Você sabia que existe Tik Tok para empresas? Isso mesmo! Como se sabe, durante a pandemia, o Tik Tok tornou-se uma rede social de destaque. Seu principal foco são vídeos curtos, que atraem a atenção e prendem os diversos públicos que consomem os conteúdos da plataforma.
O que poucos sabem é que o TikTok nasceu em 2014, mas com o nome de Musical.ly e nesta época seu objetivo era compartilhar vídeos dublando músicas. Hoje em dia, ele não só é uma plataforma de diversão, mas também de investimento para promover marcas, pessoas, produtos e serviços.
Por este motivo, muitas empresas vem investindo em estratégias de marketing para impulsionarem seus vídeos através do TikTok. Mas será que esta plataforma é a melhor forma de aumentar seu número de conversões e alcance? Continue lendo este artigo para saber mais sobre o assunto.
Qual o cenário do TikTok no Brasil?
Segundo a 32ª Pesquisa Anual do FGVcia, realizada em 2021, o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais em uso. Entre eles, os smartphones, tablet, notebook e computador, contabilizam mais de 70 milhões de usuários ativos na plataforma aqui no país.
Ainda de acordo com um relatório do Tiktok App Report 2022 realizado pela Business Of Apps, os brasileiros gastam uma média diária de 3,5 horas no aplicativo e 42% do seu público tem entre 18 e 24 anos.
Atualmente, no Brasil, você encontra diversos influenciadores formados na plataforma que compartilham seu dia a dia, dancinhas, receitas e diversos vídeos criativos – a estági aqui, por exemplo, sempre tenta dar uma de TikToker, vai que um dia fico famosa, não é mesmo? Não custa tentar (spoiler: já ganhei 5 reais com TikTok).
Mas assim como muitos adolescentes, estou diariamente na plataforma e sempre entro em contato com diversas marcas de forma de propaganda interruptiva e até mesmo por meio de vídeos normais de TikTokers.
Qual a importância do Tik Tok para empresas?
Além do seu uso comum, o TikTok também permite a criação de uma conta comercial para as organizações que queiram investir na rede social. Nela, é possível desenvolver estratégias para se aproximar do seu público alvo e alcançar novos perfis.
O Tik Tok para empresas apresenta diversas abordagens de interação, engajamento e divulgação da marca através da criação de diferentes tipos de conteúdo. Com uma conta comercial você tem acesso a métricas de desempenho, detalhes da sua audiência e ferramentas de criação exclusivas.
Sem contar que não é necessário investir em um número alto de equipamentos e recursos para criar os vídeos. Com um smartphone, uma boa iluminação e ideias inovadoras você já consegue produzir seus conteúdos, além de conseguir estabelecer parcerias com influenciadores de determinado nicho que podem ajudar no crescimento dos seus seguidores e impulsionamento das publicações.
Por isso, o TikTok acaba sendo uma rede social muito promissora, mostrando porque é essencial que as empresas que mergulhem neste universo saibam usufruir corretamente dos seus benefícios.
Além disso, é uma ótima maneira de aumentar a parceria entre os colaboradores. Aqui na Raised não consegui converter muitos TikTokers, mas estamos muito ativos no Instagram, sempre com vídeos dinâmicos para engajar não só a marca, mas também o relacionamento da organização com os colaboradores. Quer ver algum dos nossos posts? Então clique aqui!
Quais são os benefícios do Tik Tok para empresas?
Segundo Denis Santini, especialista do Grupo MD, o Tik Tok para empresas exige uma estratégia de marketing diferente de outras redes. É necessário investir em algo inovador, mas que não seja super produzido. Um bom exemplo é a Ruffles, que investiu em uma parceria com o Pkllipe para aumentar seu alcance na plataforma, engajando os jovens, seu principal público alvo.
Muitos usuários vão para o TikTok em busca de conteúdos de humor e distração. Um estudo também mostrou que eles veem como positivo a presença do Tik Tok para empresas, dos quais 55% afirmaram seguir alguma marca e 66% acreditam ser uma plataforma capaz de aproximar as pessoas das empresas.
Além do fato de que, com as contas comerciais, a empresa consegue:
- acompanhar as tendências da rede
- conseguir insights para as ações
- usar a biblioteca de músicas comerciais, sem precisar da patente
- acessar recursos e conteúdos exclusivos para as contas profissionais
- descobrir novos perfis de usuários
Agora que você já sabe a potência do TikTok no Brasil e suas vantagens, é importante também saber como utilizar as funções ao seu favor. Por isso, separamos algumas dicas e ideias que não podem faltar no seu perfil.
