Reels – O que é importante saber sobre essa função do Instagram?

Saiba como usar o Reels, o recurso de vídeo mais querido do Instagram pode alavancar o seu engajamento!

Se você é um fã das redes sociais, com certeza já ouviu falar no Reels do Instagram, certo? Bom, até se você se não for um dos grandes adeptos do aplicativo, sem dúvidas, já ouviu falar sobre ele ou, pelo menos, já viu algum dos seus vídeos. 

E não é por menos! Afinal, o Reels é um dos recursos de vídeos curtos (ou nem tanto) mais usados em todo o mundo. A cada dia que se passa, ele ganha mais espaço com muitas novidades e, claro, com as queridas atualizações da plataforma. 

Quer entender mais sobre o que eu estou falando? Então continua aqui comigo! Este artigo foi escrito para todo mundo: para quem não sabe do que estamos falando e para quem já sabe, mas deseja se aprofundar e aprender mais sobre o tema!

O que é Reels?

Lançado em 2020 para competir com o famoso “app vizinho”, conhecido também como Tik Tok, o Reels é um recurso de vídeo muito utilizado pelos criadores de conteúdo disponível no Instagram. 

Com ele você pode criar ou importar vídeos curtos, usando músicas em alta, áudios originais e os amados filtros. 

Antes da chegada do Tik Tok, o Instagram já possuía uma ferramenta semelhante ao Reels, ela era conhecida como “Cenas” e serviu de base para o recurso mais querido do momento. 

Bem lá no começo os vídeos continham até 30 segundos de duração, mas ao longo do tempo e com as atualizações esse tempo passou a ser de 15 a 90 segundos (por enquanto!). Basicamente, o Reels é mais longo que os stories e mais curto que o extinto IGTV. (RIP)

Nesse recurso atual, os usuários têm mais opções e liberdade na hora de escolher onde querem compartilhar o seu Reels. Como assim? 

Bom, eles podem decidir se desejam publicar apenas nos stories, no direct ou no feed do perfil. Sendo que nessa última opção ele pode ficar visível na primeira página, aquela que aparece na hora que você vai no seu perfil, ou apenas na página de Reels. 

Além disso, com as recentes atualizações é possível ampliar, cortar e rodar os vídeos diretamente no Instagram, incluindo efeitos exclusivos do recurso. 

Dessa forma, se o usuário começar do zero, ou seja, se você for gravar direto pelo Instagram, deve fazer os ajustes necessários, aplicar os filtros e inserir músicas para viralizar reels ou usar os áudios disponíveis na plataforma. 

Neste cenário, o tempo estimado para a criação de uma publicação de Reels é de cerca de 20 minutos. Mas, é claro que tudo vai depender do conteúdo.

Agora, se você já estiver com tudo pronto e precisar fazer apenas os ajustes finais, esse tempo diminui para menos de 10 minutos. 

Postar um vídeo do Reels é bem simples! Olha só:

Passo a passo para gravar reels

Passo a passo para quem vai gravar o vídeo diretamente no recurso de Reels:

  1. Abra o aplicativo do Instagram no seu celular, caso não tenha – o que é improvável – é preciso baixá-lo pela sua loja de aplicativos;
  1. Clique no sinal de + na página inicial ou no seu feed;
  1. Selecione a opção “Vídeo do Reels” ou apenas “Reel”. A forma como aparece pode mudar conforme o sistema operacional do seu celular, mas a função é a mesma;
  1. Faça os ajustes necessários – Escolha o filtro e a duração do vídeo, pode ser 15, 30, 60 ou 90 segundos. Você também pode escolher a velocidade da gravação, o áudio e layout. 
  1. Se você não usar um vídeo já pronto, pode gravar diretamente pelo Instagram. Você pode escolher  modelo de Reels, com base na biblioteca da própria plataforma ou então, apenas toque no botão de gravação para começar e depois toque nele de novo para finalizar. Você pode fazer uma sequência de várias capturas de pequenas cenas;
  1. Depois, clique em “Avançar” e faça os ajustes finais. Nesse momento, você pode ver como ficou o seu vídeo, adicionar figurinhas e textos, remover o som de fundo, colocar legenda automática e adicionar uma música em alta ou áudio original e consegue baixar o seu vídeo pronto;
  1. Por fim, é só clicar em “Avançar” novamente, definir a capa do Reels e se ele vai ou não aparecer no seu feed. Se quiser pode marcar algumas pessoas, colocar a sua localização e adicionar uma legenda.
  1. Agora é só compartilhar!

