Como funciona o WhatsApp Business e por que utilizá-lo no seu negócio?

Aprenda a utilizar o WhatsApp Business como estratégia de relacionamento com seus clientes

Você quer saber como funciona o WhatsApp Business e como ele pode impulsionar a estratégia de vendas do seu negócio? Então esse conteúdo para você!

Não é novidade que o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, é bem provável que praticamente todos os seus contatos e clientes utilizem a plataforma. 

É por isso que ele se torna uma ferramenta essencial para empresas, como a sua, que desejam se comunicar com seus clientes de maneira mais eficiente. Quer entender mais sobre a plataforma e todas as vantagens que ela oferece para impulsionar o seu negócio? Continue a leitura!

O que é o WhatsApp Business? 

O WhatsApp Business, lançado em 2018, é a versão de um dos aplicativos de mensagem mais famosos de todos os tempos: o WhatsApp. Ele foi desenvolvido especificamente para atender às necessidades das empresas, oferecendo recursos e funcionalidades exclusivas para auxiliar que elas se comuniquem de forma mais eficaz com seus clientes.

Ao contrário da versão tradicional do app, o WhatsApp Business permite que negócios, independente do tamanho, criem um perfil comercial, incluindo informações relevantes para seus clientes, como endereço, horário de funcionamento, descrição da empresa e site de forma simples e prática.

Além disso, essa versão profissional oferece alguns recursos extras, como aquelas mensagens automáticas, que permite criar respostas mais rápidas com informações importantes e relevantes. Isso ajuda a agilizar a comunicação com os clientes, garantindo um retorno rápido e consistente.

Vale destacar ainda outra funcionalidade essencial para as empresas, a opção de criar um catálogo com seus produtos ou serviços. Ela é perfeita porque permite que você adicione imagens, descrições e preços de produtos, facilitando que seus os clientes explorem e façam os pedidos diretamente pelo WhatsApp.

E, mesmo que o WhatsApp Business tenha sido projetado inicialmente para atender às necessidades de pequenos empreendedores, hoje em dia ele é utilizado por empresas de todos os portes e segmentos que buscam uma forma mais direta e eficiente de se comunicar com seus clientes e público-alvo. 

Como funciona o WhatsApp Business

Como funciona o WhatsApp Business?

Na verdade, não existe muito segredo sobre como funciona o WhatsApp Business. Seu uso é basicamente o mesmo que  já conhecemos. Mas como ele foi desenvolvido para melhorar a comunicação e interação de empresas com seus clientes, acaba oferecendo uma série de funcionalidades exclusivas que o diferenciam de outros aplicativos de conversa. 

Abaixo, destacamos os cinco principais pontos do WhatsApp Business para você entender como ele funciona. Olha só:

Perfil comercial

Quando o tipo de conta passa para um perfil comercial, é possível exibir informações importantes sobre a empresa, como endereço, e-mail e site, permitindo que os clientes obtenham detalhes relevantes e entrem em contato de forma mais direta e prática.

Análise de alcance

Sim! A versão comercial do aplicativo também oferece estatísticas e análises sobre o alcance e engajamento das comunicações entre empresas e clientes. Por meio dessas informações, você pode visualizar quantas das suas mensagens foram entregues e lidas pelos destinatários, por exemplo.

Isso te ajuda, inclusive, a entender o que e como melhorar na hora de conversar com seus clientes. 

Mas, é importante ter em mente que esses dados só podem ser acessados através do aplicativo no celular, pois o formato web do WhatsApp Business não disponibiliza essas informações mais analíticas.

Mensagens automáticas

Outra coisa que torna a ferramenta excelente para as empresas e, principalmente, para otimizar o tempo de atendimento, são as mensagens automáticas.

Com esse recurso, você consegue criar respostas pré-programadas, tornando a comunicação mais eficiente e ágil. Assim, é possível acabar com a necessidade de redigir novos textos e de forma repetida, enviando mensagens mais simples automaticamente. 

Etiquetas de categoria

As etiquetas também se destacam como uma funcionalidade única do WhatsApp Business. Elas facilitam na categorização de conversas e grupos no aplicativo, deixando ele mais organizado e melhorando a usabilidade. 

Você pode atribuir etiqueta para cada conversa, ajudando a identificar e gerenciar diferentes os tipos de interações possíveis com os clientes, como:

  • Novos pedidos
  • Pagamento pendente
  • Suporte técnico
  • Entre outras.

