Saiba a diferença entre UX e CX

Saiba a diferença entre UX e CX

Saiba a diferença entre UX e CX

É possível que a palavra mais utilizada no momento seja User Experience (UX). Porém, já existe um outro “X” ganhando sua importância. O Custumer Experience (CX).

Diferença entre UX e CX

Enquanto o UX é responsável por desenvolver experiências de uso de um determinado produto ou serviço, sendo eles sites, aplicativos, software, entre outros, o CX envolve uma estratégia completa de interações entre o consumidor e a organização, sempre visando à utilização dos infinitos pontos de contato.

Isso significa que, o CX se preocupa não apenas com a experiência trazida pelo produto em si, mas também com a experiência gerada através do site, aplicativo, atendimento, suporte técnico, divulgação, comunicação, entre diversas outras coisas. Isso tudo faz com que essa ferramenta está mais ligada à marca e a forma de interação que o publico tem com ela.

Na prática, a diferença entre UX e CX também existe. O UX é dedicado ao desenvolvimento de interação entre pessoas e determinados produtos, além da experiência obtida através desta interação.

Essa ferramenta possui métricas de medição, podendo quantificar as interações obtidas através das taxas de sucesso, taxas de erro, taxas de abandono, tempo para realização de tarefas, clicks, etc.

Já o CX possui uma área de execução mais ampla do que a do UX, preocupando-se com todas as interações que o consumidor tem com a marca. Esse método é analisado no decorrer da jornada de consumo.

O método tem como principal importância a experiência geral e as probabilidades de continuar a consumir o produto, serviço ou marca e realizar a recomendação do mesmo para outras pessoas, que poderão se tornar consumidores.

Para compreender melhor a relação existente entre ambos, é de maior compreensão visualizar o UX sendo uma parte dentro do conceito de CX.

É necessário ter em mente que, uma experiência não é realizada com fatos isolados, mas sim, pelo conjunto de ações que ocorrem e se consolidam em forma de memória, através da interação.

Para satisfazer o consumidor da atualidade, é necessário desenvolver consistência para oferecer ferramentas como UX e CX, já que todos interpretam os eventos como uma única experiência com o público. Isso é o fator decisivo para o sucesso ou fracasso da marca.

Ambas as ferramentas são de extrema importância para os seus negócios, mas para realizar a escolha ideal, é necessário que se desenvolva uma estratégia bem direcionada. Para isso, conte com a Raised, uma empresa que desenvolve pensando no futuro.

Conheça o nossos cases em: https://agenciaraised.com.br/portfolio-com/ 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email