Para quem vai postar o Reels com um vídeo já gravado deve seguir quase todos os passos citados acima, com exceção dos passos de número 4 e 5. Nesse caso, depois de abrir o aplicativo e selecionar “Vídeo de Reels” a pessoa deve:

  • Clicar na caixinha de galeria, que fica no canto inferior da tela e selecionar o vídeo que será usado. 
  • Depois disso, fazer os ajustes que são indicados nos passos 6, 7 e 8.

Quais são os recursos do Reels?

Para otimizar a produção dos vídeos, o Instagram disponibiliza alguns recursos especiais para a criação de Reels, entre eles estão:

  • Áudios: podem ser selecionados na biblioteca da plataforma, você pode encontrar músicas em alta, dublagens e desafios;
  • Speed: funcionalidade que permite fazer o controle da velocidade do vídeo, reduzindo em até 4x ou acelerando em até 5x;
  • Efeitos: basicamente são os mesmos dos filtros utilizados dos Stories, que podem ser da própria plataforma ou então de criadores de conteúdo;
  • Timer: é o temporizador, importante para quem vai gravar os vídeos e não consegue segurar o botão para gravar, como você já viu, ele vai de 15 a 90 segundos;
  • Align: é uma função que ajuda a melhorar o enquadramento, ela é liberada logo após gravar algum vídeo. 
  • Remix: é o recurso que permite os usuários gravarem vídeos em dueto. Sabe aqueles vídeos em que a tela está dividida em duas partes? Uma com o conteúdo original e a outra com uma cópia, geralmente uma dublagem? Pois bem! Isso é um remix. 

Utilizando esses recursos do Reels, o seu conteúdo produzido vai ficar ainda mais atrativo e interativo para a audiência e você nem precisa seguir fórmula de guru para isso.

Vantagens dessa função

Quem trabalha com as redes sociais sabe que o Reels do Instagram é muito mais do que um recurso de vídeo curto, ele é uma ferramenta fundamental para auxiliar nas estratégias de marca.

Para ter uma ideia da importância do recurso: segundo o Instagram, o Reels registra mais de 140 bilhões de visualizações diárias!

E ainda de acordo com uma pesquisa realizada pela Emplifi, esse formato de conteúdo apresenta um engajamento 40% superior a outros tipos de postagens, explicando o crescente apelo entre marcas e usuários.

A popularidade dos Instagram Reels é evidenciada pela sua característica “viciante”, conforme constatado pela OpinionBox. De acordo com a empresa de experiência do cliente, 65% dos entrevistados afirmaram que, uma vez iniciada a visualização, acabam consumindo vários outros Reels em sequência.

Para aqueles que se sentem atrasados por não terem produzido esse tipo de conteúdo, há uma boa notícia: apenas 7,5% das postagens na plataforma são focadas nesse formato, conforme revelado pela Emplifi. Portanto, mesmo em uma rede social tão difundida, existe um considerável potencial ainda não explorado.

Alé, disso, existem inúmeras vantagens que fazem dele o queridinho dos influenciadores, entre elas podemos citar:

  • Maior alcance ↔

Os algoritmos da plataforma trabalham para que a funcionalidade atinja cada vez mais usuários, apesar disso ser questionado muitas vezes rs;

  • Destaque 🤩

Quando o conteúdo é considerado interessante para os algoritmos, ele é enviado para a aba “explorar”. Assim, o Reels que vai parar nesta seção é destacado como um conteúdo relevante para os outros usuários;

  • Conexão e visibilidade 🔄

Na maioria das vezes os Reels são feitos com base em trends, ou seja, as famosas tendências da internet. E isso é ótimo para atrair visibilidade e gerar conexão com o público, já que as pessoas priorizam marcas e conteúdos que agregam valor, principalmente se isso for repassado de forma natural e descontraída, como é a proposta do Reels;

  • Parcerias 🤝

Sim, o recurso de vídeo do Instagram é um grande potencializador para quem deseja fechar parcerias com os influenciadores digitais. Por ser o preferido desses profissionais, o Reels acaba se tornando uma ferramenta importante para conseguir e, claro, fechar parcerias. 

