Como fazer SEO? Tudo o que você precisa saber

Tudo o que você sobre fazer SEO em um guia completo de dicas e estratégias para chegar primeira página.

Você sempre quis saber como fazer SEO, mas não faz ideia de por onde ou como começar? Então este conteúdo é perfeito para você!

Se você chegou até aqui, é porque já sabe que para aparecer no topo do Google é preciso muito mais do que criar um bom conteúdo e ter uma grande audiência. Com mais de 40 mil buscas por segundo, para se destacar na plataforma é necessário investir tempo para deixar seu site completo e otimizado, de forma que se torne atrativo para os usuários!

Mas como fazer isso? Como e por onde começar? Quais as melhores estratégias para chegar na primeira página? Continue a leitura! Vou te contar tudo isso e muito mais!

O que é SEO?

Antes de saber como e por onde começar, é importante que você entenda um pouco mais sobre o que é SEO e o seu conceito. Apesar de parecer complexo, posso te adiantar que é mais fácil e simples do que você imagina!

O que é SEO? Entenda um pouco mais sobre o que é SEO e o seu conceito.

SEO (éss-í-ôu, é assim que se fala) é a famosa sigla pro termo “Search Engine Optimization”, que em bom português nada mais é do que “Otimização para Motores de Busca”. 

De forma simples e prática, o SEO é um conjunto de técnicas que você aplica no seu site, blog e redes sociais – sim, nelas também – para aumentar o ranqueamento e melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca, não só do querido Google, mas de outros buscadores. 

Mas, para que isso aconteça é preciso utilizar técnicas on e off page. Não se preocupe, vou te explicar em detalhes sobre cada uma delas daqui a pouco. 

Sendo assim, em uma forma simples e resumida podemos dizer que SEO é um conjunto de práticas que te leva a chegar nas primeiras posições da primeira página! 

 Mas, por que é importante fazer SEO?

Por que é importante fazer SEO? É uma forma de garantir que os buscadores vão encontrar e recomendar o seu conteúdo.

Hoje em dia, a internet tem uma demanda muito grande por conteúdo. Tudo o que precisamos está lá, a poucos cliques de distância. E para suprir essa demanda, a cada segundo, surgem novas páginas com conteúdos informativos ou comerciais para atender as necessidades dos usuários. 

Por isso, o SEO é tão importante! Ele é uma forma de garantir que o Google vai encontrar e recomendar o seu conteúdo para os usuários que se encaixam no perfil do seu segmento, mesmo que possua muitos concorrentes. Tudo isso de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir em tráfego pago para conquistar essa audiência. 

Além disso, diversas pesquisas mostram que as páginas que estão em primeiro lugar nos mecanismos de busca recebem de 20% a 40% dos cliques, enquanto o quinto resultado fica entre 6% e 9%.

E o que isso quer dizer? 

Se a palavra-chave que você utiliza tem cerca de 100 mil buscas por mês, o domínio que está em primeiro lugar pode conquistar uma média 20 a 40 mil visitas por mês. Já o quinto colocado, por exemplo, vai receber entre 6 e 9 mil, o que significa uma diferença bem grande considerando que ambos estão utilizando a mesma palavra-chave. 

Neste sentido, já dá para ter uma ideia da importância de entender como fazer SEO e o porquê aplicar essas estratégias em seu site. 

Mas, se você acompanha o blog da Raised, já sabia disso! Afinal, você deve ter lido o artigo que escrevi sobre o que é SEO e, porque ele é tão importante. Mas, se não leu, clica aqui e dá uma olhadinha para saber tudo isso em detalhes!

Como fazer SEO de fato?

As estratégias por trás de um bom projeto de SEO envolvem algumas etapas, que precisam ser realizadas no mínimo uma vez por mês. Isso mesmo! O SEO deve ser considerado um projeto dentro da sua empresa e ter a mesma importância que outras atividades realizadas no dia a dia e que servem para levar o nome da sua marca mais longe. 

Pensando nisso, separei aqui algumas coisas que são essenciais para quem quer saber como fazer SEO e traçar estratégias que realmente agregam valor ao seu site. Olha só:

Otimize suas palavras-chave

É muito importante que você encontre palavras-chave relevantes para o seu segmento. Hoje em dia existem muitas ferramentas gratuitas que podem ajudar nesse momento como o Google Trends, Semrush e o Ubersuggest, por exemplo.

