Tudo o que você precisa saber sobre growth marketing para elevar a sua marca

Sendo mais do que uma técnica, o growth marketing é uma mentalidade que exige que os profissionais de marketing estejam sempre em busca de novas oportunidades para impulsionar o crescimento das empresas!

Sendo assim, se você é um empreendedor, um profissional de marketing em busca de potencializar os resultados da empresa ou uma pessoa curiosa como eu, este conteúdo definitivamente será esclarecedor e tornará a sua vivência “marketeira” ainda mais rica!

Mas antes de começarmos, você já conferiu os nossos novos conteúdos para se manter atualizado sobre como fazer SEO enquanto fica por dentro de como anúncios publicitários podem impulsionar o seu negócio? Isso definitivamente vai te ajudar!

Mas afinal, o que é growth marketing?

De forma bem resumida, o growth marketing é uma abordagem dentro do marketing que tem como foco a expansão rápida e escalável dos negócios, usando uma variedade de táticas e estratégias. 

Sendo assim, o objetivo principal de quem adere ao growth marketing é o rápido crescimento por meio do uso de métricas e experimentação para determinar quais estratégias e táticas funcionam melhor. 

Ao contrário do marketing tradicional, que muitas vezes se concentra em estratégias de longo prazo, essa é uma abordagem orientada a resultados. Mas como isso funciona?

Bem, imagine que você tem uma fogueira. A quantidade de fogo em uma fogueira irá depender da quantidade de lenha que você depositar para que o fogo possa queimar. Quanto mais lenha, maior é a chama e mais quente é o fogo.

Dessa forma, uma das principais diferenças entre o marketing tradicional e o growth marketing é o foco em análise e métricas. Se concentrando em resultados mensuráveis, testando diferentes estratégias e táticas para encontrar as que geram o maior impacto. 

Por isso é importante ter em mente um planejamento estratégico para saber quais frentes necessitam de um maior investimento! Aqui na Raised nós temos um time para cuidar disso para você!

“Mas afinal, por que eu deveria escolher o growth marketing como estratégia?” A seguir, separei algumas das vantagens que a performance gera para a sua marca e, na minha opinião, eu não perderia muito tempo!

Growth marketing: conheça 10 vantagens do uso da estratégia para seus negócios

O crescimento de forma sustentável e escalável já parece vantajoso por si só, mas o que mais esta estratégia reserva para as marcas que investem em sua experimentação constante, otimização e uso de dados para orientar suas ações? Confira a seguir!

Foco na obtenção de resultados

O growth marketing concentra-se em metas e resultados tangíveis, como aumentar o número de leads, conversões ou receitas. Isso torna as estratégias mais direcionadas e ajuda a mensurar o impacto real das ações de marketing.

Crescimento escalável

Ao testar e otimizar continuamente as táticas de marketing, a técnica permite que você identifique as abordagens mais eficazes e as expanda.

Baixo custo de aquisição de clientes (CAC)

Por meio da análise de dados e da segmentação de audiência, se pode direcionar as campanhas para o público mais relevante e aumentar a eficiência dos investimentos em marketing, reduzindo o CAC.

Maior retenção de clientes

Com um foco no entendimento do comportamento do cliente e de suas necessidades, essa técnica pode ajudar a desenvolver estratégias de retenção, melhorando a lealdade e a satisfação dos clientes.

Experiências personalizadas

Utilizando dados sobre os clientes, é possível personalizar campanhas e interações, oferecendo uma experiência mais relevante e envolvente, o que aumenta as chances de conversão.

Agilidade e adaptação rápida

A cultura de experimentação e testes constantes do growth marketing permite que a empresa se adapte rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, garantindo uma vantagem competitiva.

Maior compreensão do público-alvo 

Por meio da análise de dados, é possível obter insights valiosos sobre o comportamento do público-alvo, seus interesses e desafios, possibilitando a criação de campanhas mais direcionadas e eficazes.

