VR: a tendência para o marketing digital
VR: a tendência para o marketing digital
Com este artigo, compreenda as mudanças que a realidade virtual está trazendo para o marketing digital.
A realidade virtual já está presente em nossas vidas, e a cada dia que passa, conquista um lugar maior em nossos corações. Isso é fundamental para estratégias para o marketing digital que utilizam essa ferramenta.
Nos últimos anos, a realidade virtual passou a fazer parte do cotidiano da população mundial, tornando-se alvo de estudos. A aplicação da técnica para os negócios é responsável por trazer resultados impressionantes, principalmente nas áreas de marketing e vendas.
Mas afinal, o que é a realidade virtual? Com nome autoexplicativo, a tecnologia permite que um cenário virtual pareça muito mais real.
Em alguns casos, é possível que a pessoa se sinta em uma nova realidade, como em jogos de imersão, por exemplo. Essa técnica favorece que as emoções sentidas sejam muito mais reais e intensas.
Instigar as sensações dos consumidores também é um desejo do marketing, fazendo com que estratégias sejam desenvolvidas utilizando o VR como principal ferramenta.
É certo afirmar que os cases de maior sucesso usando essa tecnologia ainda são de marcas internacionalmente reconhecidas, como é o caso da Dior, que desenvolveu um óculos próprio para que seus clientes acompanhassem os bastidores de um desfile de moda.
Como no Brasil a técnica ainda é pouco utilizada, desenvolver uma estratégia eficiente em cima disso, pode impressionar muito os consumidores.
As experiências obtidas com a realidade virtual afetam áreas do cérebro humano responsáveis por realizar a tomada de decisão no momento da compra.
Isso deixa claro que a tecnologia em questão pode apresentar ótimos índices de conversão. É importante não esquecer que a estratégia deve completa, utilizando de outros métodos e ferramentas além do VR.
Atualmente, os conteúdos são transmitidos através de textos, imagens e vídeos, construindo camadas de complementação para a estratégia. Nesse contexto, a realidade virtual entra como o quarto passo, fazendo com que o consumidor se torne o centro do conteúdo.
O mais importante desse processo é fazer com que a marca gere valor próprio, mantendo seu interesse vivo. A Raised preparou algumas dicas importantes para o momento de utilizar essa nova técnica.
1 – Possibilidades de interação
Utilizando da realidade virtual, a possibilidade de interação com o público passa a ser quase ilimitada. Assim, é necessário que seja realizado um planejamento para definir quais interações fazem mais sentido com o objetivo a ser atingido.
2 – Experimente
Antes de desenhar uma estratégia completa, experimente a realidade virtual. Para que seja desenvolvido um trabalho eficiente, é importante passar pelo processo de imersão, descobrindo todas as possibilidades de uso das técnicas.
Dessa maneira, certamente sairão soluções mais criativas e relevantes para a persona.
3 – Resultados em longo prazo
Para a utilização de técnicas de realidade virtual, é ideal que se tenha objetivos em longo prazo. Isso é fundamental, pois a técnica ainda está em constante evolução, podendo até remodelar o formato como as pessoas consomem informação.
4 – Inovação
A realidade virtual ainda é uma técnica pouco explorada, permitindo que sejam desenvolvidas ideias inovadoras e criativas.
Copiar estratégias já utilizadas por outras empresas faz com que o processo perca credibilidade, não apresentando os resultados desejados.
5 – Desenvolva conteúdo
Muitos acreditam que a realidade virtual é uma ideia, mas a realidade é que a mesma é apenas uma plataforma. Apenas investir em tecnologias relacionadas à VR não é o suficiente. O time para o marketing deve realizar uma análise constante da ação, verificando a qualidade do conteúdo oferecido.
O mundo do marketing digital é muito volátil, apresentando novas técnicas e estratégias de maneira rápida.
Manter sua empresa atualizada, oferecendo aos consumidores experiências com seu produto ou serviço, certamente trará resultados significativos no mercado.
Gostou desta matéria? Leia mais: https://agenciaraised.com.br/blog/