Nesse momento você deve identificar as palavras-chave que possuam baixa concorrência, ou baixo índice de indexação e um alto volume de buscas para direcionar aumentar as chances de indexar o seu conteúdo.

Crie conteúdo de qualidade

Um dos aspectos essenciais do SEO são os conteúdos. E é por isso que você deve focar em criar conteúdos relevantes para os seus usuários. Ele deve ser informativo, responder as principais dúvidas e problemas de quem chegou até a sua pagina. 

Uma coisa que você deve fazer enquanto escreve o seu conteúdo e, também na hora de publicá-lo é incluir as palavras-chave estrategicamente nos títulos, tags, URL e ao longo do conteúdo, mas sempre de forma natural e sem excessos!

Otimize os elementos on-page 

Você também não pode deixar de garantir que todas as suas páginas ~ todas mesmo ~  tenham títulos únicos, meta-descrições relevantes e URLs amigáveis para SEO. Vale destacar também que nos elementos on-page, você deve utilizar as tags de cabeçalho para estruturar seu conteúdo e facilitar a leitura para os seus usuários. 

Melhore sempre a experiência do usuário 

O seu usuário sempre virá em primeiro lugar. Por isso, nada melhor do que proporcionar para ele a melhor experiência, certo? Para fazer isso você precisa otimizar a velocidade de carregamento do seu site, garantir que ele seja responsivo em dispositivos móveis e tenha a navegação com simples. 

Otimize seu site para ser encontrado na pesquisa local

Se o seu site é mais voltado para divulgar seus produtos e serviços, o ideal é que você otimize ele para atingir termos de pesquisa relacionados à sua área geográfica. Isso inclui usar palavras-chave locais em seu conteúdo, como “persinas perto de mim” ou “agência de marketing no ABC”, além de criar e realizar melhorias na página do Google Meu Negócio. 

Acompanhe e analise os resultados

O monitoramento das suas estratégias é algo que não pode faltar na hora de fazer SEO. Você pode estabelecer algumas métricas como engajamento, desempenho do seu site, tráfego orgânico, número de palavras-chave, autoridade do domínio, entre outras. 

Com esses dados você pode entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado na estratégia para atingir os resultados esperados. 

Dicas para fazer SEO como um expert!

Ao realizar cada uma dessas etapas, você conseguirá manter seu site atualizado, com conteúdos de qualidade e com excelente desempenho!

O que é otimização On-Page?

A otimização on-page, como o próprio nome sugere, são as otimizações ou, como eu gosto de chamar, melhorias que você irá fazer direto nas páginas do seu site. O objetivo dessa técnica é melhorar e aumentar a visibilidade e o posicionamento do seu site no Google e em outros mecanismos de busca. 

Mas, como otimizar o conteúdo da página?

É bem simples! É só seguir as dicas que separei logo abaixo!

Título da página

Uma das técnicas de SEO on-page é a otimização dos títulos que vão na sua página. E quando falo nele, não estou me referindo necessariamente ao título do conteúdo em si, mas daquele que vai aparecer no Google. 

Ele é um dos elementos mais importantes de uma estratégia de SEO e um dos que menos recebe atenção que merece. Na hora de criar os títulos que vão acompanhar as páginas do seu site, garanta que eles sejam atrativos e que contenham a palavra-chave principal do conteúdo. 

Algumas regrinhas que podem te ajudar a criar um título de página perfeito são:

  • Ter um título exclusivo para cada página;
  • Escolher um título que se relacione com o conteúdo;
  • Não passar do limite de 65 caracteres;
  • Colocar a palavra-chave principal no início da frase, se possível.

Meta descriptions

A meta description nada mais é do que aquele texto pequeno que aparece na parte de baixo do seu título e site quando é realizada uma busca no Google. Aqui, não tem muito segredo! Ela precisa ser um resumo do que o usuário vai encontrar naquela página. 

O seu título e meta description devem aparecer assim:

Exemplo de como seu site aparece nos mecanismos de busca.

Por isso, invista em um resumo bem descritivo e persuasivo, que convide e instigue as pessoas a clicarem no link e, não esqueça de utilizar a palavra-chave! 

Headers e tags de título

Outra técnica simples, mas que muitas vezes não é levada a sério, é utilizar os headers e as tags de títulos. Os headers são aqueles cabeçalhos que utilizamos para separar o conteúdo em seções e deixar ele o mais legível e dinâmico possível para os usuários. 

