Nesse blog vamos te ajudar e dar dicas de como fazer textos para Instagram, continue lendo para saber tudo!
Elaborar textos para Instagram não é tão simples como pensamos que pode ser. Muitos imaginam que apenas um bom português e ortografia bastam para fazer um bom conteúdo, mas na verdade não é apenas isso, é preciso muitas outras estratégias para atingir e encantar seu público-alvo. Mas calma que não é tão difícil e com as nossas dicas fica mais descomplicado ainda!
Sabemos que atualmente para atingir o público-alvo desejado e conquistar mais clientes é necessário uma boa atuação e engajamento no Facebook e Instagram, já que essas são as redes onde todo mundo está conectado no momento. E fazer um bom marketing nessas redes não é tarefa simples, já que as mudanças dentro delas são constantes e cada detalhe utilizado pode fazer uma grande diferença na sua performance, seja o formato, tamanho dos textos para Instagram, emojis, hashtags ou outra característica que possa interferir.
Tenha atenção e cuidado ao planejar e fazer cada post, pense se o assunto é realmente pertinente, em que formato você vai publicar e até a hora que ele deve ir ao ar. Claro que não existe uma fórmula perfeita, porém tem alguns segredos que fazem sua publicação ficar mais em evidência. Descubra aqui como utilizar todas as características ao seu favor e como estruturar um bons textos para Instagram!
Como criar um texto perfeito para as redes sociais?
Vamos lá! Nada de simplesmente escrever, postar e pronto. Por mais que pareça ser só isso, não é bem assim. Você já reparou na quantidade de conteúdo que aparecem nas redes sociais todos os dias? É importante planejar, pensar sobre o contexto, como abordar o assunto, que imagem usar, se deve ou não usar emojis…
Saiba o objetivo correto que você deseja atingir e tenha clareza sobre ele, tenha em mente onde quer chegar e trace uma estratégia a partir daí.
Abaixo vamos listar os principais tópicos para prestar atenção e como abordá-los da melhor maneira.
Formato do post
O Instagram permite que sejam publicados imagens e vídeos, com texto ou não, stories e até IGTV. A escolha de qual deve ser utilizado depende do impacto que você quer causar, durabilidade de publicação e até diversificação, visto que o algoritmo tende a priorizar alguns tipos de formato.
A plataforma deixa bem claro que posts com fotos são os que mais performam, uma vez que ela costuma entregar mais esse tipo de publicação aos usuários. Porém, os vídeos e os carrosséis estão sendo cada dia mais valorizados e consequentemente gerando mais engajamento por ser um formato bem dinâmico e animado.
Tudo depende também do seu intuito. Se você quer um conteúdo informativo e com mais conteúdo, um post com uma legenda bem trabalhada ou um IGTV é o ideal, já que ambos dispõem de espaço para isso. Mas, se for um assunto pontual e momentâneo, o stories sem dúvida é a melhor opção. Normalmente, nos stories são postados mais vídeos do que fotos, então cabe a você medir o que o seu público prefere e interage mais, lembrando sempre do bom senso.
Use e abuse da escrita persuasiva
Utilizar técnicas de copywriting e saber escrever de forma persuasiva é muito importante nos textos para Instagram, com isso você pode transformar seu seguidor em cliente.
Para isso, existem três princípios básicos para a produção desse tipo de texto: deve-se inspirar o leitor com ideias e observações, criar um relacionamento entre marca e consumidor e motivar quem está lendo aquela publicação a efetivar uma ação em relação ao seu produto/serviço.
Outra dica legal para esse fim é destacar, sem exageros, os benefícios reais do seu negócio, utilize também número e dados e quebre possíveis objeções que estejam atreladas a ele.
Data de publicação
Esse é um detalhe que depende totalmente das suas personas, já que são elas que interagem com o seu conteúdo.
No geral, a maioria das marcas e empresas acreditam que fazer suas publicações em dia de semana traz mais resultado, por isso, cerca de 80% dos posts são feitos nesse período.
