta às novas ferramentas e metodologias fica para trás e perde espaço para a concorrência que, hoje em dia, é massiva e cresce exponencial e constantemente.

Dentre os benefícios do Inbound Marketing atrelado ao marketing de conteúdo estão:

  • A atração
  • A Conversão
  • A Venda
  • O Encanto 

Para não esquecer, pense em “atração” como o momento de chamar a atenção do seu público, o primeiro contato que eles terão com a sua marca! Tem que ser marcante e destacada em meio aos outros.

A “conversão” visa manter a “atração” do primeiro contato em alta. E como fazemos isto? Faça com que seu cliente se sinta especial! Transforme o que ele gosta e busca em conteúdo.

Passou pela “atração” e “conversão” do seu cliente? Sinta-se próximo e aproveite o elo para a “venda”. Mostre que tem a solução para os problemas do seu cliente e se destaque em meio às outras empresas.

Dentro do inbound marketing temos os seguintes meios que podem ser atrelados ao marketing de conteúdo, alavancando a sua imagem: 

Redes Sociais

O meio mais simples de entrar em contato com os seus clientes! Logo durante o esboço inicial do seu negócio, é importante investir tempo na criação de, ao menos, um perfil no Instagram para divulgação dos seus produtos e/ou serviços. O uso das redes sociais também contribui para uma comunicação mais assertiva com os clientes.

Blog

Por meio de um blog é possível falar muito mais detalhadamente sobre os seus produtos e apresenta mais efetivamente algum serviço.

E-Book

O e-book como estratégia de marketing de conteúdo surgiu como uma evolução dos blogs. Por trazer de forma mais objetiva conteúdos referentes a um serviço determinado ou a diferentes produtos, por exemplo. Nele contém mais ilustrações, imagens e até valores de alguns produtos oferecidos pela empresa.

Além desses, existem outras formas de marketing de conteúdo direto como: 

  • Mala direta;
  • Telemarketing;
  • E-mail Marketing;
  • Televendas;
  • Ações de marketing personalizadas;

Marketing de Conteúdo: Benefícios e conclusão

Para finalizar, eu trouxe alguns dos benefícios do marketing de conteúdo para o sue negócio. E não importa se ele é recente ou já está velho no mercado, nunca é tarde para se reinventar! Confira o porquê você precisa destas estratégias e aproveite os resultados:

  • Melhora no rankeamento de seu conteúdo no Google;
  • Educar e cativar clientes;
  • Aumentar a quantidade e qualidade de leads;
  • Adquirir clientes fiéis;
  • Criar um bom relacionamento com o seu público;
  • Construir autoridade naquele meio;
  • Vender para quem já conhece o seu conteúdo.

Quando o assunto é se reinventar: olha o exemplo da Raised, por exemplo! Antes de eu chegar por aqui como estagiária, a Raised era Insight! Mas assim como o tempo não para, a Insight evoluiu por estar em constante processo de evolução. 

Por ora, chegamos ao fim! O objetivo concretizado do marketing de conteúdo: o “encanto”. Parabéns! Depois da sua dedicação constante e construção diária na jornada do marketing de conteúdo, você chegou ao seu destino e fidelizou seus clientes de maneira espontânea. A partir de agora, continue trabalhando para manutenção da imagem do seu negócio no ambiente digital!

E conte com a Raised para te auxiliar durante todo o processo. Nossa equipe constitui uma das melhores agências do ABC em marketing de conteúdo, auxiliando desde o planejamento até a divulgação.

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