Como fazer um blog? Dicas para iniciantes

Você sempre quis saber como fazer um blog ou entender se vale mesmo a pena investir em um, mas nunca achou informações completas sobre o assunto? Bom, seus problemas acabaram!

Neste conteúdo eu vou te provar que vale, sim, muito a pena investir em um e te ensinar a como montar um blog de sucesso grátis, com conteúdo otimizado para SEO. Preparado? Então vamos lá! 

Por que vale a pena investir em um blog para sua empresa?

Quando falamos na divulgação de produtos ou serviços na internet, existem três elementos considerados obrigatórios: site, perfil nas redes sociais e um blog. Mas, quais os motivos que tornam ele um bom investimento?

A primeira coisa que você deve levar em consideração é que o blog é uma das formas mais simples e fáceis de compartilhar conteúdo de qualidade com seu público. Além disso, ele é o maior aliado para aumentar a autoridade do seu domínio e atrair novos clientes, acelerando a jornada e compra e aumentando as oportunidades de negócio. 

Quer ainda mais motivos para utilizar o blog como ferramenta estratégica? Então olha só algumas vantagens!

Autoridade de mercado 

Quando você cria um blog e começa postar conteúdos de qualidade e relevantes para os usuários, que realmente os ajudem a tirar dúvidas e resolver os problemas, demonstra aos buscadores que possui autoridade no assunto. Assim, consegue se destacar como referência no mercado.

Mais tráfego orgânico 

Já pensou em conquistar cada vez mais visitas orgânicas em seu site? Com o blog isso é possível! Quanto mais usuários chegarem ao seu site, mais reconhecido será o seu negócio e, consequentemente, maiores serão os seus resultados. 

Ajuda a educar a audiência 

Se o produto ou serviço que você oferece é de um nicho de mercado muito específico, ou a sua marca chegou a pouco tempo no mercado, você pode aproveitar o blog para educar e aumentar o conhecimento do seu público. 

Aqui, vale explorar os mais variados materiais, como textos, infográficos, vídeos e muitas outras formas de criar um conteúdo atraente e informativo!  Até porque, blog não é só texto, viu?

Aumenta as oportunidades de negócio

Citei brevemente essa vantagem lá em cima, mas vou reforçar! Ao criar um blog você consegue aumentar de forma bem significativa as oportunidades de negócio para sua empresa. 

O motivo? É simples! Quantas vezes você já pesquisou no Google ou em outro buscador, a solução para algum problema, um novo produto ou uma dica? Tenho certeza que a resposta é: inúmeras vezes. 

Isso mostra que ao utilizar o blog de forma correta, com estratégias e ferramentas de marketing e conteúdo digital, você consegue aumentar o alcance das suas publicações e aumentar as chances de ter sua solução encontrada. 

Resultados duradouros

Ao contrário do que muitos pensam, os resultados gerados pelos conteúdos de blog não tem prazo de validade. Principalmente se você investir em conteúdos chamados de evergreen, ou seja, aqueles com temas atemporais e que nunca saem de moda, como marketing digital ou como indexar no Google

Não importa o tempo que passe, a não ser que você exclua o blog – o que sem dúvidas você não vai fazer – todo o conteúdo publicado vai continuar atraindo visitas e gerando novos resultados.  

Agora, sim! Viu só como o blog é uma ferramenta de marketing essencial para o seu negócio? 

Por que vale a pena investir em um blog para sua empresa?

E não se preocupe, apesar de as redes sociais ainda serem as mais utilizadas, os blogs vêm ganhando cada vez mais espaço e atenção dos usuários que buscam conteúdos completos – como esse, risos – para responderem suas dúvidas. 

Como fazer um blog? 6 passos essenciais para te ajudar a montar o seu

Chegou a hora de conhecer os passos fundamentais para criar seu blog!

1. Escolha o segmento e área do seu blog

O primeiro passo, apesar de parecer óbvio, é decidir qual será o segmento no qual você pretende começar a sua produção de conteúdo. Se você tem uma empresa, o ideal é que você crie um blog sobre os produtos, serviços, mercado e tendências sobre a sua área de atuação. 