Mas, pensando bem, será que essa percepção é real? Na verdade, não! Muitas publicações feitas aos finais de semana têm melhor desempenho do que as feitas em dia de semana. Mas por que isso acontece? Mesmo estando fora de casa aos finais de semana, os usuários não deixam de consumir conteúdo nas redes sociais, muito pelo contrário, é nesses dias que eles costumam postar fotos, fatos pessoais e estar mais ligado ao celular.
O que importa mesmo é entender qual tipo de conteúdo você compartilha em que dia da semana. Por exemplo, fazer uma publicação com um assunto profundo e cheio de informações de sábado a noite, sem dúvidas, é um erro. Em dias assim, é aconselhável postar conteúdos interativos, mais descontraídos, que vá gerar conversação entre os amigos, colocando sua marca na roda de bate papo de todos.
Saiba distribuir seus conteúdos conforme os dias da semana, com postagens mais leves e divertidas aos sábados e domingos, e mais teóricas e intensas durante a semana.
Tamanho da postagem
Outro tópico que sempre gera dúvida é esse, já que o tamanho de um post varia muito. Há públicos que gostem de textos longos e outros que prefiram mais curtos.
Deve-se prestar muita atenção nisso, afinal, é a legenda que faz o público entender melhor o contexto e a imagem em questão. O que vale mesmo é a informação a ser passada e não o tamanho dos textos para Instagram.
Em relação a isso, há diferença também entre feed e stories. Esse segundo formato, como já dito, é para propagar informações mais dinâmicas e práticas, por isso não compartilhe textos para Instagram longos no stories. Opte por frases que possam chamar atenção para temas importantes que você está tratando e detalhando no seu feed.
Emojis e hashtags
Essas são duas coisas que muitas pessoas ainda não sabem usar bem, ou usam demais e poluem o post ou não usam e deixa o post muito impessoal e não atingem o objetivo necessário.
Algumas pessoas acham que usar hashtags é desnecessário, mas na verdade elas geram uma boa visibilidade em muitos posts, quando usadas de forma correta. Elas costumam funcionar como um filtro no Instagram, para que os usuários possam achar publicações sobre determinado assunto de forma assertiva e é por isso devem ser bem escolhidas, o recomendado é investir de quatro a cinco hashtags importantes no seu segmento e área de atuação.
Com isso também é importante estar atento a escrita das hashtags, pois muitas tem o jeito certo de serem escritas, algumas tem até melhor alcance sem acentos ou espaçamento com underline, por isso pesquise bem antes de decidir qual usar.
E quanto aos emojis? Muitas pessoas têm dúvidas se devem usar os emojis por medo de perder a seriedade sobre o assunto tratado, porém há uma infinidade de emojis disponíveis que podem ser usados, o segredo é analisar bem qual o mais indicado para usar e saber onde colocá-los.
Principalmente em textos longos é muito recomendado utilizar os emojis, eles facilitam a leitura dos posts e geram um bom engajamento, além de dar personalidade ao conteúdo publicado. A dica é não exagerar e saber quando usar.
Horário de postagem
Descobrir os melhores dias e especialmente horários de publicação resulta em posts com mais visualizações e consequentemente mais interação, assim como vai fazer te entender melhor seu público de maneira profunda e específica.
Após alguns testes e pesquisas, foi evidenciado que os melhores dias de horários para fazer uma publicação no Instagram são:
- Quarta-feira às 15:00, quinta-feira às 05:00, 11:00, 15:00 e 16:00 e sexta-feira às 05:00;
- Quinta-feira, no geral, é o melhor dia para fazer um post no Instagram;
- Os horários mais seguros para postar são de segunda a sexta das 09:00 às 18:00;
- Domingo é considerado o pior dia de engajamento do Instagram.
É até inusitado ver que alguns horários de maior engajamento são bem cedinho, logo às 05:00 da manhã, mas é totalmente entendível pois muitas pessoas têm o hábito de acordar cedo e já checar o celular.