Com essas funcionalidades utilizadas corretamente, a empresa consegue aproveitar ao máximo a plataforma, melhorar o atendimento ao cliente e impulsionar o crescimento do negócio!

Afinal, essas funções foram especialmente desenvolvidas para atender às necessidades do time de atendimento, permitindo uma comunicação mais eficaz, organização aprimorada e, claro, análise de desempenho. 

Como usar o WhatsApp Business?

Para utilizar o WhatsApp Business é bem simples! Confira abaixo o passo a passo:

  • Baixe o app no seu celular ou em outro dispositivo móvel. É importante que seja o aplicativo WhatsApp Business. 
  • Cadastre o número de telefone da sua empresa.
  • Faça as configurações do perfil e preencha as informações sobre endereço, horário de funcionamento, descrição dos serviços, monte o catálogo e não esqueça da foto de perfil com o logo da sua empresa.
  • Crie as mensagens automáticas para o primeiro contato, como aquelas de boas-vindas. Lembre-se de deixá-las o mais personalizado possível!
  • Ative as automações e pronto! Você já pode aproveitar todas as vantagens do WhatsApp Business. 
Como usar o WhatsApp Business

Por que sua empresa deve usar o WhatsApp Business?

Agora que você já sabe como funciona o WhatsApp Business e como criar a sua conta no aplicativo. Vamos aos motivos que comprovam a importância dele para as empresas!

Segundo dados do eMarketer, o Brasil está em segundo lugar quando falamos em número de usuários ativos no aplicativo WhatsApp, ficando atrás da Índia. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Mobile Time, cerca 94% da população brasileira utilize o aplicativo frequentemente no seu dia a dia, e atualmente 99% dos smartphones brasileiros possuem o aplicativo instalado.

Ou seja, são mais de 147 milhões de pessoas que utilizam o WhatsApp em nosso país!

Outra pesquisa realizada pela consultoria Morning Consult em nome da Meta, que na época em que a nova versão surgiu ainda se chamava Facebook, constatou que 4 em cada 5 empresas já utilizavam o aplicativo para se comunicar com seus clientes. 

Quer ainda mais motivos para investir no app? Então olha só:

Os consumidores já aprenderam a utilizar a plataforma para conversar com suas marcas. Segundo a Moblie Time, 80% dos brasileiros já entraram em contato com negócios de interesse pelo WhatsApp. Na mesma pesquisa, foram explorados os motivos que levaram a optar por esse meio de comunicação, sendo: 

  • 83% dos usuários utilizaram para tirar dúvidas e receber informações;
  • 75% para receber algum tipo de ajuda ou suporte técnico;
  • 63% para efetivar a compra de produtos e serviços.

Ou seja, além do alto alcance que você terá com o WhatsApp Business, você ainda vai otimizar o fluxo de atendimento, facilitar a comunicação com seu público e melhorar a experiência dos clientes.

Quais as vantagens do WhatsApp Business?

Se os dados ainda não te convenceram em utilizar o aplicativo na sua empresa, nesse tópico vamos te apresentar as principais vantagens que ele pode oferecer. Confira mais detalhes abaixo!

Estabelece conexão direta com os clientes

Já citamos, mas vale reforçar. Com o WhatsApp Business, as empresas podem se comunicar diretamente com seus clientes, fornecendo informações sobre novos produtos, ofertas promocionais e atualizações de serviço.

Assim, é possível criar um relacionamento mais forte e satisfatório com o cliente. 

Economiza tempo e recursos

As empresas conseguem economizar tempo e recursos, de forma bem significativa, usando o WhatsApp Business, já que enviam mensagens promocionais e atualizações de serviço, ao invés de depender de material impresso ou e-mails. 

Possibilita uma comunicação mais eficiente

Usando as ferramentas e funcionalidades do WhatsApp Business, sua empresa pode se comunicar com seus clientes de maneira mais eficiente e eficaz, garantindo que todas as informações sejam entregues em tempo hábil. 

Fornece uma plataforma de vendas direta

Por fim, ao usar o WhatsApp Business, você consegue aproveitar a plataforma de forma mais comercial, se comunicando diretamente com seus clientes e vendendo produtos ou serviços por meio do aplicativo, de forma simples e otimizada. 