Você também pode fazer um blog pessoal e, nesse caso, as opções de criação são bem maiores. São inúmeras as possibilidades de assuntos que você pode escolher para falar sobre. Te aconselho a escolher com carinho o segmento que vai guiar a sua produção de conteúdo, precisa ser um nicho que você tenha afinidade e goste de explorar. 

Assim, garante conteúdos naturais e resultados bem positivos. 

2. Escolha a sua hospedagem

A hospedagem é o local em que seu blog ficará e poderá ser acessado. Para te guiar nessa escolha é importante se perguntar:

  • Quanto tráfego você deseja ter? 
  • A instalação é rápida? E a configuração?
  • Você terá suporte? Quanto isso irá te custar?
  • Quais são os recursos oferecidos e que vão ajudar seu blog a se destacar?

Existem muitas hospedagens disponíveis e que podem te ajudar. O importante é que elas ofereçam toda a infraestrutura que você precisa, além de uma boa experiência para você criar seu blog. 

3. Defina o nome do blog e do seu domínio

Pode parecer óbvio também, eu sei, mas você deve definir um nome para o seu blog e para o domínio em que ele estará hospedado. Dependendo da hospedagem e plano que você escolher, ele já estará incluso e você só precisará decidir o nome que será usado. 

Mas, em alguns casos, você deverá adquirir o domínio separadamente. Os valores podem variar bastante, mas o comum é encontrá-los a partir de R$29,90 mensal.

4. Defina a plataforma em que seu blog será criado

O próximo passo é que você deve seguir é definir qual será a plataforma em que você irá criar e manter seu blog. Um detalhe importante que você deve considerar antes de fazer essa escolha é que os blogs, na maior parte, possuem uma estrutura CMS – Content Management System que, no nosso bom português seria, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

É ela que faz com que o blog funcione corretamente, criando páginas, gerando links e tornando seu conteúdo navegável. Existem muitas disponíveis! Muitas mesmo. Mas, a principal e mais utilizada é o WordPress

Ela é muito intuitiva e simples de usar. Então, você não terá grandes problemas na hora de criar seus conteúdos e postar. Além dele, você ainda pode considerar o Wix.com, Joomla, Drupal e muitas outras! Mas, lembre-se que a sua plataforma deve contar com CMS para funcionar.

5. Comece a criar os conteúdos

Com tudo pronto, o último passo é começar a criar seus conteúdos. Pode parecer fácil, mas essa etapa demanda de muita pesquisa, rascunhos e ideias para criar um conteúdo original e sem plágio. Itens fundamentais para aumentar sua autoridade diante do Google. 

Além disso, você deve criar conteúdos relevantes para o seu público e seguir algumas estratégias de SEO para melhorar seus resultados de indexação. 

No final do conteúdo, eu separei algumas dicas bem bacanas para te ajudar nesse momento! Não deixe de conferir. 

A pergunta de milhões! O que muda no blog quando usamos técnicas de SEO?

SEO para blog, o que muda?

SEO para blog, o que muda?

Uma coisa bem importante para todos os blogs que querem encontrar seu lugar no Sol e brilhar no nosso amado Google, é utilizar as técnicas de otimização de SEO – Search Engine Optimization. 

Nada mais, nada menos do que um conjunto de técnicas (que eu amo) utilizadas para melhorar a posição de um site nos mecanismos de busca, principalmente, o Google. Neste sentido, existem algumas coisas que você pode fazer em seu blog para chegar pelo menos na primeira página. Olha só:

  • Utilize as palavras-chave no título H1 e em outros subtítulos, H2, H3 e H4, por exemplo.
  • Crie uma conta no Google Search Console. Isso vai te ajudar a entender o desempenho do seu site e quais as palavras-chave responsáveis pelo tráfego.
  • Instale plugins. Existem muitos e vai depender da plataforma que você escolher. No WordPress, o mais utilizado é o Yoast SEO e ele te permite ver o que precisa ser melhorado para aumentar os níveis de ranqueamento.
  • Garanta que a sua palavra-chave esteja presente também nas imagens que vão ao conteúdo, além da url.
  • Crie conteúdos relevantes, com frases curtas e simples.
  • Use variações da sua palavra-chave principal.
  • Não coloque mais de 3 parágrafos na introdução! Dois é o suficiente para chamar a atenção do seu leitor e deixar o conteúdo mais fluido.
  • Não crie parágrafos muito longos, de 4 a 5 linhas é considerado o ideal.
  • Não esqueça de preencher a meta-description, ela é muito importante!
  • Estruture bem seu conteúdo, usando técnicas de escaneabilidade.
  • Pense em um design responsivo para sua página.
  • Utilize a palavra-chave no Title Tag, em outras palavras, o título que você clica no Google.
  • Crie categorias e tags para facilitar a identificação do seu conteúdo.
  • Não exagere, de jeito nenhum, no uso das palavras-chave! Sempre que possível, troque por sinônimos. 

A lista é bem grande mesmo! Não se assuste, em breve vai ter um conteúdo bem bacana explicando melhor sobre cada uma delas. 

E se você está se perguntando se isso é mesmo necessário, aqui vai um dado bem bacana: segundo o BrightEdge, 53,3% de todo tráfego que um site recebe vem de buscas orgânicas. Ou seja, se seus conteúdos utilizam técnicas de SEO, estão bem otimizados, as chances de aumentar o tráfego orgânico é bem maior. O que significa mais qualidade e mais economia, já que não vai ter que gastar com anúncios.

6. Publique seus conteúdos e divulgue seu blog!

Pronto! Plataforma escolhida, conteúdos prontos e otimizados para SEO, é o momento de criar seu post e publicar! A sensação deste momento é sempre incrível, pode acreditar. Não tem muito segredo, é só seguir as orientações da sua plataforma e pronto.

Após publicar, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e divulgar seu blog. Quanto mais acessos tiver, melhor!

Dicas para gerar resultados de sucesso no seu blog

É claro que saber como fazer um blog é fundamental para divulgar sua empresa, mas para atrair cada vez mais novos clientes e gerar resultados significativos é preciso muito mais do que apenas publicar conteúdos. 

Seguindo as dicas que eu separei você conseguirá montar um blog de sucesso e com resultados incríveis. Olha só:

Aprenda sobre SEO

Você não precisa ser um expert no assunto, mas entender como funcionam os mecanismos de busca é essencial para gerar bons resultados. E o SEO será seu grande aliado nesse momento!

Ele é tão importante que temos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre SEO

Por isso, eu aconselho que você aprenda tudo o que puder sobre otimização de conteúdo para SEO, incluindo como fazer títulos chamativos, criar meta-description, usar palavras-chave de forma estratégica e muito mais. 

Utilize as estratégias de SEO

Existem muitas estratégias de SEO que podem te ajudar muito a gerar bons resultados no seu blog. Uma delas é o backlink. Ela consiste, basicamente, em dois pontos:

  • Criar conteúdos como guest-post, onde você faz parcerias com outros sites para que eles mencionem a sua marca em conteúdos publicados nos blogs;
  • Criar hiperlinks que redirecionem para outros blogs ou páginas do site. 

Além delas, você também pode e deve (muito) otimizar suas imagens, criar um layout que chame atenção e incentive seus leitores a continuarem no blog e, claro, seguir as dicas que te contei lá em cima 🙂 

Você também deve aplicar as estratégias de:

  • SEO Off-Page, que vai te ajudar a otimizar e melhorar suas redes sociais;
  • SEO Técnico, que vai cuidar de toda a estrutura do site, imagens, navegação, legibilidade, segurança e outros aspectos que o tornem responsivo e confiável;
  • SEO Local: essencial para tornar seu negócio referência na sua região, essa estratégia só é possível se você estiver cadastrado no Google Meu Negócio, ok? 

Essas são formas de aumentar a sua audiência, autoridade e visibilidade. Além disso, com essas estratégias, você consegue captar novos leads e melhorar sua classificação nos buscadores, principalmente o nosso querido Google.

Um boa maneira de colocar todas elas em prática é criando um processo interno, com tarefas específicas para tipo de SEO.

Pesquise bem sobre as palavras-chave

As palavras-chave são essenciais para alcançar o seu público-alvo e criar conteúdos de qualidade para sua audiência. Mas, você deve utilizá-las de forma estratégica.