  • Engajamento 🚀

Por ser feito de conteúdos rápidos e criativos, que atraem muitos compartilhamentos, comentários e salvamentos,  os Reels geram engajamento automaticamente e, quando menos esperamos, se tornam virais.

  • Monetização 💰

Sim, pelo que dizem por aí, a plataforma do Instagram vai pagar os criadores de conteúdo pelos seus vídeos gravados no Reels. Pois é, isso vai acontecer por conta de um programa chamado Reels Summer Bonus, da Meta, que ainda está em fase de testes e é considerado uma campanha temporária. 

Ela consiste em pagar os usuários de acordo com o desempenho de cada um na plataforma. Para isso serão considerados os comentários, curtidas, salvamentos e compartilhamentos. Ou seja, quanto mais visualizações e interações o Reels tiver, maiores serão os lucros. Olha só os valores em dólar, que foram informados até o momento:

  • 50 mil visualizações = U$ 125;
  • 150 mil visualizações = U$ 375;
  • 200 mil visualizações = U$ 500.

Mas calma, não se anime! Tenho duas informações importantes para te dar: 

Um: apenas vídeos com mais de 50 mil visualizações serão monetizados e número dois: o sistema de pagamentos ainda não está disponível no Brasil (por enquanto). 

Dicas para potencializar os seus resultados

Bom, a verdade é que ~infelizmente~ não existe fórmula mágica para se destacar no meio de tantos outros e nem garantir que o seu Reels vai viralizar. Apesar de muita gente por aí dizer que sim rs. Mas, existem algumas coisas que podem facilitar a chegada até o topo. 

1. Prepare um roteiro antes de gravar os vídeos

Pode parecer óbvio, mas criar um bom roteiro antes de começar a gravar o Reels é essencial. Isso vai te fazer ter mais controle do que você irá apresentar, incluindo o tempo de duração e a quantidade de informações que serão exibidas. Como resultado, você se aproxima da sua audiência e entrega conteúdo de valor. 

2. Realize os desafios presentes no Reels

Os desafios são muito comuns na plataforma, é uma forma de tornar o conteúdo ainda mais atrativo e em destaque para a audiência. Quando você faz os desafios propostos pelo Reels, você aumenta a possibilidade de mais visualizações. 

3. Fique de olho nas tendências

Sim, acompanhar as tendências e novidades é muito importante. Para isso, você pode acompanhar e observar o que os seus concorrentes estão fazendo, como eles estão utilizando a plataforma, escolhendo a música para viralizar Reels e os recursos disponíveis. 

Assim, você se mantém atualizado e aumenta as suas chances de visualização. 

4. Utilize hashtags

As hashtags já foram consideradas essenciais para os algoritmos, há quem diga que hoje em dia elas não são tão necessárias. Mas, o poder delas é inegável, afinal, utilizar palavras-chave pertinentes ao tema do vídeo potencializar suas chances de visualização. 

As hashtags ajudam os vídeos a aparecerem com maior frequência, gerando mais visibilidade e despertando o interesse das pessoas pela marca. 

5. Use e abuse das músicas e áudios originais

Isso vai deixar o seu vídeo mais atrativo e divertido, procure usar as músicas e áudios que estão em alta, ou até mesmo criar seus próprios áudios. Assim o seu vídeo de Reels terá mais chances de ser encontrado e recomendado pela plataforma.

6. Utilize o feed

Essa é uma ótima opção para ser notado pelos algoritmos do Instagram, então antes de publicar, habilite a opção “Publicar no feed”. Isso vai fazer com que você tenha ainda mais chances de aparecer na aba “Guia” do Instagram e ser encontrado pelos usuários. 

Vale ressaltar que o Reels não é só o preferido dos usuários, viu? Ele é o escolhido também da plataforma, o Instagram sempre vai escolher ele diante dos outros recursos disponíveis. Não esqueça disso na hora de planejar e criar seus conteúdos, ok? 

Chegamos ao final de mais um artigo do blog Agência Raised!  Mas, não fique triste! 

Espero muito que tenha gostado do tema de hoje, fique a vontade para explorar muitos outros assuntos interessantes disponíveis para você, para conferir é só clicar aqui!

Até a próxima!

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