Como o WhatsApp Business pode auxiliar nas estratégias de marketing e relacionamento com seus clientes?

Apesar de não parecer, o WhatsApp pode, sim, ser utilizado nas estratégias de marketing da sua empresa. Para ter uma ideia, segundo André Terra, diretor de negócios SaaS LATAM da MessengerPeople by Sinch, o WhatsApp é como uma ponte entre o mundo online e offline para as empresas. 

Assim, ao facilitar a transmissão rápida de informações importantes e promover um diálogo aberto com os clientes, a ferramenta cria uma aproximação tão valiosa quanto a interação física.

Isso porque, ela engloba desde a conquista de contatos por meio de um botão no site até a conclusão da venda, passando pelo relacionamento com potenciais clientes ao longo do processo.

Além disso, vale destacar que o WhatsApp é uma excelente ferramenta de marketing direto. Assim como os e-mails marketing, ela te permite chegar diretamente aos seus clientes, sem interferência dos algoritmos, por exemplo. Permitindo que você crie uma base sólida de relacionamento, utilizando um canal direto, que podemos dizer que é privilegiado, capaz de impulsionar e promover seu negócio!

Por isso, é importante, além de usar mensagens personalizadas e aproveitar os recursos disponíveis no WhatsApp Business, combinar a ferramenta com outras estratégias de marketing que podem gerar resultados ainda mais significativos para seu negócio.

Esse conjunto de estratégias é chamado de WhatsApp Marketing e oferece diversas possibilidades para executar ações, como:

  • Responder a perguntas do público;
  • Enviar conteúdo relevante para atrair novos leads;
  • Interagir com os usuários de forma automatizada;
  • Coletar feedback sobre produtos ou serviços;
  • Qualificar contatos com base em seu interesse em se comunicar;
  • Confirmar entregas de produtos;
  • Estabelecer uma proximidade maior com os leads e clientes por meio do relacionamento humanizado e das vendas conversacionais.

Mas, atenção! O WhatsApp Marketing não pode ser a sua única estratégia de relacionamento digital com o seu público-alvo. Embora ele seja um dos aplicativos mais utilizados ao longo do dia, não é o único. 

Sem dúvidas a sua audiência também está frequentemente checando o feed do Instagram ou os e-mails que chegam em suas caixas de entrada diariamente. Isso significa que seu público também pode ser alcançado por meio de outros canais de marketing.

Por isso, é essencial diversificar ao máximo suas estratégias. É necessário atuar em diferentes espaços para garantir que você esteja capturando a atenção do seu público da melhor maneira possível.

Essa combinação de estratégias traz vantagens como: 

  • Garantir resultados eficazes ao utilizar o WhatsApp na medida certa.
  • Manter a atenção do seu público ao longo de toda a jornada de compra, aumentando as taxas de conversão.

Tenha em mente que, depender apenas de um único canal, especialmente o WhatsApp, que é amplamente utilizado para comunicação pessoal, pode representar um risco para as vendas, por exemplo. Afinal, existe uma grande chance de que suas mensagens se percam em meio a tantas outras, caso você não diversifique suas formas de contato.

Dicas para usar o WhatsApp Business com eficiência

Agora que você já sabe como funciona o WhatsApp Business, suas vantagens e importância, que tal aproveitar algumas dicas para usar a ferramenta com mais eficiência? Separamos algumas delas para te ajudar a aproveitá-la!

  • Mantenha as conversas organizadas;
  • Não programe as mensagens para serem enviadas em horários inapropriados;
  • Aproveite as mensagens automáticas e personalize as respostas;
  • Use etiquetas para categorizar as conversas;
  • Mantenha um tom de voz adequado e alinhado à sua marca;
  • Não esqueça de utilizar mensagens de saudação e agradecimento para manter um relacionamento forte com seus clientes. 

Lembre-se que o WhatsApp Business é apenas uma das várias maneiras de se comunicar com seus clientes e público-alvo. Uma excelente estratégia de comunicação envolve diversas vertentes e, nisso a Agência Raised pode te ajudar!

Não importa qual seja o objetivo da sua empresa, se ele estiver relacionado a melhorar a forma como você se comunica com seus clientes, somos a parceira ideal para te acompanhar e traçar estratégias que realmente irão agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais sobre como podemos fazer isso? É só agendar uma reunião.

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