Hoje em dia, existem muitas ferramentas que podem te ajudar a encontrar não só as melhores palavras-chave para seu blog, mas também, variações dela. Lembre-se de escolher aquelas que fazem sentido para os objetivos do seu negócio e que possam ser base de um conteúdo relevante. 

Analise a sua concorrência

No digital você também precisa analisar o comportamento da sua concorrência, principalmente na hora de aprender sobre como fazer um blog. Além de servir como inspiração na hora de montar seu blog, você consegue insights valiosos. 

Por exemplo, com uma boa pesquisa sobre o comportamento dos concorrentes você consegue identificar oportunidades de conteúdo para explorar, entender as tendências de consumo e saber o que precisa fazer para se destacar. 

Utilize as redes sociais

É meio óbvio, eu sei, mas utilizar as redes sociais é essencial para impulsionar o seu blog. Nelas, você pode compartilhar os conteúdos publicados em no blog e incentivar as pessoas a visitarem a página. 

Com isso, você aumenta ainda mais o alcance do blog e atrai novos visitantes para o seu site. 

Use e abuse das ferramentas analíticas

Você sabia que os dados gerados pelo seu blog e redes sociais são grandes aliados da sua empresa? Pois é! E eu não estou falando apenas de conteúdo, os relatórios gerados com esses dados podem otimizar e facilitar muito a sua gestão. 

Por isso, a dica é que você integre o seu blog e redes com algumas ferramentas de análise, como o Google Analytics e o Search Console. Assim, você consegue informações valiosas sobre o comportamento do seu público e as preferências deles. 

E isso pode te ajudar na hora de criar novas soluções para o mercado, atendendo novas necessidades e se destacando da concorrência. 

Crie um calendário editorial

Quando falamos em estratégia, a constância é um elemento fundamental. É importante que você crie um calendário de produção e uma linha editorial para te guiar na criação de conteúdo para o seu blog. 

Neste momento, tenha em mente que os seus conteúdos precisam solucionar as dores do seu público, contar com palavras-chave fortes e ter qualidade. Não adianta escrever por escrever, o conteúdo tem que agregar valor. 

Faça uma boa CTA

Você, sem dúvidas, já clicou em alguma CTA navegando na internet. A famosa Call to Action, ou em bom português, chamada para ação, é mais um elemento essencial para montar um blog de sucesso. 

São elas que te ajudam a direcionar os usuários para outras páginas do site, redes sociais e, principalmente, convertê-los para realizar ações de compra, por exemplo. Por isso, invista em boas CTAs, fuja das tradicionais e genéricas como “clique aqui”, “saiba mais”, entre outras.

Prefira aquelas que mostrem como a sua empresa é a melhor escolha, como, por exemplo: “Adquira esse produto e veja como ele pode transformar seu negócio”. 

Bem melhor e intuitivo, certo?

A experiência do usuário conta muito!

Aqui no nosso blog, já falamos sobre a importância da experiência do usuário, ou como gostamos de chamar por aqui, UX. Ela é fundamental para atrair cada vez mais público para o seu site. 

Por isso, a dica é: fique de olho no carregamento do seu blog. Ele precisa ser ágil e com uma boa usabilidade, afinal, ninguém gosta de ficar esperando um post carregar por muito tempo para ler, certo?

Para garantir isso, você deve realizar manutenções constantes para garantir o bom funcionamento e que seu blog esteja sempre atualizado. 

Seja paciente!

Como fazer blog: dicas

Já vou te adiantar que os blogs não apresentam resultados imediatos. Isso mesmo, os resultados dos seus esforços virão com o tempo. Por isso, tenha paciência e continue criando conteúdos de qualidade para sua audiência, até que o Google os reconheça e coloque-os em destaque.

Bom, esse é o fim deste conteúdo! Mas, você pode acompanhar muitos outros que já estão disponíveis no blog da Raised e visitar nossas redes sociais para conhecer mais conteúdos enriquecedores como este!

Você ainda pode entrar em contato com a gente para conhecer mais sobre nossos serviços e como podemos te ajudar a chegar na posição número 1! 

Espero muito que tenha gostado, até mais!

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