Uso eficiente dos recursos

Ao direcionar os esforços para as estratégias mais eficazes, evita o desperdício de recursos em iniciativas menos produtivas, otimizando o retorno sobre o investimento.

Melhoria contínua

Com base nos resultados dos testes e experimentos, o growth marketing possibilita uma melhoria constante das estratégias, refinando as abordagens para obter melhores resultados ao longo do tempo.

Inovação e criatividade

A cultura de experimentação e o foco em resultados incentivam a busca por soluções inovadoras e criativas, tornando o marketing mais impactante e eficiente.

Essas vantagens podem fazer do growth marketing uma abordagem poderosa para impulsionar o crescimento dos negócios em um ambiente competitivo e em constante mudança. 

No entanto, é essencial que a estratégia seja implementada por profissionais capacitados e que haja uma cultura organizacional propícia para a experimentação e aprendizado contínuos.

Entendendo o growth marketing por partes

Como já dissemos anteriormente, o growth marketing é uma técnica de marketing que se concentra em impulsionar o crescimento acelerado e sustentável de uma empresa, por meio da aplicação de táticas e estratégias de marketing orientadas por dados e experimentação constante. 

Em vez de simplesmente tentar vender um produto, essa é uma abordagem que se concentra em atrair, ativar e manter clientes. Aqui estão os principais pontos a se ter em mente: analisar e planejar, aquisição de clientes, ativação de clientes, retenção de clientes e referência de clientes. 

Análise e planejamento 

Antes de começar qualquer campanha de marketing, você precisa entender quem é seu público-alvo, o que eles precisam e como você pode atender às suas necessidades. Isso envolve pesquisa de mercado, análise de concorrência e análise de dados do cliente. 

Ao fazer isso, você poderá criar uma estratégia de marketing que seja relevante para o seu público-alvo. 

Aquisição de clientes

Após entender seu público-alvo, é hora de começar a atrair novos clientes para a sua empresa. Isso pode ser feito por meio de estratégias de SEO, mídia ADS, automação de marketing e marketing de conteúdo.

O objetivo aqui é obter o maior número possível de leads qualificados. 

Ativação de clientes

Nesse processo de ativação de clientes, o papel do time comercial é fundamental. Isso porque, é esse time que vai estabelecer a ponte principal entre o cliente e a sua marca. 

E depois desse contato é que o marketing entra, nutrindo a jornada do cliente junto a empresa e garantindo bons materiais que futuramente poderão ser utilizados pelo time comercial.

Após obter leads qualificados, é hora de ativá-los e converter esses leads em clientes pagantes, oferecendo um ótimo produto ou serviço, fornecendo excelente suporte ao cliente ou oferecendo incentivos para que eles façam a compra. 

Retenção de clientes

Para reter clientes é fundamental ter algumas estratégias de marketing e comunicação em mente. Utilize, por exemplo, dados para mensagens relevantes, implemente campanhas omnchannel para uma presença consistente, crie programas de fidelidade com recompensas exclusivas e promova o engajamento através de reuniões, mídias sociais e ofertas especiais. 

Essas práticas contribuem para uma conexão duradoura, incentivando a fidelidade e a satisfação do cliente.

Uma vez que você conquistou os clientes, o próximo passo é garantir que eles continuem com a sua empresa. Isso pode ser feito fornecendo excelente atendimento ao cliente, personalização do produto ou serviço, recompensas de fidelidade e ofertas exclusivas. 

Para isso é importante que a comunicação não tenha ruídos, para que o comercial e o marketing atuem em harmonia. Dessa forma, fica mais simples manter a atenção dos seus clientes no seu negócio.

Ser uma referência

Para ser uma referência no mercado, especialmente quando falamos de empresas B2B, o processo de branding é fundamental, afinal a ideia de fornecer o melhor tem que ocorrer de dentro, para fora. Dessa forma, ações de endomarketing podem facilitar e muito essa escalada.