Já as tags de títulos, são os títulos usados em cada seção, como H1, H2, H3, H4 e assim vai. É importante que você as organize por hierarquia de prioridade, por exemplo:

  • O H1 sempre será o título principal, ele é único;
  • O H2 sempre será o subtítulo principal, é bem comum usar mais um no mesmo conteúdo;
  • O H3 sempre será o subtópico principal e pode haver vários dentro do subtítulo. 

Eles são essenciais e ajudam o Google a entender qual a estrutura e contexto do conteúdo, além de facilitar a leitura para pessoas que utilizam recursos de acessibilidade. Ah, não esqueça de adicionar a palavra-chave principal neles! Não precisa ser em todas as tags H2 ou H3, mas obrigatoriamente na H1.

Conteúdo de qualidade

O mais importante de todos! O conteúdo apresentado nas suas páginas é um dos principais fatores de ranqueamento. Por isso, ele precisa original e muito relevante para o seu público. O Google e outros buscadores têm meios de encontrar e identificar qual conteúdo faz sentido para o usuário, a principal delas é com o uso de palavras-chave. 

Você deve se atentar para usá-la de forma natural ao longo do texto e incluir variações e sinônimos. Além disso, o conteúdo deve ser bem estruturado, com parágrafos curtos, tópicos organizados e imagens relevantes.

Lembre-se que é com esse conteúdo que você vai atrair seu público-alvo e destacar a sua autoridade no segmento, por isso, invista o tempo que for necessário para garantir um conteúdo de qualidade!

Como otimizar imagens e vídeos

A otimização de imagens e vídeos, apesar de ser deixada de lado, é mais um detalhe essencial que vai fazer toda a diferença na sua estratégia de SEO on-page. O motivo é simples, essas otimizações ajudam a melhorar a visibilidade e a experiência dos nossos usuários. 

Abaixo separei algumas dicas que podem te ajudar com esse tipo de otimização, olha só!

1. Nomes de arquivos

Quando você for utilizar uma imagem ou vídeo em seu conteúdo, lembre-se de salvá-lo com um nome que descreva o conteúdo deles, se possível, adicione a palavra-chave ou variações dela. 

Assim, quando você fizer o upload do arquivo para usar no seu conteúdo, não vai precisar editar o nome. Essa otimização ajuda os mecanismos de busca a entenderem o contexto da imagem e vídeo e qual tema de conteúdo está sendo abordado em seu site. 

2. Tags ALT

As tags ALT são aquelas descrições de texto alternativas que aparecem quando uma imagem ou vídeo não pode ser exibido. Apesar de ser opcional utilizar esse tipo de descrição, eu recomendo que você utilize!

Isso porque, além de serem usadas pelos mecanismos de busca para entender o conteúdo da imagem ou vídeo, ela também torna seu site mais acessível para pessoas que utilizam recursos de áudio para descrever imagens e outros conteúdos, por exemplo. 

Por isso, minha dica é que você não deixe de incluir uma tag ALT precisa e descritiva para cada imagem ou vídeo em seu site!

3. Nada de copiar e colar

Não esqueça que cada arquivo de imagem ou vídeo que você utilizar deverá ter um título e uma descrição única e relevante para o usuário e ser otimizada para os mecanismos de busca. São esses elementos que vão ajudar os usuários a entenderem do que se trata o conteúdo e, principalmente, serão usados para indexação e classificação no Google.

Não esqueça das linkagens internas e externas

Os links internos e externos também fazem parte das estratégias on-page e são ótimas formas de ajudar a aumentar o número de tráfego no seu site, melhorar a experiência dos usuários e ainda aumentar a autoridade do seu domínio e páginas. 

Mas, não é porque você precisa utilizar links no seu conteúdo que você vai adicioná-los de qualquer forma! Isso significa que você não pode colocar os links de forma aleatória. Eles precisam ser pensados com cuidado, devem ser relevantes para o conteúdo e público-alvo e redirecionar para páginas estratégicas. 

Ou seja, para criar links internos você deve identificar as páginas do site que possuem conteúdo que faça sentido para o tema e adicioná-los de forma natural no texto. 

Se você clicar aqui, vai aprender mais detalhes sobre estratégias de SEO que podem te ajudar quando falamos de linkagem interna e externa. 