Entenda quem é seu público
Para estabelecer estratégias efetivas para entrar na rede social é necessário entender quem é seu público alvo. Só assim é possível desenvolver um plano detalhado com a sua empresa para produzir vídeos que trazem identificação com os usuários.
Adote um tom de voz informal
Como o TikTok conta com muitos jovens como usuários, é importante deixar de lado os termos difíceis e a linguagem formal e investir em uma linguagem informal. Você pode até mesmo usar gírias atuais para criar uma conexão com o maior público da plataforma.
Um exemplo seria uma linha de maquiagens, focar em influencers que fazem challenges ou ensinam a se maquiar de maneira divertida e leve.
Não esqueça do manual da marca
A partir da criação do manual da marca, você define sua identidade visual e começa a estabelecer a primeira identificação com seu público. Com isso, sempre que sua empresa postar um novo vídeo, os seus seguidores identificarão sua empresa, seus produtos ou serviços fornecidos.
Divulgue seu perfil no TikTok nas outras redes sociais
No início, é necessário divulgar seu novo perfil em outras redes sociais como Facebook, Twitter e até mesmo através do e-mail. Então, convide os usuários para conferir a novidade da sua empresa. Porém, evite o Instagram. Ao “reciclar” estes vídeo no Instagram, eles podem resultar em perda de engajamento, pois esta plataforma já possui o Reels para aumentar as postagens destes tipos de vídeos curtos e rápidos na própria rede social.
Tanto que o perfil de creators do Instagram publicou um carrossel sobre uma série de recomendações aos criadores de conteúdo, entre elas para não postar vídeos com marcas d’água e baixa qualidade.
Utilize estratégias de SEO no conteúdo
Sim! O TikTok está substituindo cada vez mais o Google. Assim como Google, seu mecanismo de busca oferece muitas respostas e é bastante intuitivo, além de mostrar diversos vídeos rápidos com o item pesquisado, evitando a leitura. Em um mundo que o tempo é muito valioso, uma informação rápida se destaca.
Marketing de Influência
Segundo a pesquisa do Opinion Box, 82% dos usuários brasileiros seguem os influenciadores. Eles são uma ótima oportunidade de suas oportunidades dentro do Tik Tok para empresas, além de alcançar possíveis clientes e consumidores que não estavam no seu radar.
Mas para ser efetivo, você deve selecionar influenciadores do seu nicho e que vão combinar com a cultura, objetivos e metas do seu negócio. Para isso, analise empresas que possam ter o público parecido com o seu.
Assim, você aumenta a sensação de desejo dos seus potenciais clientes, pois muitos usuários anseiam pelo que os influenciadores usam, além de serem influenciados pelos mesmos.
Invista em marketing de conteúdo
Outro fator que destaca muito as marcas com perfis no TikTok é a criação de conteúdos autênticos e originais, sempre alinhados com as oportunidades de divulgação do seu produto ou serviço de forma dinâmica. Para isso, é essencial estar atento as tendências do TikTok para elaborar um bom planejamento de conteúdo.
O público mais jovem foca e prefere materiais visuais que sejam inovadores e divertidos, então tente demostrar as vantagens da empresa de maneira inovadora e pouco convencional. Sempre com conteúdos que dialoguem com seu público e analisando os resultados obtidos.
Atualmente, os vídeos do TikTok podem durar até 10 minutos, função exclusiva para usuários com mais seguidores na plataforma, assim como as diversas vozes disponíveis para dublagem, como do Galvão Bueno e opções de edição e efeitos.
Mas como descobrir se meu conteúdo criativo causa engajamento? A partir de dados e testes, mas saiba que os usuários do TikTok estão cansados das mesmas coisas. É importante se atentar as #, elas ajudam a explorar mais conteúdos e descobrir mais sobre o seu nicho.
Dica da estági: não coloque muitas # no seu vídeo, tente selecionar 5 que tenham a ver com o seu objetivo e estratégia.
Aproveite as Trends
Tente investir em todas as trends que estão em alta, desde que façam sentido para o seu negócio, pois elas são ótimas para aumentar o engajamento e aumentam o reconhecimento da sua marca. Uma dica para isso, é utilizar os áudios e estilos de vídeo mais visualizados no aplicativo, sem contar que o TikTok oferece diversos efeitos e funções de edição.
Faça os challenges presentes na plataforma
Os challenges, assim como as trends, fazem muito sucesso no TikTok de diversas empresas. A sua maioria é fácil e divertido, ideal para aumentar o número de seguidores e criar desafios autorais.