E então, juntamos isso a uma produção de conteúdo bem estruturada e constante e um mecanismo de comunicação 360º que abrange áreas desde campanhas de posicionamento da marca por meio de anúncios, para fortalecimento da presença e reputação da empresa no mercado, até o posicionamento da marca por meio de anúncios, e-mail marketing e campanhas para consolidar o negócio como além de uma marca: uma identificação.

Cada uma dessas etapas é crucial para o crescimento da sua empresa. Ao usar essas técnicas em conjunto, você poderá aumentar sua base de clientes existentes e conquistar novos negócios.

Métricas importantes para o Growth Marketing

Para que sua estratégia de Growth Marketing seja eficaz, é importante determinar quais métricas precisam ser monitoradas e melhoradas constantemente. Aqui estão algumas das métricas mais importantes a se considerar: 

Taxa de conversão

Percentual de visitantes de uma página que realizam uma ação desejada, como fazer uma compra ou preencher um formulário. É importante monitorar a taxa de conversão para determinar quais áreas do seu site precisam de melhorias. 

Custo de aquisição de cliente (CAC)

Se refere ao custo médio de adquirir um novo cliente. Idealmente, este custo deve ser menor do que o valor que cada novo cliente trará para o seu negócio. 

Valor do tempo de vida do cliente (LTV)

O valor total que cada cliente trará para o seu negócio durante todo o tempo em que permanecer como um cliente fiel. É importante maximizar o valor do tempo de vida do cliente, focando na retenção dos clientes existentes e incentivando a repetição de compras. 

Net Promotor Score (NPS) 

É uma medida do quão dispostos estão os seus clientes a recomendarem sua marca para outros. Um alto NPS é um indicador de um negócio saudável e pode levar a um aumento do boca a boca. 

Taxa de retenção de clientes

Número de clientes que continuam a fazer negócios com o seu negócio ao longo do tempo. É importante manter uma alta taxa de retenção de clientes para manter o seu negócio saudável e em crescimento. 

Monitorar estas métricas e otimizá-las constantemente é fundamenta. Por isso é importante ter uma estratégia sólida, para aprimorar essas métricas pode levar a um aumento significativo nos lucros e sucesso geral de um negócio.

Estratégias eficazes de growth marketing para você se inspirar

Alerta! Não é uma receita de bolo. 

Quando o assunto é a melhor estratégia para o seu negócio, é necessário avaliar cada caso de forma individual para saber o que aplicar, como e com que constância. Por esse motivo contar com uma equipe para cuidar do marketing de sua empresa faz toda a diferença!

Mas antes disso, que tal ficar por dentro de algumas das estratégias de growth marketing que, aqui na Raised, funcionam muito bem? 

O Growth Marketing envolve diferentes estratégias para o crescimento da marca, entre as quais as táticas de marketing de conteúdo, automação de marketing, marketing de mídia social, marketing viral e marketing de influência têm se mostrado as mais eficazes. 

SEO: responsável pela etapa de otimização de seu site para os motores de busca, criando conteúdo de qualidade, construindo autoridade e melhorando a experiência do usuário. 

As estratégias de SEO são fundamentais para o marketing e o crescimento das empresas. Através delas é possível aumentar a visibilidade online, gerar tráfego qualificado, melhorar as taxas de conversão e reduzir os custos de publicidade. 

Além disso, contribuem para a construção de autoridade e credibilidade, permitem a expansão para novos mercados e oferecem sustentabilidade a longo prazo, impulsionando o crescimento consistente.

Mídia Ads: amplia a visibilidade da marca, tornando-a mais familiar para o público-alvo. Isso não só gera reconhecimento, mas também pode gerar leads qualificados, direcionando o tráfego para páginas específicas onde os visitantes podem fornecer informações de contato em troca de conteúdo relevante.

Sua utilização da mídia como parte da estratégia de growth marketing é essencial para expandir rapidamente sua marca e impulsionar o crescimento quando usada de forma direcionada, mensurável e adaptável.

