Realizar downloads de aplicativos não são um hábito comum dos consumidores devido a falta de praticidade e as empresas já perceberam isso. Conheça agora, a tecnologia desenvolvida pelo Google para mudar essa realidade.
A memória dos celulares é finita, fazendo com que o público seja cada vez seletivo em relação aos apps que farão download. A cada dia, o número de aplicativos baixados vem caindo. Pesquisas apontam que nos Estados Unidos esse número cai 20% ao ano.
Para reverter esse cenário, foram desenvolvidos os Progressive Web Apps, mas você sabe o que é isso?
Os PWAs são a aposta do Google para dispositivos móveis nos próximos anos. Eles são o conjunto de técnicas para desenvolver aplicações web, e progressivamente, serão adicionadas funcionalidades que antes só eram possíveis nos apps. Resumindo, é a junção de um site e um aplicativo, unindo o melhor das duas coisas.
Suas principais características são: funciona para todos os usuários, independente do navegador escolhido, adéqua-se a qualquer formato de tela, não depende da qualidade da rede, possui interação e navegação como os aplicativos, sempre estará atualizado, é mais seguro de ataques por ser em HTTPS, pode ser facilmente encontrado pelos buscadores, possui recursos de engajamento e pode ser instalado sem complexidade, mesmo possuindo uma URL.
Se antes somente aplicativos nativos possuíam push notifications, funcionalidades offline, geolocalização, e ícone na home do celular, agora é possível ter todos esses itens usando uma aplicação totalmente na web. Os desenvolvedores estão esperançosos por essa nova tecnologia, acreditando que é um caminho importante a ser traçado.
Um dos principais benefícios que isso trará é a diminuição da perda de usuários devido ao processo de buscar o app, instalar, abrir, se cadastrar, interagir e compartilhar. Pesquisas apontam que, em cada uma dessas fases, é comum existir uma perda de 20% de usuários. Isso não irá acontecer na web, pois bastará acessar o link e experimentar a novidade.
Os PWAs trarão economia para as empresas, que investem em aplicativos nativos e que muitas das vezes, não trazem o resultado desejado.
Ainda é cedo para falar sobre o sucesso das PWAs. Apesar de cases de sucesso, são poucas as empresas que usam essa nova tecnologia.
Gostou dessa matéria? Leia mais:
E claro, não deixe de entrar em contato conosco