Esse foi um bom exemplo de como adicionar links de forma natural e, ainda agregar valor ao seu site!

E a otimização Off-Page, o que é?

A otimização Off-Page são todas as técnicas de SEO ligadas a aspectos externos do seu site, como as menções nas mídias sociais, construção de backlinks de qualidade, entre outros atributos que vão indicar aos mecanismos de busca que outros domínios consideram o seu site uma referência em determinado assunto e, com isso, contribui para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Uma das principais técnicas de SEO off-page é o uso de backlinks, que nada mais é do que as linkagens externas que mencionei ali em cima. Pensa comigo, você tem um site sobre materiais de construção e publicou um conteúdo com dicas para revendedores, esse conteúdo passou a ser mencionado em diversos sites de revenda e com isso, as suas visitas aumentaram.

Isso mostra pro Google que você sabe mesmo do que está falando e que muitas pessoas te consideram uma referência no assunto. Dessa forma, as chances dele indicar seu site na primeira página para esse tipo de pesquisa são muito altas!

Tudo isso graças a um conteúdo de qualidade e um link externo bem estruturado

Dicas para arrasar nas otimizações de SEO off-page.

Mas como fazer para conseguir backlinks de boa qualidade?

A pergunta de milhões! E a resposta é: depende. A construção de bons backlinks envolvem algumas práticas de linkbuilding, que para alguns segmentos podem ser mais complicadas do que para outros. Mas não se preocupe! É super possível conseguir backlinks de qualidade para seu site. 

Uma das técnicas mais utilizadas é criar conteúdos guest posts, ou seja, você pode escrever conteúdos para serem publicados em outros sites em que estejam relacionados ao seu segmento de mercado. Para isso, garanta que o site que vai receber seu conteúdo, tenha boa reputação e relevância para o seu público-alvo e, principalmente, que o proprietário do domínio esteja aberto a publicar seu conteúdo. 

Você também pode fechar parcerias com sites e portais relevantes para o seu segmento e público-alvo na hora de construir seus backlinks. Nesse caso, é importante que os conteúdos agreguem valor não apenas para você, mas para os sites que serão seus parceiros.  

Por isso, a melhor maneira de criar backlinks orgânicos é produzindo conteúdos de qualidade. Essa sim, é a melhor maneira de construir uma estratégia de linkbuilding e atrair links de qualidade. 

Não esqueça que o Google valoriza a construção de links de forma natural, ou seja, nada de forçar parcerias. 

Como monitorar o seu site para evitar penalizações do amado Google?

Sim, o Google também pode penalizar o seu site! Na hora de aprender como fazer SEO é importante ter em mente o que algumas práticas, como criar backlinks artificiais, não seguir as diretrizes de conteúdo, ou criar conteúdos pouco relevantes, por exemplo, podem levar o seu site a ser penalizado. 

Com isso, além de perder posições, você pode ter seu domínio ou páginas bloqueadas. Mas, é possível evitar essas penalizações! Claro que se você fizer tudo certo, não terá com o que se preocupar!

Quais práticas evitar para não perder posições no rankeamento

Para te ajudar a garantir que isso não aconteça trouxe algumas dicas, olha só!

  • Aproveite as ferramentas de monitoramento: utilize algumas ferramentas de monitoramento para te ajudar a analisar o tráfego, os rankings e as métricas importantes do seu site. Existem muitas disponíveis, como o Google Analytics, o Semrush e o Ahrefs, elas te ajudam a conseguir insights valiosos sobre seu público, conteúdo e muito mais!
  • Verifique a presença de erros: sim, você precisa verificar constantemente se o seu site tem erros, como links quebrados, páginas em branco ou problemas de carregamento de imagens. Neste sentido, você pode utilizar o Google Search Console ou o Screaming Frog para identificar esses problemas e corrigi-los imediatamente.
  • Fique de olho nas atualizações do algoritmo: o Google faz questão de atualizar seu algoritmo sempre que possível para melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa. Nessas atualizações acabam surgindo novas práticas recomendadas e muitos outros detalhes que fazem toda a diferença para um site e seus usuários. Por isso, é importante acompanhar essas atualizações para ajustar a sua estratégia de SEO. 
  • Não faça nada antiético: a melhor maneira de evitar as penalizações é evitando as práticas em que são consideradas antiéticas como, excesso de palavras-chave, uso de links de baixa qualidade e a duplicação de conteúdo, por exemplo. 

