Você sabe o que é UX? Conhece suas vantagens e desvantagens? Sabe se ele realmente funciona para sua empresa? A Raised te ajuda a desvendar esses mistérios!
Se você é uma pessoa antenada e por dentro do universo digital e suas crescentes tendências, você provavelmente já ouviu falar nesta pequena sigla que possui um significado enorme. O UX, ou User Experience, traduzido como Experiência do Usuário, pode ser chamado de um processo que visa antever problemas, oferecendo soluções baseadas em conceitos de Design Thinking.
O UX está em crescente tendência no mercado, e vêm sendo procurado por muitos profissionais que desejam oferecer experiências únicas e inovadoras para seus clientes, despontando o seu negócio, consequentemente.
Entretanto, é preciso saber afundo sobre o tema e captar as suas principais armadilhas para evitar qualquer ruído na comunicação e falha no processo de experiência do usuário. Pensando no sucesso do seu negócio, a Raised preparou um blog contando um pouco mais sobre UX, como funciona e listando as principais armadilhas que você deve evitar. Tenha uma excelente leitura!
Introdução a Experiência de Usuário (UX)
UX, nada mais é, do que um processo para projetar uma experiência. E não apenas isso, mas um processo que visa projetar uma experiência agradável e memorável, afinal, quem não gosta de ter as suas expectativas atendidas ao comprar um produto ou serviço?
O aplicativo Super Player, concorrente do Spotify, capta informações do ambiente, oferecendo a melhor playlist e que combine com com o estado atual do usuário. Por exemplo, se o consumidor está correndo no parque, o aplicativo disponibiliza uma playlist para corridas e exercícios físicos. Genial, não? É isso que o UX faz, e por isso, tantas empresas querem criar estratégias baseadas em UX para aplicar em seu negócio. O processo de experiência do usuário é muito similar ao processo de pesquisa, veja só:
- Entender as necessidades do usuário;
- Gerar ideias para solucionar problemas;
- Planejar como vai ser esse projeto;
- Desenhar o que deseja construir;
- Criar quais são as entregas que serão feitas;
- Permitir que o usuário vá testando o produto;
- Coletar feedbacks para aprimorá-lo;
- Medir se o projeto está atingindo os resultados esperados;
- Medir se os usuários estão completando as tarefas que eles gostariam com sucesso.
Vale lembrar que a Experiência de Usuário será boa ou ruim, dependendo se os usuários irão conseguir ou não realizar a tarefa desejada.
As 6 principais armadilhas do UX
Apesar de ser uma das maiores tendências do digital, caso não for bem aproveitado, o UX pode sim se tornar um perigo, e acabar prejudicando o desempenho e o rendimento dos resultados da empresa. Por isso, é importante saber as suas principais armadilhas e garantir que você não irá cair nelas!
1 – Não se apaixone pela primeira ideia
Muitas vezes, a primeira ideia parece ser perfeita para solucionar todos os problemas, porém, prender-se apenas a uma única opção pode ser um erro que pode custar muito caro. Daí surge a importância de executar várias ideias e só depois, analisar a melhor proposta.
2 – Não focar no sucesso do usuário.
A maioria das pessoas considera um produto pronto quando ele tem a estética e funcionalidade em harmonia. Muitas vezes, esse fato torna-se verdade, mas apenas se o usuário do produto obtiver sucesso em desempenhar a função desejada com aquele produto, caso contrário, o produto torna-se um completo fracasso.
3 – Criar o produto certo para a pessoa errada.
A identificação do target é essencial para evitar que esse erro aconteça, além de poder custar muito tempo e dinheiro. A pior parte dessa armadilha é que seu produto faria total sentido e diferença na vida dos usuários certos.
4 – Apostar em suposições não validadas.
Investir em um projeto ou produto que não tenha as validações necessárias faz com que você dê um tiro no escuro, expondo você e o seu projeto ao fracasso instantâneo.
5 – Não fazer lançamentos intermediários para coletar feedbacks.
Durante as etapas de desenvolvimento, é providencial que você tenha o acompanhamento do usuário de perto para coletar os feedbacks dos consumidores e ter resultados mais assertivos.
6 – Não se apoiar em métricas, ou pior, apoiar-se em métricas de vaidade.
Não ter embasamento para medir os avanços do seu produto faz com que você não tenha a estrutura necessária para identificação de erros e acertos, além de não conseguir fazer as projeções futuras.
Dicas para evitar as armadilhas de UX
Apesar de serem perigosas, as armadilhas de UX podem sim serem evitadas, basta apenas tomar o cuidado necessário com os primeiros passos e criar um planejamento estruturado do que você irá fazer antes de iniciar a sua estratégia. A seguir, separamos algumas dicas para que você possa complementar o seu planejamento e evitar possíveis prejuízos.
