Marketing digital para pequenas empresas
Marketing digital para pequenas empresas
Com este artigo, compreenda como o marketing digital para pequenas empresas pode ser efetivo para seu negócio.
Pequenas empresas geralmente não possuem verba para investir em meios caros, como rádio e televisão. Uma das saídas é conhecer mais sobre o marketing digital para pequenas empresas e saber quais são os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. A Raised preparou uma matéria para te explicar melhor sobre a importância de estar presente na internet.
Cada vez mais as pequenas empresas nacionais buscam por soluções vindas graças ao marketing digital, afinal, o Brasil conta com milhões de internautas ativos, e ignorar essa concentração de público é um erro muito grande.
O mercado digital deixou de se restringir a computadores, uma vez que, dispositivos mobiles tomaram conta da preferência do público. Smatphones e tablets representam a maior porcentagem de acesso a internet no país.
As pequenas empresas devem perceber que a aplicação de estratégias de marketing online passou a ser uma forma de se impor dentro desse cenário.
Antigamente a discussão era se a empresa deveria ou não ter um site, mas hoje a situação é diferente, e pensa-se sobre estar ou não conectado no ambiente online. Porém, caso a escolha seja negativa, é preciso assumir o risco de jogar fora um público totalmente direcionado e engajado.
Utilizar desses meios para divulgação é uma ótima escolha, afinal, querendo ou não, todos estão conectados, sendo mais fácil de atingi-los.
- Qual a diferença entre o marketing digital e convencional?
Quando se fala que empresas pequenas se dão bem utilizando o marketing digital, é importante deixar claro que não se deve abandonar o tradicional. Muito pelo contrário, o objetivo é alcançado como resultado da sinergia entre ambas.
Ou seja, as duas vertentes se completam e são fortalecidas quando utilizadas em conjunto.
Um plano de marketing digital eficiente deve contar com a integração dos diversos canais disponíveis, tanto no meio digital, quanto no convencional. Mas para que isso funcione, é necessário compreender a função de cada um para criar pontes entre eles.
- Como ingressar no digital?
É comum escutar frases do tipo “criar posts para Facebook é fácil, eu mesmo dou um jeito” e “tenho um sobrinho que vive no celular, vou pedir para ele me ajudar”, porém, não é bem assim que as coisas acontecem.
Como em todas as áreas, existem profissionais especializados nisso. A Raised por exemplo, é uma agência de comunicação digital, que desenvolve as melhores estratégias pensadas para cada cliente.
Ou seja, o primeiro passo após encontrar uma agência de digital do seu agrado, é desenvolver um planejamento estratégico para definir com precisão seus objetivos e orçamentos, para que assim, todos os esforços sejam pensados de maneira personalizada para sua pequena empresa.
O marketing digital para pequenas empresas traz muito retorno, mas precisa ser feito da maneira correta para que isso aconteça. Definir com exatidão o público-alvo, os canais utilizados, identidade visual padronizada, entre outros pontos, são itens fundamentais para o sucesso da campanha.
- Porque minha pequena empresa deve fazer parte do ambiente digital?
Através de campanhas estruturadas de e-mail marketing, redes sociais, anúncios em site de busca, páginas de captação, entre outras, sua empresa pode se tornar muito mais visível e fechar novos negócios.
O marketing digital para pequenas empresas tem um poder muito maior de conversão do que utilizar apenas meios de comunicação tradicionais, afinal, o investimento se torna menor, porém, o público é muito mais segmentado, conversando diretamente com o target.
Além disso, a utilização correta das redes sociais permite a fidelização do cliente, uma vez que, a empresa estará muito mais próxima, conversando diretamente com ele. É possível também, gerar identificação, demonstrando que o produto ou o serviço oferecido, é exatamente o que ele necessita.
O marketing digital conta ainda com estratégias gratuitas de indexação em mecanismos de busca, o tão conhecido SEO. Ele possibilita que o site seja encontrado através de técnicas de rankeamento.
- Conquiste uma grande fatia do mercado
Estar no meio digital é muito promissor, mas existem empresários que ainda resistem à criação de uma imagem forte na internet, o que pode ser uma grande oportunidade para a concorrência.
Se seu concorrente decidiu ignorar o enorme público presente na internet, essa pode ser a chance de garantir um ótimo diferencial para o seu negócio, afinal, todos os benefícios citados anteriormente estarão disponíveis para que você os adquira, tomando assim, a parte do mercado que o concorrente não deseja disputar.
- Tenha estratégias eficazes
Muitos argumentam que não possuem uma estratégia de marketing digital simplesmente por não conhecerem as possibilidades que a internet disponibiliza para garantir visibilidade ao negócio, mas como dito anteriormente, isso não é desculpa, afinal, o mercado é composto por diversos profissionais especializados em digital que podem fazer sua organização alcançar os objetivos desejados.
É fundamental que esse processo seja feito em conjunto, já que não existe ninguém no mundo que conheça melhor o seu negócio, do que você mesmo. Passando todos os detalhes para a agência e trabalhando lado a lado com ela, os resultados serão percebidos dentro de alguns meses.
Contratar um profissional de marketing interno para gerir as ações que a agência propõe e sua efetividade, também é um ponto a ser pensado, afinal, ele seria responsável por intermediar as vontades da empresa e as possibilidades apresentadas pela agência. Conhecer o dia-a-dia do negócio e compreender a importância das campanhas apresentadas faz com que o trabalho seja mais próximo e os objetivos sejam alcançados mais facilmente.
Cases de negócios que aderiram ao marketing digital para pequenas empresas e alcançaram o sucesso no mercado são constantes, mostrando que essa estratégia é eficiente no cenário brasileiro atual.
Estar antenado às tendências de comunicação é um grande diferencial para sua organização. A Raised pode te ajudar a alcançar suas metas, focando sempre na proximidade com o cliente, além de apresentar um plano estratégico completo para trazer a efetividade da campanha.
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