Se você seguir tudo isso, as chances de sucesso são muito altas! 

Técnicas avançadas de SEO para você chegar no topo

Estamos chegando no final deste conteúdo sobre como fazer SEO e é claro que trouxe algumas técnicas (dicas) extras para você conquistar a posição número 1 no nosso buscador preferido: o Google!

Antes de seguir, lembre-se que os resultados não aparecem de um dia para o outro, certo? O trabalho de SEO é realizado aos poucos e, por isso, é considerado um investimento de médio prazo. Mas nem por isso deve deixar de ser realizado! Ele é essencial e vai trazer resultados muito positivos para o seu negócio, como por exemplo, te ajudar a diminuir os gastos com mídia paga, trazer leads mais qualificados, aumentar a audiência do seu site de forma orgânica e muito mais. Agora sim, vamos às técnicas que você vai utilizar!

Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é uma técnica super importante quando falamos em SEO. Ela, basicamente, consiste em identificar as palavras e frases que os usuários mais utilizam para realizar suas buscas na internet. 

Por esse motivo, você deve escolher palavras-chave que sejam relevantes para o seu negócio, mas que estejam relacionadas com o conteúdo do seu site e as buscas do seu público-alvo. 

Para isso, considere a relevância do termo, a concorrência em torno dele e o volume de busca. Além disso, é necessário que você escolha palavras-chave específicas e de nicho, para conseguir aumentar as chances de indexar na primeira posição nos mecanismos de busca. 

Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

Análise seus concorrentes 

A análise dos concorrentes é uma técnica onde você irá monitorar o desempenho dos sites de empresas concorrentes e, com isso, identificar quais as estratégias estão sendo utilizadas para alcançar melhores posições. 

Com essa análise, por exemplo, é possível identificar as oportunidades e falhas no seu próprio site, bem como encontrar novas palavras-chave que façam sentido para o seu conteúdo.

Ah, é importante ressaltar que essa análise é para servir de inspiração! Então, nada de copiar o site do seu concorrente, ok?!

Faça bom uso dos Rich Snippets

Talvez você não tenha ouvido falar sobre eles, mas os Rich Snippets são recursos visuais adicionais que aparecem nos resultados dos mecanismos de busca, com informações extras sobre o conteúdo da página.

Eles podem incluir imagens, estrelas de avaliação, preços e horários de funcionamento, como aqueles que aparecem no Google Meu Negócio, por exemplo.  

O uso correto de Rich Snippets pode aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de busca, além de atrair mais tráfego e cliques. Mas fique atento! Para utilizá-los é importante que você adicione o código HTML adequado às suas páginas. Mas não se preocupe, existem algumas ferramentas que podem te ajudar como Schema.org e Google Structured Data Markup Helper

Seja acessível, pense na otimização de voz

Com o crescimento e popularização das assistentes virtuais, como a Siri e a Alexa, é importante que você considere a otimização de voz para melhorar a acessibilidade do seu site. Aliás, você sabia que a maioria dos brasileiros atualmente utilizam os assistentes virtuais de voz em suas buscas?

Isso mesmo! Nos últimos dois anos o aumento foi de 87% para 91%, segundo um estudo realizado pelo Ilumeo Data Science

Sendo assim, investir nesse tipo de técnica vai não apenas tornar seu site mais acessível, mas também aumentar as chances de chegar na primeira posição do Google. Afinal, a otimização de voz consiste em criar conteúdos que respondam às perguntas dos usuários com uma linguagem natural e clara, tornando a experiência de cada um deles ainda melhor. 

Otimize seu site para dispositivos móveis

Por fim, mas não menos importante! Não esqueça de otimizar o seu site para os funcionar nos dispositivos móveis. Ele precisa ser responsivo, otimizado e ter uma boa usabilidade também para os celulares e tablets. 

Principalmente porque é através dos smartphones que a maioria dos usuários irá chegar ao seu site. Portanto, não deixe de investir nessa otimização!

Quer saber mais sobre SEO, performance, branding e muito mais para tornar a sua empresa número 1? 

Tudo o que você precisa saber sobre como fazer SEO.

É só entrar em contato com a gente aqui da Agência Raised! Teremos o maior prazer em te contar como a nossa expertise, técnicas de comunicação 360º e um time engajado podem potencializar os resultados do seu negócio. Vem conversar com a gente!

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