A gente aqui na empresa já fez até votação do eliminado da empresa. Estes momentos de descontração podem servir como conteúdo e um momento único para os colaboradores.
Aproveite o TikTok Ads
Muitas empresas acabam entrando no TikTok para aumentar seu reconhecimento, mas principalmente para aumentar suas vendas. Para isso existem diversos anúncios que você pode realizar no Lead Ads e alcançar possíveis consumidores. Para criá-lo é muito fácil:
- Faça a sua conta no TikTok Leads Ads
- Defina o objetivo da campanha
- Selecione seu público-alvo
- Estabeleça um orçamento
Segundo os próprios dados da plataforma, os usuários ficam mais propensos a comprar algo que descobriram na própria rede social. Por volta de 68% das pessoas afirmaram que os conteúdos publicitários diferem do que se observa na televisão e outras plataformas digitais. Por isso, o Tik Tok para empresas está se tornando cada vez uma excelente alternativa para quem deseja se destacar da concorrência.
Analise e acompanhe suas métricas
Para verificar se suas estratégias de marketing estão sendo efetivas, é importante acompanhar as métricas, assim você consegue entender melhor as particularidades dos seus seguidores e verificar quais conteúdos mais cativaram o público.
Desta maneira, você consegue potencializar o crescimento da sua empresa a partir dos dados fornecidos.
Surfe a onda do algorítimo
Ao contrário das outras redes sociais, o algorítimo do TikTok – ainda – é muito potente. Ou seja, ele entrega muito mais conteúdo de forma orgânica do que outras redes, como o Instagram, por exemplo.
E se você é usuário da rede, já percebeu que em seu perfil é possível ver vídeos de vários usuários desconhecidos em sua rede. Isso acontece porque, basicamente, ele funciona da seguinte forma:
- O algorítimo entrega o vídeo para um grupo pequeno de usuários, geralmente levando em conta a localização.
- Depois, ele observa o desempenho relacionado aos comentários, visualizações e média de tempo assistido.
- Se ele entender que o resultado foi positivo, aí ele entrega esse conteúdo para um público muito maior
- E quanto mais dados ele recebe, mais ele distribui
Simples assim! Ou seja, ele é muito mais baseado na experiência do usuário, entregando conteúdos semelhantes ao que ele já consome. Assim, não é preciso u´ma grande produção, um bom conteúdo, que converse com o público, é o suficiente para bombar!
Então pode-se concluir que o TikTok é vantajoso para as empresas?
Sim! O TikTok está repleto de oportunidades e vantagens para quem investe na plataforma de forma correta, sendo uma ótima forma de atrair potenciais clientes, aumentar o engajamento da marca, assim como suas vendas. Então, podemos dizer que o Tik Tok para empresas é uma excelente opção para quem quer alcançar e mudar um pouco seu conteúdo de forma criativa e por vídeos curtos.
Assim, é possível de mostrar o diferencial da sua marca e os benefícios que diferem seu produto ou serviço da concorrência, além de ser uma ótima maneira de descontrair e unir mais os colaboradores para a elaboração dos vídeos.
Gabriela Comazzetto, Head de Soluções Globais para negócios do TikTok na América Latina, ajudou a implementar as operações do TikTok for Business no continente e destacou o crescimento de mais 150% de anunciantes entre 2021 e 2022. Ou seja, cada vez mais as empresas estão percebendo o potencial da plataforma e como as trends e acontecimentos dentro dela refletem em nosso dia a dia.
Além disso, é possível destacar o quanto a plataforma é mais democrática, permitindo um excelente engajamento, independente do tamanho da conta, desde que seja um bom conteúdo.
E se engana quem pensa que o foco é apenas os criadores, cada vez mais os empreendedores estão aproveitando os benefícios da plataforma, que recentemente lançou o projeto Vem Comigo em parceria com a Byte Dance para ajudar pequenos e médios negócios a darem os seus primeiros passos no TikTok.
Para desenvolver uma estratégia de marketing completa e personalizada para alavancar seu negócio, conte com a Raised Comunicação. Um bom planejamento faz toda a diferença nos resultados! A Raised é uma agência de marketing digital que entrega o melhor para a sua empresa, com uma equipe completa e dedicada (que eu amo) para te atender, planejar, criar, desenvolver, analisar e gerar resultados reais para nossos clientes.
E se você quer investir em Tik Tok para empresas, você está no lugar certo! Nós não somos apenas uma empresa, mas sim uma equipe entrosada que valoriza todas as necessidades do cliente e traz um planejamento personalizado e estratégico, pesquisando a concorrência, seus potenciais, dificuldades para melhorar não só suas vendas, mas também a satisfação do cliente.
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