1 – Design Sprint e Lean Ux.
Utilizar técnicas com Design Sprint e Lean Ux auxiliarão no desenvolvimento de ideias e validação, fazendo com que por meio do processo de Design Thinking, você possa reduz riscos ao trazer um novo produto, serviço ou recurso ao mercado.
2 – Framework de narrativa Pixar (Pixar Storytelling) Future Press Realese.
O Pixar Story Telling é uma forma de você gerar uma narrativa sobre seu produto de maneira que deixe todos os integrantes da equipe na mesma página. O objetivo dessa ferramenta é comunicar melhor o produto que você quer construir, entender as frustrações e realizações do seu usuário e também entender como seu produto vai se encaixar na vida dele ou no processo de trabalho em que estará envolvido.
Estrutura do Pixar Story Telling:
Era uma vez ________________________. Todos os dias ________________________.
Um certo dia ________________________. Por causa disso ________________________.
Por causa disso ________________________. Até que finalmente ______________________.
- Com o “Era uma vez”, identificamos as personas;
- Com o “Todos os dias”, identificamos qual o problema que tem que ser resolvido;
- Com “Um certo dia”, apresentamos a solução para esse problema;
- Com “Por causa disso”, apresentamos os valores que o produto entrega;
- Com “Até que finalmente”, atingimos a meta e solucionamos o problema.
3 – Proto-persona e entrevista com o usuário.
Traçar as personas e fazer entrevistas com usuários é essencial para verificar se aquele usuário realmente precisa do seu produto. O quanto antes você fizer isso, menos dinheiro e menos tempo serão desperdiçados, e por isso, é muito importante evitar a armadilha.
4 – Evite o risco e sempre valide antes de continuar (Lean UX: Priorização de hipóteses).
Novamente, o Lean Ux pode salvar a sua pele. No momento da criação de um produto, é extremamente importante validar e verificar se o produto se está indo pelo caminho correto. A priorização de hipótese faz com que você entenda as etapas de desenvolvimento do seu produto, identificando quando devem ser feitas as validações para minimizar erros e principalmente criar soluções.
5 – Estabeleça marcos importantes, nos quais você entregará um conjunto de valores para seu usuário. Utilize Roadmaps de entrega.
Fazer lançamentos intermediários é extremamente importante para que você enxergue que, primeiro, o projeto está desenvolvendo-se, e segundo, corrigir todo e qualquer gargalo que seja identificado. Utilizar Roadmaps te ajudará com o planejamento e a comunicação da visão de futuro que você tem para seu produto.
6 – Sem métricas e ferramentas:
– Como você vai descobrir se o produto realmente está ajudando o usuário?
– Como descobrir se as pessoas estão realmente usando o produto ativamente?
– Como descobrir por que as pessoas não estão comprando?
Métricas HEART, Daily Weekly, Monthly Actives Users, NPS, KPY’s são as chaves para mensurar os resultados e fazer com que as decisões sejam mais assertivas e menos complicadas.
A importância de se conhecer UX a fundo
A Experiência de Usuário pode ser boa ou ruim. O que norteia como ela ocorrerá é a base do seu planejamento. Existem diversas armadilhas que, com o auxílio de métricas e ferramentas disponíveis, podem ser evitadas e corrigidas a tempo, trazendo os bons resultados que uma boa UX pode proporcionar. E como realizar este planejamento? Como garantir que você não irá cair nessas armadilhas ou pior, como evitar que o seu produto ou serviço se tornarão um fracasso? A resposta é simples: estratégia.
Você pôde ver que a palavra estratégia foi muito utilizada ao longo do texto, pois ela é exatamente o que se precisa para começar qualquer processo dentro do universo digital. Uma boa estratégia demanda conhecimento e autoridade no assunto, e assim que for alcançada, tem como consequência resultados positivos e bem aproveitados.
Felizmente, a Raised se orgulha em dizer que é referência em marketing digital no ABC por utilizar o UX como ferramenta para alcançar ainda mais conquistas. Nossa missão é compartilhar os nossos conhecimentos com nossos clientes e parceiros e transformá-los em autoridades em seu segmento de atuação, assim como nós.
A Raised oferece uma consultoria completa em UX, além de todas as estratégias que envolvem design, desenvolvimento e comunicação. Acreditamos que este processo visionário e inovador pode mudar a maneira de como a comunicação é vista, melhorando ela. Sabemos que você se interessou pelo tema, e por isso, disponibilizamos o link do nosso portfólio abaixo para que você possa dar uma olhadinha em nossos trabalhos com estratégias reais de UX: https://agenciaraised.com.br/portfolio-dex/
Caso precise da nossa ajuda, queira saber ainda mais sobre como o UX pode ajudar o seu negócio e marcar uma reunião, entre em contato conosco através do nosso site ou em nossas redes sociais.