Outro ponto interessante são os horários no meio da tarde nos dias de semana, que costumam caracterizar os usuários que olham suas redes sociais a tarde para dispersar um pouco do cansaço do dia.
E ao contrário do que pensamos, finais de semana tem um bom desempenho, uma vez que mesmo fora de casa as pessoas ficam conectadas em seus aparelhos.
Claro que esses são dados gerais, mas é uma boa estimativa para quem está começando e não tem muita noção de dias e horários ideias. Aos poucos, ao ir gerando mais engajamento e adquirindo mais público, você passa a ter um controle melhor dessa métrica e tem até uma função dentro do próprio Instagram que mostra especificamente quais dias e horários seu publico interage mais com a sua rede.
A estrutura ideal de textos para Instagram
Como então deve ser a estrutura ideal de um texto para o Instragram? Para não ter erro, principalmente se você for iniciante, seguindo essas orientações, pode apostar que seu post vai ter um bom desempenho. Veja só:
Texto:
Até 150 caracteres
De 1 a 5 hashtags e uso moderado de emojis
Formato:
Carrosséis e vídeos
Data:
Quintas-feiras ou finais de semana
Lembrando que tudo depende da sua estratégia. Ela é única, portanto, seus dias, horários e formatos de posts também devem ser, isso é apenas uma forma de guiar um começo nas redes sociais e te fazer entender como funciona as boas práticas do Instagram.
Dicas úteis para criar conteúdo no Instagram
E porque dica boa é dica compartilhada, separamos algumas dicas boas para poder te ajudar nessa jornada de fazer bons textos para Instagram.
- Utilize os stories
Essa é a melhor dica que podemos dar. Marcas que interagem nos stories do Instagram com seus seguidores estão sempre a frente, pois essa é uma maneira de se aproximar com seu público e assim torná-los fiéis. Aposte sempre em vídeos, gifs e conteúdos dinâmicos e que seja condizente com o seu público.
- Faça lives
Oferecer conteúdo online por meio de transmissões ao vivo é a forma mais eficiente e efetiva de engajar seu público, já que por esse meio você pode explicar melhor seus produtos e serviços de forma dinâmica e descontraída. Uma boa ideia para esse formato são vídeos de perguntas e respostas, isso humaniza e tira a dúvida de vários clientes ao mesmo tempo.
- Mantenha o feed organizado
Ter um feed bem alimentado, com constância entre os posts e visivelmente organizado, com cores que harmonizam entre si e transmitam a essência da sua marca. Crie uma rotina de posts, com assuntos bem escalados e mantenha essa prática.
- Não esqueça da famosa CTA
A CTA ou como também é conhecida, chamada para ação, é o recurso que faz um convite para alguma interação específica do seguidor. É importante deixar claro qual essa ação para que não haja dúvidas e assim seja efetivada de forma correta.
- Use imagens de alta qualidade
Fuja de imagens embaçadas, pixeladas e mal editadas. Elas com certeza serão ignoradas e farão seu perfil parecer amador e descuidado. Tire fotos nítidas, escolhas imagens bonitas e que valorizem o seu feed para causar uma boa impressão a quem olhar.
Sabemos que parece ser muita informação, mas lendo com calma e testando, você consegue absorver tudo da melhor maneira possível e assim aplicar todas os passos que colocamos aqui para poder fazer textos para Instagram perfeito!
Buscamos fazer esse conteúdo de forma informativa para guiar seus esforços e te fazer entender as melhores práticas dessa rede que é tão essencial atualmente e que pode fazer seu negócio alavancar de uma maneira incrível.
Temos certeza que esses aspectos e dicas poderão te ajudar! Agora você pode dar o start na criação dos seus textos para Instagram e se destacar. Conheça mais sobre o nosso trabalho e sobre a nossa empresa em: https://agenciaraised.com.br/portfolio-com/