Essa estratégia envolve a criação e otimização de anúncios direcionados em plataformas relevantes, com foco em metas claras e ajustes constantes com base nos dados e desempenho. Anúncios bem planejados têm o poder de gerar leads qualificados. Ao oferecer ofertas atraentes, como eBooks ou descontos, os anúncios incentivam os consumidores a compartilhar suas informações de contato, construindo uma base valiosa de leads.

Dessa forma eles agem impulsionando diretamente as vendas, seja por meio de promoções, anúncios de produtos ou estratégias de remarketing, motivando os consumidores a agir imediatamente, aumentando as conversões.

Automação de marketing: contribui para a nutrição de leads, direcionando conteúdo personalizado com base no comportamento e estágio do cliente. Ao analisar o desempenho das campanhas, a automação capacita as equipes a tomar decisões informadas e ajustar estratégias com base em dados concretos.

Através da automação, a aquisição de clientes torna-se mais eficaz, mas este não é o único benefício. A retenção de clientes também é aprimorada, fortalecendo relacionamentos por meio de comunicações personalizadas. 

Marketing de conteúdo: inclui a criação de conteúdo específico para diferentes plataformas de redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras, com o intuito de ampliar a sua exposição e aumentar o envolvimento do público com a marca. 

Os seguidores se tornam defensores da marca e compartilham o conteúdo com outras pessoas, gerando um efeito viral.

Ainda no marketing de conteúdo, é possível encontrar o marketing viral, uma estratégia que requer criatividade e originalidade na hora de desenvolver campanhas que gerem grande engajamento com o público. 

Nele a ideia principal é que o conteúdo se torne viral, ou seja, que seja compartilhado por muitas pessoas em um curto período, aumentando a exposição da marca e gerando buzz nas redes sociais. 

Além disso, o marketing de influência também é parte complementar. Ele tem sido uma tática cada vez mais utilizada pelas empresas para gerar mais vendas e engajamento, por meio dos indivíduos que possuem grande alcance dentro das redes sociais. 

Os influenciadores têm seguidores cativos, que confiam nas suas opiniões e recomendações, e por isso, têm um papel fundamental na hora de aumentar a visibilidade da marca e o seu alcance. 

Cada uma dessas táticas, quando bem utilizadas, podem ser uma grande aliada para a empresa desenvolver uma estratégia de growth marketing eficiente e impulsionar a sua marca.

Ferramentas essenciais para o Growth Marketing

Para o sucesso do growth marketing, algumas ferramentas são essenciais. A seguir você confere algumas das principais ferramentas para análise de métricas e conversões!

  • Google Analytics para monitorar o tráfego do seu site e Google Tag Manager e gerenciar tags. Um dashboard bem elaborado reúne métricas-chave de desempenho, oferecendo uma visão consolidada e em tempo real do panorama digital da empresa. 
  • Semrush para monitorar posições, mapear backlinks, otimizar palavras-chave e manter o projeto de SEO de cada um de nossos clientes atualizado para um melhor rankeamento nas pesquisas!
  • RD Station fundamental para automações  de  e-mail marketing, gerração de relatórios e conversão de cliques.

Com essas ferramentas, é possível avaliar os resultados e fazer ajustes para melhorar o desempenho do crescimento da sua empresa.

Conte com a Raised e potencialize a sua marca!

Lembre-se de que o growth marketing é um processo contínuo e por isso é primordial analisar e ajustar constantemente suas estratégias e táticas para obter os melhores resultados possíveis. 

Pense fora da caixa, experimente novas ideias e nunca pare de aprender e crescer. Estamos animados para ver o crescimento que você alcançará com a implementação do growth marketing! A Agência Raised te ajuda durante esse processo!

Acesse o nosso site e conheça nossos cases de sucesso. Deixe a sua marca com a Raised e invista em growth marketing e outros pilares do marketing! Quer saber mais sobre como podemos fazer isso? Agende já a sua reunião!

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